Uma das raças que cativam com sua beleza, o Spitz Alemão branco é um cão com que vai mostrar que é mais do que um cãozinho bonitinho.
A raça é uma das mais antigas da Europa Central, sendo descendente de cães da Idade da Pedra como Torf Hundes. Muitas raças foram desenvolvidas a partir do Spitz Alemão.
A raça é muito usada para caça, guarda e para puxar trenós. O Spitz Alemão ganhou bastante popularidade entre a realeza, tendo uma nova função, o de cão de companhia.
Esse cão é uma das raças com maior popularidade no Brasil e grande parte desse sucesso é por esse cachorro ser um ótimo companheiro muito amoroso.
O Spitz Alemão pode ser encontrado em diversas cores como o preto, marrom, laranja, cinza sombreado entre outras cores. Mesmo com todas essas variações, uma cor em específico é bem procurada, o branco.
O cachorro na coloração branca é bastante procurado por impressionar com sua aparência que lembra pureza, comparado a neve. Essa cor também faz referência à realeza e tornou-se uma grande tendência entre os admiradores da raça.
Conheça outros fatos relacionados ao Spitz Alemão.
O Spitz Alemão branco possui variações de tamanhos
Esse cão pode ser encontrado em diferentes tamanhos, são cinco variações de tamanhos para agradar todos os tipos de tutores. O Keeshond é uma variação que tem uma altura média de 43 a 55 e com um peso de 15 a 18 kg.
O Spitz Alemão branco grande mede entre 45 cm +/- 5 cm. O Sptiz médio mede entre 35 cm +/- 5 cm. O Sptzi pequeno 27 cm +/- 3 cm.
A raça também apresenta a versão mini, conhecida como Spitz Alemão anão ou mais popularmente como Lulu da Pomerânia, que mede entre 21 cm +/- 3cm.
- Veja também: 13 Fatos interessantes sobre o Spitz Alemão
A raça é um ótimo cão de guarda
O Spitz Alemão é um cão com grande instinto protetor, está sempre alerta e não vai ter medo de enfrentar inimigos maiores do que ele. Até mesmo as variações menores possuem essa proteção natural ao seu lar.
É uma das raças que sobreviveram ao Titanic
Todo mundo conhece a história do famoso navio Titanic que teve seu fim de uma forma trágica.
O fato foi tão impactante que acabou virando um filme de sucesso e estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winlet.
Tirando toda a história conhecida nos cinemas, um fato verídico que aconteceu durante o naufrágio do Titanic foi que dois cães da raça Spitz Alemão foram salvos ao serem escondidos em botes que estavam socorrendo as vítimas do Titanic.
- Leia mais sobre o Spitz Italiano
Muito adorado pela realeza
O Spitz Alemão branco é uma raça bastante elegante e graciosa, o que acabou sendo um grande motivo desse cão ser adorado pela realeza. A raça ganhou bastante notoriedade ao serem os queridinhos dos reinos.
Uma das maiores admiradoras da raça foi a rainha Victoria, da Inglaterra, que nunca escondeu a paixão que sentia por esses cães.
O Spitz Alemão branco costuma latir bastante
Antes de adotar um desses cãezinhos é importante saber que eles não são silenciosos. Esse é uma característica presente por essa raça ser bastante alerta, o que faz com que ele use os latidos para alertar o tutor sobre um possível perigo. Mas esse comportamento pode ser resolvido com uma educação adequada.
- Leia também sobre o Spitz Japonês
Spitz Alemão branco é um ótimo cão familiar
Essa é uma raça bem versátil, pode ser uma opção tanto para pessoas solteiras como para famílias. Por ser um cão brincalhão e ao mesmo tempo muito carinhoso, o Spitz Alemão acaba sendo uma ótima opção para famílias com crianças ou idosos. Ele é um cachorro com um bom temperamento e muito leal aos tutores.
Ele possui uma juba
A pelagem do Spitz Alemão branco é comparada com a do leão. Por possuir um subpelo muito abundante, a pelagem ao redor do pescoço acaba tendo uma aparência de uma juba. Os cães dessa raça costumam ser comparados com o rei da floresta, a versão Lulu da Pomerânia é conhecida como pequeno leão.
É o queridinho dos famosos
Que o Spitz Alemão é um cão simpático ninguém duvida, tanto que a raça é uma das queridinhas entre os famosos. O Lulu da Pomerânia é a variação mais escolhida como mascote de grandes nomes como Ana Maria Braga, Ana Furtado, Paris Hilton, Wesley Safadão e Sylvester Stallone.
O Spitz Alemão branco não pode ficar muito tempo sozinho
Ele é um cão muito apegado ao tutor e precisa de atenção, por essa causa é uma raça que não se sai bem ao ficar sozinha. O ideal é que o cão não fique um grande período desacompanhado ou pode acabar desenvolvendo problemas comportamentais.
- Veja também: Cães russos: Você sabe a raça de seu cão? Conheça!
Um cão muito esperto
É um cão com facilidade para aprender, o que acaba facilitando o adestramento. Um Spitz Alemão tem uma capacidade intelectual de aprender com facilidade vários comandos e truques. Entre a lista de inteligência canina de Stanley Coren, o Spitz Alemão é o 23° colocado.
O pet precisa de alguns cuidados
O Spitz Alemão é um cão saudável e com uma longa expectativa de vida, em torno de 16 anos, mas mesmo com uma saúde resistente, a raça pode apresentar alguns problemas relacionados à displasia de quadril, problemas na tireoide, alopecia e convulsões.
Um acompanhamento com um profissional frequentemente evita que alguns desse quadro sejam piores e facilita no início de um tratamento precoce.
Consultas com veterinário também são importantes para acompanhar o desenvolvimento do animal, saber se está no peso ideal e até fazer check-in da saúde do cachorro.
A raça precisa de alguns cuidados na pelagem, que precisam ser escovados duas vezes por semana para que fiquem sempre espetaculares. Além de evitar a formação de nós, a escovação contribui para a distribuição do óleo natural por todo o comprimento.
Os banhos não precisam ser frequentes, mas sim quando houver necessidade, mas sempre com produtos de qualidade e de uso adequado para o pet. Os dentes precisam ser limpos diariamente e as unhas mantidas bem aparadas.
Para promover uma boa saúde para o animal, escolha sempre uma ração de qualidade e bem balanceada.
O post Spitz alemão branco: por que ele é tão procurado? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.