No dia 24 de janeiro, um acidente de trânsito envolvendo um caminhão de carga revelou uma situação preocupante em relação à comercialização de filhotes.
Nesta data, um caminhão de carga tombou em uma rodovia interestadual em Nova York após a motorista, Emily Woodrum, perder o controle do veículo. Porém, o que chamou mesmo atenção da polícia foi o que encontraram dentro do caminhão. A carga do veículo se tratava de 104 filhotes de cachorro.
Os policiais e os operadores de reboque do caminhão fizeram o resgate de todos os pequenos cães. Apenas dois cães apresentavam lesões mais graves, os outros tinham apenas lesões mais leves. Porém, segundo informações, a expectativa é de que todos consigam se recuperar.
Após o resgate, os cães foram levados para as instituições The Finger Lakes SPCA e Bath Veterinary Hospital, onde foram abrigados e receberam cuidados.
De acordo com a The Finger Lakes SPCA, os animais não apresentavam sinais de abuso, porém, pela forma como estavam sendo transportados, a instituição acredita que os cães são provenientes de criadouros ilegais e estavam a caminho de pet shops locais, onde seriam vendidos.
“Nenhum problema de saúde que indicasse uma preocupação com a crueldade animal pôde ser determinado pelos profissionais de medicina veterinária que examinaram os filhotes. Nós não estamos cientes de nenhuma outra lei específica que permitiria a transferência da posse destes filhotes de cachorro para a nossa instituição nem nós fomos dirigidos pela aplicação da lei para reter os animais. Embora nós também odiemos as fábricas de filhotes (criadouros ilegais), não sabemos de meios para confiscar legalmente animais apenas porque há uma forte probabilidade de que um filhote de cachorro tenha vindo desses locais”, publicou o abrigo na internet.
Os animais já foram liberados para voltarem para a empresa que pagou pelos gastos de cuidados e alimentação dos cães durante a sua estadia nos abrigos de Nova York. Porém, 4 filhotes permaneceram no abrigo e provavelmente serão adotados pelo The Finger Lakes SPCA, que está buscando uma isenção de posse.
Fonte: People