É praticamente impossível não se apaixonar por esse cãozinho de perninhas curtas, orelhas gigantes e com um olhar meigo característico da raça Basset Hound. Esse adorável cão tem ganhado bastante popularidade como cão de companhia. Mas Basset Hounds são hiperativos?
Conhecendo a raça Basset Hound
O Basset Hound é uma raça que tem uma origem francesa, do grupo dos hounds e considerado o segundo melhor farejador. A raça foi criada para auxiliar os humanos em caça de animais de pequeno porte e cumpria esse trabalho usando o super faro aguçado que este cão possui.
A raça foi criada a partir do cruzamento de diversas outras raças, sendo algumas dessas o Bloodhound e o Cão de São Humberto.
Mesmo sendo a França atribuída como o lugar de origem da raça, acredita-se que o Basset Hound tenha se aprimorado na Inglaterra.
O nome da raça vem do francês “bas” que significa “baixo”, uma referência às perninhas curtas que os cães dessa raça possuem.
Outra característica física que chama atenção em um cão da raça Basset Hound é as orelhas compridas, que fazem com que o cãozinho tenha uma aparência que lembra Dumbo, uma famosa animação da Disney.
A personalidade de um Basset Hound é uma das mais tranquilas, com uma grande disposição para fazer amizades com todos, até mesmo com outros cachorros e outros animais.
É um cão bastante apegado à família e precisa sempre estar acompanhado para não sofrer com problemas de separação. Ele adora brincar e fazer companhia ao tutor e não vai perder a oportunidade de ganhar um bom cafuné e ficar aconchegado no colo de alguém.
- Veja também: Bassets Hounds comem cocô? O que deve ser feito?
Principais especificações
- Nome original: Basset Hound
- País origem: França
- Tamanho médio: 28 a 38 cm
- Peso médio: 18 a 30 kg
- Porte: médio
- Expectativa de vida: 12 a 13 anos
- Pelo: duros e curtos
- Cores: as mais comuns são preto, branco e marrom (tricolor), caramelo e branco ou preto e branco (bicolor)
Cães da raça Basset Hounds são hiperativos?
Na verdade, a raça Basset Hound é bastante tranquila, chegando até a ser preguiçosa e gosta de passar um bom tempo deitado ao lado do tutor. É um cão muito amigável e que gosta de agradar a todos, o que faz dele uma ótima raça para quem procura um cão familiar.
Durante a infância, o cão da raça Basset Hound pode ter um certo nível de agitação, o que é comum na maioria dos filhotes, mas chegando à idade adulta ele vai adquirindo um comportamento mais sossegado.
Por ter essa personalidade mais tranquila, o Basset Hound precisa ser estimulado para prática de atividades físicas, já que é uma raça com disposição para sobrepeso. Então mesmo não sendo um cão tão ativo, ele tem que ter uma rotina de exercícios.
A raça Basset Hound não é hiperativa, mas isso não significa que ele não tenha aquele momento mais energético, como é o caso quando encontra alguma atividade do seu interesse como farejar. Por ser um cão de caça, o Basset Hound adoram sair farejando até descobrir quem é o responsável pelo odor.
- Confira também: 40 dicas de nome para Basset Hound
O post Os Basset Hounds são hiperativos? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.