Regra geral, alimente o seu cão com comida para cães. Tudo o que lhe acrescentar à dieta pode perturmar o seu equilíbrio nutricional. Por exemplo, se a comida tem o teor adequado de cálcio e lhe adiciona um alimento rico em fósforo, pode prejudicar a absorção de cálcio no organismo do cão. Isto pode causar problemas vários: raquitismo, crescimento lento ou deficiente e dificuldade na cicatrização das feridas.
Dar da nossa comida ao cão, especialmente se o fizermos durante as nossas refeições, pode levar a problemas comportamentais -o cão aprende a
pedinchar e até a roubar comida. Nunca o deixe andar por debaixo da mesa durante as refeições e proíba as crianças de lhe dar comida às escondidas. Algo que começa com olhares suplicantes pode rapidamente tornar -se uma verdadeira pilhagem!
No entanto, por vezes, a nossa comida também dá jeitó. Se precisar de dar medicamentos ao cão, é fácil esconder um comprimido num pedaço
de queijo ou salsicha. Por isso, sirva-se da nossa comida só nessas ocasiões, e assegure-se de que usa pouca quantidade para não desequilibrar a dieta do cão.
Alguma da nossa comida é adequada para o cão e pode ser usada como suplemento. Por exemplo, o iogurte é recomendado a cães que foram tratados com antibióticos, porque estes, ao mesmo tempo que destroem as bactérias da doença, destroem também a cultura bacteriana dos intestinos do cão. O iogurte, com lactobacilos activos, ajuda a recuperar as bactérias essenciais ao metabolismo do animal.
Guloseimas para o seu cão
Aquilo que se aplica à nossa comida, aplica-se igualmente à do seu cão. As guloseimas sào um extra e podem prejudicar-lhe o equiliôrio alimentar. Para além disso, muitas guloseimas comerciais costumam ter um elevado teor de açúcar e sal, tornando-se pouco recomendáveis. Guloseimas a mais podem tomar um cão obeso!
Por vezes, as guloseimas dão muito jeito, em especial durante o período de treino. Uma guloseima é urna motivação excelente! Para estas ocasiões, procure as melhores do ponto de vista nutritivo. Devem ter pouco teor de açúcar, sal e conservantes artificiais. Escolha as que constituam um bom alimento e reserve-as para momentos especiais e para treinar o seu cão.
Suplementos
Um suplemento é, por definição, tudo aquilo que se adiciona à alimentação do seu cão. Pode ser iogurte, como disse anteriormente, ou comprimidos multivitamínicos e de sais minerais. A maioria das comidas para cães costuma definir-se como "nutritivamente completa", pelo que os suplementos não deveriam ser necessários. Mas, como também já referi, nem todos os produtos sào iguais. Um suplemento administrado com peso e medida -de forma a não interferir no equilíbrio nutricional da alimentação -não prejudicará a saúde do seu cão.
Alguns suplementos importantes:
- Um suplemento multivitamínico e de sais minerais deve incluir todas as vitaminas e minerais, incluindo cálcio e zinco.
- O iogurte combate a indigestão e a flatulência, sendo também rico em aminoácidos.
- A levedura de cerveja, que combate as pulgas (embora não sendo a melhor escolha para resolver o problema), é também muito nutritiva.
- O caldo de galinha, muito nutritivo, torna a comida seca mais apetitosa para o cão.