Esta modalidade que compõe-se de um conjunto de exercícios que vão desde a obediência base (C08) até à execução de exercícios complexos, nas classes mais avançadas (Elite), pode ser praticada por cães de qualquer raça e idade.
O regulamento actualmente utilizado em Portugal está dividido em 4 classes. A
classe de introdução é destinada a testar a obediência básica que um determinado cão possui, sendo os exercícios aproximados a situações da vida real.
A passagem desta classe dá direito a obtenção de um Certificado de Obediência Básica (COB).
Exercícios de Cob
Apresentação do cão; Junto com trela; Junto sem trela; Recusa de Alimento; Ficar deitado; Junto com interrupção (deitar + chamada); Posições 3m distância; Busca do objecto; Comportamento geral.
As duas classes seguintes (2 e 3) já são classes essencialmente competitivas sendo a partir destas classes testada em cada exercício a perfeição da sua execução.
Exercícios da Classe III
Ficar deitado 4 minutos; Junto em liberdade; Deitar durante a marcha; Chamada interrompida com de pé e deitado; Mandar em frente com deitar e chamada em andamento; Saltar sobre o muro e voltar ao dono; Busca directa de apport metálico; Discriminação olfactiva; Posições a 10 metros; Impressão de conjunto.
A classe mais elevada (Elite) corresponde à classe de competição de nível internacional existindo neste momento em Portugal alguns conjuntos nesta classe.
Exercícios da Classe Elite
Sentado em grupo 2 minutos; Deitado em grupo 2 min, com distracções; Junto em liberdade;
De pé, sentar e deitar em andamento; Chamada com de pé e deitar; Enviar em frente com direcções, deitar e chamada; Busca com direcções; Busca de um objecto metálico
com salto sobre uma vedação; Discriminação de cheiro; Controlo à distância.