Informações Gerais
- Nome da raça: Beauce
- País de origem: França
- Peso: 30-45 kg
- Altura (altura na cernelha): machos 65-70 cm, fêmeas 61-68 cm
- Expectativa de vida: 10-13 anos
Beauce ou Pastor de Beauce é uma raça bastante rara em nosso país. O animal é grande, bem equilibrado, atlético, ágil, rápido e resistente.
Historicamente, o Beauce desconfia de estranhos. Assim, para evitar problemas futuros, você precisa educar adequadamente o cão desde a infância. Além disso, a personalidade do pastor francês é de temperamento forte, pois os cães desta raça (geralmente machos) tendem a dominar.
Primeiramente, os interessados em adotar um Beauce precisam saber que ele não é um cão muito adequado para manter em casa e em locais urbanos. Desde já, a razão para isso é o temperamento ativo do cão e a necessidade de atividade física constante.
Mas ele se distingue por um processo de maturidade lento, até os dois ou três anos o cão não é considerado adulto.
Crianças de meia-idade ou mais velhas precisam explicar imediatamente as regras básicas de comportamento para com esse animal.
Ele não tolera pegadinhas por muito tempo, mas sujeito às normas de comunicação amigável, é perfeitamente capaz de se tornar um amigo dedicado e protetor para uma criança.
Sobretudo, é importante treinar o pastor francês. Beauce foi criado para servir e trabalhar, e simplesmente não é humano privar um cão de seu verdadeiro propósito.
Beauce é uma raça indígena, descendente direto do lobo. Mas hoje é considerado um cão de guarda de primeira classe. O Beauce incorpora as melhores características da família canina:
- Força,
- Resistência,
- Lealdade sem fim,
- Companheirismo,
- Disposição para proteger aqueles que amam.
História da raça Pastor de Beauce
Se falamos da origem da raça Beauce, hoje duas hipóteses principais são levantadas.
- Segundo uma delas, o ancestral do pastor francês de pelo liso foi um cão fóssil, cujos restos mortais foram encontrados na serra do Jura.
- De acordo com outra hipótese, o ancestral do Beauce era um lobo. Esta versão é sustentada pela grande semelhança dos animais não apenas na aparência externa, mas também no nível intracelular, possuindo semelhanças genéticas.
A raça Beauce foi formada no território da França moderna praticamente sem qualquer influência externa. Assim, o desenvolvimento evolutivo levou ao surgimento de um cão bastante grande, muito poderoso e resistente, que foi usado com sucesso na caça de grande porte.
Primeiramente, o homem tinha uma necessidade urgente de cães pastores e, no início, a tarefa prioritária desses animais era proteger os rebanhos de lobos e até de ladrões.
As primeiras informações documentais sobre o pastor de Beauce podem ser encontradas no manuscrito, que data de 1578.
Mas muito mais tarde, em 1809, um dos abades católicos escreveu um tratado “Trabalhando na Agricultura”, onde detalhou a questão do uso correto de cães para pastar ovelhas. Assim, o autor descreveu duas variedades de cães: o pastor de pelo comprido Brie e o cão de guarda muito mais poderoso, que pode controlar o lobo sozinho.
Reconhecimento da raça
Meio século depois, em 1863, uma exposição de cães foi realizada em Paris, onde o pastor beauce foi apresentado pela primeira vez ao público. No entanto, a raça recebeu reconhecimento oficial posteriormente, em 1896.
Uma comissão de especialistas respeitados em sua reunião aprovou os primeiros padrões para duas variedades do pastor de Beauce:
- Pelo longos e;
- Pelos lisos.
Berger de Beauce são muito populares em seu país, mas muito menos conhecidas fora de suas fronteiras. Mas nenhum dos “forasteiros” teve participação no trabalho de criação, o que permitiu preservar integralmente todas as qualidades de trabalho desses cães até hoje.
Hoje, o Beauce na França é um excelente cão de trabalho, que é usado com sucesso no exército e no trabalho policial.
Características do Pastor de Beauce
O Beauce é um cão grande com uma construção muscular poderosa. No entanto, muitas vezes é confundido com o Doberman e Rottweiler, ou ainda com o mestiço dessas raças com pastores.
Assim, o crescimento das fêmeas varia de 61 a 68 cm, dos machos – de 65 a 70 cm. O peso corporal varia de 40 a 50 kg, dependendo do sexo do animal.
Cabeça
O tamanho é proporcional ao corpo, o crânio é redondo. O tamanho do crânio e o comprimento do focinho são proporcionais.
Nariz
Lóbulo sempre preto, bem desenvolvido.
Olhos
Inserido profundo, arredondado. A cor é escura. Beauceron sempre tem um olhar calmo.
Orelhas
De inserção alta, se não for cortada – pode ser caída ou semiereta.
Pescoço
Musculoso e longo.
Corpo
O corpo é atlético e bem musculoso. Nem longo nem curto. O peito é bem desenvolvido e alto. O dorso é reto, a garupa ligeiramente inclinada. O lombo é largo.
Rabo
Longo, em forma de sabre.
Pelagem
A pelagem de Beauceron na cabeça é lisa, curta em todo o corpo (não mais do que 3-4 cm), grossa e justa. O subpelo é espesso, fofo, da cor de rato, não deve ser visível através do pelo protetor.
Cores do cão Pastor de Beauce
Existem duas opções de cores tradicionais para a raça Beauce.
- Preto e bronzeado;
- Preto acinzentado.
Personalidade do cão Pastor de Beauce
Beauce é um cão com uma psique equilibrada. Assim, é uma criatura altamente socializada que se dá bem com congêneres e outros animais.
Geneticamente, a presença no caráter de traços como observação e atenção aos detalhes é inerente. O Beauce é inteligente, perspicaz e trabalha muito bem em equipe.
A personalidade se altera pelo desejo de dominar. O desejo de controlar é expresso de forma bastante clara e muitas vezes dirigido não apenas aos outros animais da casa, mas também aos membros da família.
Muitos proprietários brincam que o Beauce, como um verdadeiro cão pastor, considera as pessoas ao seu redor ovelhas indefesas, pelas quais é inteiramente responsável.
A vontade de proteger os fracos é a marca registrada do Pastor de Beauce. É por isso que até crianças pequenas podem ser confiadas a eles com segurança.
O cachorro obedece em tudo
Muitos se surpreendem com o hábito deste cão de morder as pessoas nas pernas. Tal comportamento não representa uma ameaça à saúde humana, mas se deve ao fato de que desta forma os ancestrais distantes dos atuais cães pastores manejavam os rebanhos, apontando-os na direção certa do movimento.
Este gesto não é de forma alguma agressão, mas simplesmente uma manifestação de vigilância e cuidado com os outros.
Além disso, o Beauce aceita sem questionar a autoridade do mestre e o obedece em tudo. Mas não confunda isso com ajuda e servilismo. A separação de longo prazo é muito difícil para esses cães e podem até adoecê-lo.
Sobretudo, a personalidade do Beauce também é fortemente influenciada por seu estilo de vida. Assim, um cão que não tem esforço físico suficiente, a capacidade de jogar fora a energia acumulada, pode se tornar irritado, agressivo ou, ao contrário, indiferente a tudo.
Educação e atividades físicas
A educação de um Beauce começa desde o primeiro dia de sua aparição na casa.
Assim, considerando que o cão cresce muito lentamente (machos – até dois ou três anos de idade, cadelas – um pouco mais rápido), você deve estar preparado para manter as questões da educação e do treinamento do cão sob constante controle durante todo esse tempo.
O processo começa com o fato de que o filhote deve aprender claramente uma série de regras simples. Mas lembre-se de que qualquer forma de violência ou injustiça contra seu cão pode arruinar permanentemente seu relacionamento com o Beauce.
Portanto, é importante que o próprio dono se dedique à criação do filhote.
O Pastor de Beauce não aceita a rotina e a monotonia.
Além disso, os pastores franceses são muito inteligentes. Sendo assim, você pode começar a treiná-los desde cedo. O temperamento do Beauce é tão forte que ele não aceita a rotina e a monotonia.
No iniciar o treinamento, leve em consideração a natureza do seu animal de estimação e lembre-se de que o sucesso só ocorrerá se você estabelecer contato e alcançar um entendimento mútuo completo.
Além disso, treine seu cão sequencialmente, desde comandos simples a comandos mais complexos. Não tente realizar todos os tipos de truques imediatamente. Se surgir alguma dificuldade, é melhor dar um passo para trás do que tentar forçar o animal a executar este ou aquele comando.
É melhor treiná-lo em locais tranquilos, longe da barulhos. Assim, ele não se distrairá mais uma vez e alcançará rapidamente o resultado desejado.
Você precisa recompensar seu cão pelo sucesso com guloseimas.
Assim, tendo conseguido educar e treinar adequadamente o Beauce, você obterá um cão incrível, um amigo dedicado e protetor confiável.
Cuidados com o cão Pastor de Beauce
Os cuidados são basicamente manter uma dieta rica em proteínas, evitando carnes gordurosas, para que o cão possa manter seu peso e seu porte atlético. Deve também dar banho uma vez a cada duas semanas, evitando banhos longos principalmente em lugares frios.
Também deve-se aparar as garras constantemente sempre que achar necessário.
Além disso, sempre é aconselhável que mantenha um bom relacionamento entre o Beauce e todos os membros da família, evitando desgastes desnecessários e estresses. Uma boa relação é o melhor caminho para manter a saúde e o bom humor.