Alergia em cachorro é uma das situações mais difíceis de controlar. Mas, não só de controlar. É também uma situação muito difícil de presenciar. Afinal, o animal pode ter diferentes reações que podem causar pânico e deixar o tutor assustado. Ou seja, o animal poderá espumar pela boca, se retorcer, correr pela casa e latir sem parar, demonstrar situações de um cachorro estressado, etc.
Por isso, no artigo de hoje, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto. Alergia em cachorro é de fato um problema que precisa ser controlado. Mas, somente da forma certa é que o cão terá novamente qualidade de vida e saúde. Por isso, continue lendo e saiba tudo sobre o assunto.
Alergia em cachorro – O que é?
Antes mesmo de começar a entender o que pode ou não provocar alergias nos cães, precisamos entender o que de fato é uma alergia em cachorro. Bom, esta é uma situação que o próprio corpo do animal constrói ao sentir que algo está errado. Embora tenha um agente ativador, é o corpo que faz uma alergia ser severa ou não. Basicamente, o que acontece é uma reação em que o corpo começa a expulsar de todas as maneiras o que está em desacordo com o organismo.
E esta necessidade de expulsar o que está de errado, geralmente é exagerada. E tudo começa a ficar definitivamente desorganizado no organismo, causando diversas reações diferentes. E estas reações geralmente causam também pânico no tutor, que pode não saber o que está acontecendo.
Elementos que podem causar alergias em cães
A alergia em cães é sinal de que o corpo rejeitou alguma coisa. Pode ser uma simples refeição ou pode ser o contato do animal com alguma planta ou substância química e tóxica. Veja alguns dos principais elementos que podem causar alergia em cachorro:
- A poeira é um grande agente tóxico;
- Produtos de limpeza podem causar acidentes alérgicos;
- Plantas e flores de modo geral;
- Picadas de insetos;
É claro que estas não são as únicas situações. Conforme mencionamos anteriormente, a alimentação também pode proporcionar alergias, uma vez que tenha algo que o animal não suporte.
Como descobrir se o cão está com algum tipo de alergia?
Mas, e como podemos descobrir quando o cão de fato está com algum tipo de alergia? Bom, o primeiro fator é desconfiar das atitudes dele. Quando ele apresentar sinais de alergias, geralmente ele vai se coçar muito, ficar impaciente e até mesmo espumar pela boca (o que também pode ser sintoma de envenenamento). Entre outras situações, estão as seguintes:
- Coceiras excessivas em diversas regiões do corpo;
- Tosse;
- Queda de pêlos constante e alternada;
- Olhos lacrimejando e criando remela;
- Inchaços pelo corpinho;
Leia também: Meu cão está envenenado/intoxicado, e agora?
Como tratar corretamente uma alergia canina?
E como fazer para tratar uma alergia canina da forma certa? O primeiro e principal passo é levar o animal imediatamente a um veterinário. Por lá, ele poderá ser devidamente medicado e tratado. Vale lembrar que o tratamento para alergias costuma deixar o cãozinho bem desconfortável e irritado. Então é muito provável que seja um processo difícil.
Assim sendo, cuide do seu cãozinho e boa sorte!
Leia também: Sarna negra em cães: sintomas e tratamento
O post Alergia em Cachorro – O que é? Como descobrir? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.