Com a chegada do frio forte em várias áreas do nosso país, cresce a preocupação com os animais que vivem abandonados nas ruas. Porém, felizmente, ainda existe muita gente que está disposta a ajudar esses animais.
No Distrito Federal, um grupo de voluntários teve a ideia de produzir casinhas feitas de papelão para distribuir para cães de rua, para que eles consigam se proteger do frio grande que está fazendo por lá.
Na última segunda-feira, dia 10 de julho, cerca de 30 pessoas se reuniram para construir as casinhas. Em cerca de duas horas foram confeccionadas 30 casinhas. Todas elas já foram distribuídas e colocadas em lugares próximos a hospitais, praças e pontos de ônibus de quatro regiões.
O grupo, que ficou conhecido como “Casinha AUmiga” e agora já conta com mais de 200 voluntários, irá realizar mais dois mutirões para a construção de casinhas no próximo final de semana.
De acordo com Juliana Karolynne Rocha, idealizadora do projeto, a ideia surgiu depois de ver várias campanhas para ajudar os seres humanos e nada em relação aos animais.
“Todo mundo pensa no ser humano, né? Mas, nas campanhas de agasalho, eu não tenho visto nada para os animais. Quando eu decidi criar o projeto, não imaginei que tomaria uma proporção tão grande”, contou Juliana, que criou um perfil em uma rede social para divulgar o projeto e rapidamente recebeu o contato de mais de 100 pessoas.
Além das casinhas, o grupo recebe doação de rações para distribuir para cães que vivem nas ruas e próximo aos locais onde as casinhas são colocadas.
Durante a confecção das casinhas, o grupo toma todo um cuidado especial para deixá-las com um acabamento bem feito para que ninguém ache que aquela casinha se trata de lixo e também colocam cobertores lá dentro e um apelo para que a população repeite a casinha e ajude a proteger os animais.
“Às vezes, as pessoas podem ver a caixa de papelão e pensar que é lixo, ou os moradores de rua podem usar pra fazer fogueira e se aquecer. Mas, se a casa for pintada e bem trabalhada, as pessoas não vão mexer. É uma casinha bonita, e até uma criança pode fazer”, explica Ubiratan Coelho, artesão responsável por ensinar os voluntários a produzir as casas de papelão.
Para conhecer mais sobre o projeto “Casinha AUmiga” e saber como fazer doação de materiais para a construção das casinhas (caixas de papelão, cola, tapetes e fita adesiva, além de ração) é só clicar aqui e acessar a página do grupo no Facebook.
Esperamos que pessoas de outras regiões onde as temperaturas estão baixas se inspirem nesse projeto para também ajudar a proteger os animais abandonados do frio.
Fonte: G1