Princesa Sophia é uma cadela que não tinha motivos para confiar em nenhum ser humano, pois aqueles que ela mais confiava e amava acabaram lhe abandonando no meio do nada, em uma área rural com casas desmoronando ao sudoeste de Miami.
Infelizmente a Princesa Sophia não é o único animal a viver sozinho na região. Existem outras dezenas de cães que circulam por lá, a maioria deles abandonados pelos seus antigos tutores.
Felizmente, algumas pessoas estavam pensando nesses cães. Os membros da organização Redland Rock Pit Abandoned Dogs Project têm sido essenciais para manter esses animais vivos. Eles chegam a alimentar até 100 cachorros por dia e trabalham na busca de novos lares para eles.
“Os filhotes, os cães pequenos e os cães bonitos – todos os adotáveis - vão rápido, as equipes de resgate os levam, mas os cachorros grandes são quase impossíveis de tirar de lá. O que fazemos é alimentá-los e, se encontrarmos auxílio, iremos a essa área e os recolheremos”, explica Jessie Pena, vice-presidente do grupo Redland Rock Pit Abandoned Dogs Project.
Princesa Sophia é um dos cães grandes, dos que entram para a lista de não tão fáceis de encontrar um lar.
Os membros do grupo começaram a prestar mais atenção na cadela quando ela começou a engordar e ficar muito redonda. Na verdade, ela estava prenhe. Porém, por não confiar muito nas pessoas, ela simplesmente desapareceu da área para cuidar de seus filhotes sozinha.
Alguns dias depois, alguém ouviu que ela foi vista com seus filhotes em uma região vizinha. Voluntários foram até lá e começaram a alimentar os cães locais.
“Quando estávamos colocando bandejas, ouvimos os filhotes chorando”, Lembra Jessie. O barulho estava vindo de debaixo de uma casa. Um momento depois, Princesa Sophia apareceu. Os voluntários então puderam observar o local e descobriram que a cadela tinha parido 14 bebês.
A princípio, a Princesa Sophia parecia aliviada ao ver os socorristas. Ela permitiu que Jessie colocasse uma coleira em seu pescoço para mantê-la quieta e calma, enquanto os cachorros foram coletados um de cada vez.
Até que chegou um momento em que, já estressada e cansada, começou a não querer que retirassem mais os filhotes. Segundo Jessie, havia muitas pessoas lá, algumas que a cadela não reconheceu, o que pode ter afetado.
Então, os voluntários esperaram até que Princesa Sophia relaxasse novamente e assim todos os filhotes foram resgatados, incluindo a mamãe.
A família, que estava coberta de pulgas, recebeu todos os cuidados médicos necessários e foi levada para um lar temporário.
A cadela estava apavorada e sem querer sair da caixa de transporte, todos tiveram que ter paciência e esperar para que, lentamente, Princesa Sophia criasse confiança nas pessoas que estavam ao seu redor.
Agora, a família está sendo cuidada no Big Dog Ranch Rescue, onde estão recebendo atenção e carinho. Aos poucos a cadela está tendo mais confiança nos humanos, já seus filhotes terão uma vida bem diferente da dela, que conheceu o lado ruim das pessoas. Os bebês vão crescer recebendo muito amor.
A cadela e os filhotes ficarão lá até todos estarem completamente saudáveis, confiantes e crescerem o suficiente para serem colocados para adoção.