Um cachorro com ciúmes do tutor é algo sempre preocupante. Por mais que isto tenha um aspecto “romântico” para a maioria das pessoas, achando que é fofo o cachorro sentir ciúmes do tutor, saiba que esta é uma situação bastante complexa e que pode facilmente sair do controle, levando o tutor e o cachorro a quadros graves de estresse e ansiedade.
No entanto, nenhum problema pode ser corrigido se não houver um entendimento das motivações daquele problema. Nós precisamos agir para cortar as raizes do problema, não apenas criar movimentos para remediar a situação – pois ela poderá aparecer novamente no futuro. Então, se você quer entender o que fazer quando o cão está com ciúmes do seu tutor e não deixa nenhum outro cão sequer chegar perto, continue a sua leitura.
Cachorro com ciúmes do tutor – Veja os principais motivos para isso acontecer
Um cachorro com ciúmes do tutor é algo bastante comum hoje em dia. Infelizmente, este tipo de sentimento, as vezes, é encarado como algo normal e até bonitinho, quando o tutor apenas ignora e acha que é um ato de amor do seu dog. Por mais que o cão esteja, sim, sentindo ciúmes para proteger “o que é dele”, nós precisamos agir para que a situação saia do controle.
Qualquer excesso em uma relação entre cão e tutor pode facilmente ser maléfica no curto, médio e longo prazo. E por isso, cabe ao tutor conseguir estabelecer limites e treinamentos, de forma que o cachorro possa compreender o que ele pode e o que ele não pode. Quanto antes você fizer isso, melhor. Pois quando o cachorro ainda está na fase de filhote, ele tem menos manias e tende a se moldar a um comportamento mais facilmente.
Para te ajudar, separamos as 5 principais causas de um cachorro com ciúmes do tutor, para que você possa compreender e agir de modo certeiro.
- Acúmulo de energia pode fazer o cão ter descontroles emocionais;
- Falta de um adestramento focado em comportamento emocional;
- Quando você não demonstra que é líder do seu cãozinho;
- Falta de entendimento de comandos básicos de “não”, “deita”, “senta” ou “fica”;
- Ansiedade ou estresse devido a falta de uma rotina estabelecida;
Vamos explicar cada uma das situações acima a partir de agora. Então, continue lendo este artigo para conseguir ajudar o seu cãozinho a ser menos ciumento.
Cachorro com ciúmes do tutor – Acúmulo de energia pode fazer o cão ter descontroles emocionais
O primeiro passo para entender um cachorro com ciúmes do tutor, é verificar o seu acúmulo de energia. Todos os cachorros precisam gastar energia o suficiente para que eles não “descontem” esta energia em situações do dia a dia, como roer móveis e objetos. Além destas atitudes erradas, o cachorro que tem um acúmulo de energia pode também ter vários descontroles emocionais, como ciúmes.
Um cachorro ciumento é uma das piores situações que os tutores podem enfrentar para construir um comportamento mais passivo e equilibrado em seu doguinho. Afinal, quando o cão é ciumento, ele fará absolutamente tudo para se manter perto do seu tutor e evitar que qualquer outra pessoa ou cachorro cheguem perto.
Só que isto é um problema grave, pois desgasta bastante, cria uma ansiedade enorme e também deixa o cachorro muito estressado, liberando níveis de cortisol que podem ocasionar, futuramente, outros problemas físicos.
Cachorro com ciúmes do tutor – Falta de um adestramento focado em comportamento emocional
Outro critério muito importante que deixa um cachorro com ciúmes do tutor, é o fator adestramento. Um cachorro não adestrado é muito mais propenso a cometer atitudes erradas do ponto de vista físico e emocional. Afinal, sem um adestramento correto, o cachorro poderá facilmente perder o controle de várias outras situações que também são importantes para um comportamento adequado e saudável.
Por exemplo, se você não faz o cachorro entender que ele é independente e que ele pode se virar e viver sem a sua presença, diversos quadros de ansiedade aguda podem acometer o animal. E o mesmo acontece para a socialização canina com outros animais: se o cachorro não entender que há, sim, outros cães no mundo, ele poderá se sentir o centro do universo e, assim, sofrer bastante com desconforto na presença de outros pets.
Leia também o nosso artigo sobre como acostumar dois cães juntos.
Cachorro com ciúmes do tutor – Quando você não demonstra que é líder do seu cãozinho
A liderança que o tutor exerce sobre o seu cão é determinante para uma qualidade de vida superior do doguinho, visto que é a partir de uma liderança pacífica que o cachorro poderá entender o que ele pode, o que ele não pode, o que é bom e o que é ruim. O seu cão precisa sentir que você é o líder dele, pois isto é algo instintivo: cães sempre vão seguir um líder em qualquer ocasião. É da natureza deles.
E quando você demonstra para o seu cão que você é líder dele, as chances de ele sentir ciúmes são menores, pois ele sabe que há, ali, uma relação de hierarquia. Então, seja líder do seu cão e ajude ele a ter uma vida mais equilibrada e saudável do ponto de vista físico e mental.
Falta de entendimento de comandos básicos de “não”, “deita”, “senta” ou “fica”
Outro fator que deixa um cachorro com ciúmes do tutor é a falta de entendimentos básicos de alguns comandos de comportamento. Ou seja, se o seu cão ainda não entende o que significa “não”, “senta” ou “fica”, saiba que há bastante dever de casa para ser feito, visto que é a partir do entendimento destes comandos que você consegue, definitivamente, ensinar o animal e impor limites.
Dica importante: sempre que você vai ensinar algum comando ao cão, use técnicas de reforço positivo. Sempre que ele acertar o comportamento depois da sua ordem, ofereça um biscoitinho ou alguma guloseima canina. Assim, o animal vai repetir o processo sempre que necessário.
Ansiedade ou estresse devido a falta de uma rotina estabelecida
E por fim, não podemos deixar de mencionar a importância de estabelecer uma rotina para o cachorro. Sem uma rotina estabelecida, dificilmente o animal vai conseguir entender qual é a posição e função dele no ambiente. Então, quanto antes você conseguir construir uma rotina de passeios, alimentação, sono e brincadeiras, antes o animal terá comportamentos mais assertivos e benéficos para ele mesmo.
Sem rotina, o cachorro se sente estressado e ansioso, pois ele nunca consegue perceber o ambiente, o tutor e “o que vem depois”. Ele sempre ficará esperando alguma coisa, sem saber exatamente o que é esta coisa. E atitudes negativas podem acontecer, como sentir ciúmes.
Cuide do seu dog!
O post Seu cachorro não deixa outro cachorro chegar perto de você? Entenda o motivo disso apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.