Encontramos comida para cão nas mais diversas formas. A mais comum é a mistura seca. Os cereais são a base deste alimento, que também inclui carme e outros ingredientes.
E mais barata que os outros tipos, pode guardar-se durante muito tempo e a maioria dos cães come-a sem problemas. Este tipo de comida ajuda-o ainda a manter os dentes limpos, graças à mastigação.
A comida enlatada é à base de carne, podendo conter outros ingredientes ou não. Todos os cães gostam desta comida - especialmente pela sua percentagem de carne e por ser tão suculenta - e é irresistível mesmo para os cães mais esquisitos. É uma comida muito húmida, por vezes com mais de oitenta por cento de água. Também é mais cara que a comida seca, se compararmos o nível nutritivo. Além disso, uma dieta de comida enlatada pode contribuir para que os dentes do cão fiquem cheios de tártaro.
A comida mista tem mais humidade que a comida seca e menos percentagem de água que a enlatada. Mas devido ao seu elevado teor de açúcar e sal, não é uma boa escolha. Opte por uma dieta combinada de comida seca e uma pequena quantidade de comida enlatada, para variar um pouco. Não o leva à falência e o seu cão fica satisfeito.
Quando, onde e em que quantidade?
A maioria dos cachorrinhos deve ser alimentada duas vezes por dia, de manhã e à noite. Quando o cão tiver entre seis e sete meses de idade, pode começar a preferir comer a uma certa altura do dia; quando assim for, pode aumentar a quantidade de comida nessa altura, e diminuí-la à outra refeição. A maioria dos cães adultos comem uma refeição mais reforçada uma vez por dia (de manhã, por exemplo) e uma mais leve à noite. Não lhe dê comida só uma vez por dia, porque um cão esfomeado é capaz de roubar comida da cozinha ou de assaltar os caixotes do lixo. A maioria dos veterinários também aconselha duas refeições diárias.
Dê de comer ao seu cão num sítio calmo onde ninguém o incomode. Não o faça na cozinha enquanto prepara a refeição familiar, porque há muita agitação. Se ele sentir que a sua comida está ameaçada, põe-se de guarda, a rosnar e pode até morder. Há cães que se distraem com toda a actividade e não comem como deviam. Dê-lhe de comer quando estiver tudo calmo, para que ele se mantenha mais sossegado.
A quantidade depende de muito da idade, tamanho, raça e nível de actividade do seu cão. Cachorrinhos jovens, em crescimento precisam de mais comida que cão adultos de tamanho médio. Por outro lado, um Yokshire Terrier, pequeno, rápido e muito enérgico é capaz de precisar proporcionalmente) de mais comida do que um Grand Danois, uma raça enorme, mas calma e pachorrenta. As comidas para ter indicações, no rótulo, quanto ao doseamento correcto. Siga as instruções e a e pouco, de acordo com as necessidades do seu cão. Se ele começar a engordar, diminua a quantidade. Se começar a perder peso (quando não o devia), aumente as quantidades. Esteja atento ao seu cão e acerte a quantidade de comida de acordo com a sua saúde, peso, e nível de actividade. O seu veterinário pode dar-lhe uma ajuda valiosa nesta área.