Um dos sintomas alarmantes que podem aparecer em nosso cão é o sangramento nasal. Quais são as causas e como se comportar quando o nariz de um cachorro está sangrando? Você vai descobrir mais sobre isso no artigo!
As causas dos sangramentos nasais podem ser muito diferentes. Esta doença pode ocorrer em qualquer cão: filhote, cão adulto, idoso, cão de raça pura ou mestiço.
Se você ver o nariz do seu cão sangrando, vá ao veterinário imediatamente. As razões podem ser completamente triviais, mas acontece que esse sintoma pode ser de uma doença muito séria.
Razões comuns de sangramento nasal no cachorro
Para começar, notamos que o sangue das narinas de um cão pode fluir de diferentes maneiras: correr abundantemente e sem parar, pingar periodicamente, jorrar para fora ao espirrar e, em algumas situações, coágulos sanguíneos do nariz são liberados.
O trauma pode ser considerado um motivo para o sangramento do nariz. Por exemplo, quando um animal bate com força no focinho em uma colisão.
Mas quando o sangramento é observado de ambas as narinas ao mesmo tempo, as seguintes doenças podem ser suspeitadas:
Corpo estranho
Nossos amigos de quatro patas nos emocionam com seu carinho e sua curiosidade irreprimível. Em belos passeios no parque ou na natureza, porém, o perigo pode estar escondido. O cachorro por ser muito curioso pode acabar com algo no nariz e isso pode causar sangramento.
Nestes casos a situação é facilmente resolvida: retirada do corpo estranho (manual ou cirúrgico) e resolução do problema.
- Veja também: Sinais de cadela no cio: Quais são os sinais do cio?
Rinite
A rinite no cão é outro motivo de sangramento pelo nariz. O agente causador, neste caso, não é um objeto, mas um elemento microbiológico: bactéria ou vírus.
A patogênese nesses casos pode ser aguda ou crônica e a resolução da causa microbiológica por meio do tratamento medicamentoso.
E quanto à alergia? Também pode resultar em sangramento nasal: espirros contínuos podem romper os vasos.
- Veja também: Veja como cuidar da cadela grávida e algumas dicas para mantê-la saudável
Cachorro com sangramento nasal: doenças graves
Essas condições clínicas são mais graves que as anteriores e, se não diagnosticadas a tempo, podem piorar gradativamente até a morte do cachorro.
É por isso que um cachorro com sangramento nasal precisa ser examinado e monitorado continuamente.
Envenenamento
A ingestão voluntária ou involuntária de substâncias tóxicas por nosso cão pode resultar em sangramento em diferentes partes do corpo. Um exemplo é a ingestão acidental de veneno de rato.
Um cachorro envenenado pode ter uma hemorragia nasal? A resposta é sim.
O mecanismo de ação desse veneno é a alteração da coagulação do sangue. As manifestações clínicas são evidentes em 2-10 dias após a ingestão com sangramento com um curso agudo e em muitos casos fatal.
Um cão com leishmaniose alta pode ter sangramento nasal
A Leishmaniose é uma doença infecciosa e contagiosa causada por microrganismos (parasitas) pertencentes ao gênero Leishmania, transmitidos pela picada de pequenos vetores biológicos.
Estamos falando de uma patologia muito complexa de manejar que, entre os muitos sintomas, apresenta o sangramento nasal.
Existem vacinas para a prevenção e planos terapêuticos para tratá-la, mas continua sendo uma doença com alto índice de mortalidade em áreas endêmicas.
- Veja também: Conheça os principais sintomas do trabalho de parto em cadelas
Tumores
O câncer de cavidade nasal ou seios paranasais tem alta incidência em cães mais velhos.
O contato com o veterinário é fundamental para fazer um diagnóstico e entender o procedimento terapêutico a seguir (radioterapia, quimioterapia, cirurgia).
Primeiros socorros
Qualquer sangramento do nariz do cão deve ser relatado ao veterinário. Se notar um sangramento repentino nas narinas do seu animal, fique calmo e tente não transmitir nervosismo ao seu cão, porque o aumento da pressão definitivamente não ajudará a estancar o sangramento.
Como parar o sangramento nasal no cachorro?
- Delicadamente, coloque um lenço sobre o nariz do seu cão.
- Verifique se há um ferimento no nariz.
- Verifique se a quantidade de sangue que sai está diminuindo.
- Você também pode fazer uma compressa fria para o seu cão, aplicando um pano úmido na ponte do nariz.
- Se o sangramento continuar, leve seu cão à clínica veterinária mais próxima o mais rápido possível.
Conclusão
Conhecer e adquirir essas noções é importante para prevenir, mas NÃO para curar. O aviso é sempre o mesmo: não tome iniciativas de tipo farmacológico ou qualquer outra forma de terapia a não ser por orientação do veterinário: amar o nosso cão também significa isso.
- Veja também: Olhos vermelhos na foto: Por que os cachorros ficam?
O post Sangramento nasal: Meu cachorro tem? O que fazer? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.