O quintal de terra para o cachorro pode ser um lugar de conforto e tranquilidade para o dog, mas também pode ser um local de muito desconforto e ameaças. Afinal, é um local aberto e que se não cuidado, oferece riscos.
Que riscos são esses? Quais são os cuidados que devemos ter com o quintal de terra para o cachorro?
Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre o tema. Continue lendo e saiba mais sobre ajustes, manutenções, cuidados e outros detalhes nesse tipo de ambiente.
Cuidado! O quintal de terra para o cachorro pode trazer riscos
Antes de mais nada, é preciso entender que sim: o quintal de terra para o cachorro pode trazer riscos! Riscos, esses, que muitas vezes são difíceis de enxergar a olho nu. Quer um exemplo? Pulgas!
Nós já temos um artigo aqui no site para te ajudar a eliminar as pulgas do quintal de terra, que inclusive é uma ótima sugestão de leitura.
No entanto, há outros detalhes que devem ser considerados na hora de oferecer esse tipo de espaço para o cachorro. O quintal de terra pode ser muito desconfortável, também, em dias quentes, onde o sol fica “fritando” o chão. Os coxins dos cães sofrem muito com isso!
Se o quintal de terra for um espaço para acumular entulhos ou guardar aqueles acúmulos que temos ao longo da vida, os problemas também podem surgir em pouco tempo. Nesse caso, animais peçonhentos podem fazer morada por ali e trazer riscos ao dog.
Mas tudo isso significa que o quintal de terra para o cachorro é uma ideia ruim? Na verdade, não. O quintal de terra para o cachorro pode ser uma boa alternativa, desde que a manutenção esteja em dia e o espaço não se torne hostil para o cão.
Se você tem um quintal de terra, que é onde vai ficar o seu dog, tome alguns cuidados básicos. Manutenções rotineiras já garantem o bem-estar do seu melhor amigo.
Quer saber como manter as coisas em ordem? Então é só continuar lendo!
Como manter o quintal de terra limpo
Manter o quintal de terra sempre limpo é um benefício e tanto para o seu dog. Afinal, ninguém merece ter que viver em um espaço sujo, desorganizado e com cheiro ruim, não é mesmo? Por isso, se você não manter o quintal de terra sempre limpinho, não é o seu dog que o fará – lembre-se disso!
Quer algumas dicas de como colocar a mão na massa e deixar o quintal de terra limpinho? Veja abaixo:
- Mantenha o ambiente úmido.
- Entulhos trazem parasitas.
- Limpe a sujeira com frequência.
- Cuidado com as pulgas.
- Passe uma vassoura sempre que possível.
- Feche poças de água.
Para entender em detalhes, continue lendo!
Mantenha o ambiente úmido
Você sabia que, se você molhar o ambiente de terra, ele tende a ficar menos atrativo para pulgas? Essa é uma ideia interessante especialmente para quem está tendo que lidar com as pulgas no quintal de terra (um problema comum, diga-se de passagem).
Além disso, em dias quentes, manter o ambiente molhado é também uma boa ideia. Afinal, o calor do chão vai ser substituído pelo fresquinho da água e assim o seu dog ficará mais a vontade.
No entanto, cuidado: não adianta molhar o ambiente a ponto de virar uma grande poça d’água, ok? Isso só vai deixar o cão ainda mais desconfortável e sujo, já que ele vai andar pelo quintal e soltar o barro do chão.
Entulhos trazem parasitas
Assim como em qualquer tipo de quintal, seja de terra ou não, uma coisa é certa: os entulhos trazem parasitas! Sim, a quantidade de entulhos que você deposita no quintal é um esconderijo (e uma moradia) impecável para a grande maioria dos parasitas que estão buscando um refúgio.
Se uma barata estiver passando por ali, ela vai se refugiar nos entulhos. Se uma aranha armadeira estiver perdida, os entulhos serão uma boa casa. Até mesmo cobras, morcegos e outros animais podem se esconder nos entulhos.
Além de deixar o ambiente perigoso e desconfortável para o dog, ele vai ficar perigoso e desconfortável também para você.
Portanto, se você tem entulhos no quintal, comece hoje mesmo a pensar em uma estratégia para se livrar de tudo de maneira consciente e responsável. Nada de jogar entulhos em terrenos baldios ou rios, ok?
Limpe a sujeira com frequência
O quintal de terra para o cachorro, muitas vezes, se torna o banheiro do dog. Especialmente se ele não tem uma rotina de passeios ou de banheiro. Inclusive, veja mais sobre o assunto: Como ensinar xixi e cocô no lugar certo?
Uma dica de ouro para quem tem cachorro em quintal de terra, é: faça a limpeza com frequência. A sujeira do cão (xixi e cocô), podem trazer muitos problemas no curto prazo, como a atração de insetos e parasitas.
Além disso, ter um quintal de terra todo sujo não é a melhor maneira de se sentir confortável dentro da própria casa, não é mesmo? O próprio cão não gosta do cheiro de suas necessidades e pode criar ansiedade e estresse por causa disso.
Cuidado com as pulgas
Pulgas e quintal de terra: aqui está a combinação perfeita de uma relação duradoura! Sim, as pulgas adoram um quintal de terra para infestar, especialmente se os cuidados mencionados até aqui não forem cumpridos.
Acabar com as pulgas, depois que elas já infestaram um local, pode ser um desafio e tanto. Afinal, elas são pequenas, se movem rápido e se camuflam muito bem. Encontrar o foco pode ser bem difícil.
Nos quintais de terra elas terão um espaço enorme a sua disposição.
Como tratar? Use produtos caseiros como vinagre, remédios para pulgas, entre outras coisas.
Nós temos um artigo bem legal para te ajudar: Remédio para pulgas no ambiente.
Passe uma vassoura sempre que possível
O quintal de terra pode acumular bastante pó e sujeira. Para melhorar essa situação (ou nem deixar que ela aconteça), passe sempre uma vassoura. Se você tiver uma vassoura de cipó, será ainda melhor, pois ela é dura e varre melhor o chão duro.
Se o quintal de terra estiver muito seco, umedeça ele com água. Mas só o suficiente para que a poeira não levante na hora de varrer. Afinal, varrer um quintal de terra seca pode criar uma cortina de poeira e tanto!
Quintal de terra para o cachorro – Feche poças de água
Quando chove, o quintal de terra abriga poças de água? Se isso ocorre, você deve trabalhar para evitar. Como? Fechando as poças com terra semelhante a que está no quintal.
Ao fechar as poças de água você evita que mosquitos e outros insetos se aproveitem do local. Além disso, você evita que o cão beba água suja, o que pode fazê-lo passar mal!
Problemas que o quintal de terra sujo pode trazer
Como você viu até aqui, um quintal de terra para o cachorro pode trazer muitos problemas relacionados saúde. Isto é, não se trata apenas de uma questão estética, de manter o espaço bonito.
Mas sim, é uma questão de saúde e bem-estar para tutor e cão.
Veja alguns problemas que o quintal sujo pode trazer para a vida do tutor e também do cachorro:
- Pulgas.
- Parvovirose.
- Animais com peçonha.
- Insetos dentro de casa.
Quintal de terra para o cachorro – Pulgas
Antes de dar um remédio antipulgas, é preciso trabalhar para evitá-las, não é mesmo? Afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar.
A limpeza do quintal de terra, portanto, ajuda a manter as pulgas longe. Ou mesmo ajuda a encontrá-las rapidamente antes da infestação geral acontecer.
Parvovirose
Você sabia que o vírus da parvovirose pode estar também no quintal de terra? Nós já temos um artigo aqui no site para te ajudar a entender mais sobre o tema: Parvovirose em cães.
Para eliminar a parvovirose no quintal de terra, experimente jogar água sanitária no chão. Não precisamos nem dizer que o seu cão deve ser retirado do local, não é mesmo?
Quintal de terra para o cachorro – Animais com peçonha
Os animais com peçonha se sentem convidados a frequentar um quintal de terra sujo, com entulhos ou outros tipos de sujeira. Afinal, são locais escondidos, camuflados, quentinhos e que podem servir de casa!
Por isso, mantenha o quintal de terra para o cachorro sempre limpo, com as dicas que você aprendeu neste artigo!
Insetos dentro de casa
E por fim, não há como negar que o tutor também sofre caso mantenha o seu quintal de terra sujo. Nesse caso, insetos vão entrar dentro de casa (inclusive os animais com peçonha) e outros problemas relacionados a isso.
Cuide do seu dog mantendo o espaço de convívio dele sempre confortável e limpinho. Não importa se é um quintal de terra, de concreto, dentro de casa ou em um gramadão. Limpeza e organização devem fazer parte da rotina de cuidados.
O post Quintal de terra para o cachorro: Cuidados que você precisa ter! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.