As hormonas - os mensageiros químicos do corpo - são responsáveis pela gestão e manutenção das funções do corpo do cão em resposta a alterações internas e externas. A maior parte das hormonas é produzida pelas principais glândulas endócrinas: pituitária (ou hipófise), tiróide, paratiróide, e supra-renais, os ovários ou testículos e o pâncreas. As hormonas produzidas por estas glândulas são descarregadas na corrente sanguínea e actuam noutras partes do corpo. O sistema endócrino é controlado pela glândula pituitária – uma glândula "principal" situada na base do cérebro. Esta, por sua vez, está sob o controlo de uma parte do corpo produ tora de químicos chamada hipotálamo.
Feedback hormonal
Os níveis hormonais são mantidos e ajustados pelo "feedback negativo". Este actua de forma semelhante à de um termóstato e um sistema de caldeira de aquecimento: o termóstato gere a temperatura do ar; se a temperatura desce abaixo de certo ponto, o termóstato liga a caldeira. Quando a temperatura sobe acima de certo ponto, o termóstato desliga a caldeira.
No sistema endócrino, uma imagem, um som ou um odor podem estimular a produção de uma hormona pela glândula pituitária actualmente também conhecida por hipófise. Esta hormona viaja pela corrente sanguínea até outras glândulas, estimulando-as a produzir certo número de novas hormonas que actuam nos órgãos e nos músculos para fornecer uma resposta. As novas hormonas também viajam na corrente sanguínea até à pituitária e diminuem a produção da hormona estimulante original. Esta forma de controlo recíproco ocorre constantemente para gerir e controlar as reacções do corpo.
Glândula pituitária (hipófise)
A glândula pituitária produz uma variedade de hormonas que controlam diversas glândulas endócrinas e influenciam uma variedade de processos fisiológicos no corpo. As hormonas produzidas pela pituitária estimulam as glândulas supra-renal e tiróide e regulam o crescimento, a produção de óvulos e esperma, a criação de hormonas sexuais, a produção de pigmentos da pele, a concentração de urina, as contracções uterinas e a libertação de leite.
Secreções supra-renais
A parte central das glândulas supra-renais a medula supra-renal- está primeiramente sob o controlo do sistema nervoso. Quando um cão está nervoso ou sexualmente excitado, a medula produz adrenalina.
Sabia que...
- O comportamento canino é largamente influenciado pelas reacções hormonais do corpo. Estas reacções não são apenas genéticas, mas também devidas a experiências e treino.
- O normal instinto de "presa e defesa" de uma cadela é suprimido durante a lactação, assegurando que os cachorrinhos não correm perigo. As mesmas hormonas que estimulam a produção de leite ajudam a acalmá-la.
- As brincadeiras dos cachorros, além de exercitarem e melhorarem o equilíbrio, permitem também que os jovens desenvolvam maior controlo das reacções das suas glândulas emocionais.
- O treino pode ensinar os cães a ultrapassar os seus instintos hormonais naturais.
Autor
Autor:
Toda a Informação aqui contida foi retirada do "Manual Completo CÃO" do Dr. Bruce Fogle.