Quando uma criança está doente, você começa a medir a temperatura colocando a mão na testa, mas com animais de estimação esse método não funciona! Então, como você sabe se seu cachorro está com febre?
Antes de medir a temperatura do seu cão, é bom ver se o seu amigo peludo apresenta os seguintes sintomas.
O que é febre em cães?
Febre ocorre quando a temperatura corporal de um cão sobe acima dos valores normais.
Portanto, a resposta para a pergunta como saber se seu cão está com febre é verificar se o termômetro mostra um valor acima dos valores indicados.
Segundo a equipe veterinária do PetMed, pode-se considerar que o seu cão está com febre se a temperatura corporal for igual ou superior a 39,7ºC.
Causas de febre em cães
As causas da febre em cães nem sempre são óbvias. O que deve ficar claro é que a febre é considerada uma resposta biológica à ameaça de um vírus ou bactéria. Não é, em si, uma doença, mas é uma resposta do corpo à ameaça de uma doença.
Portanto, devemos lembrar que a febre em cães pode ser benéfica quando o cão está doente, pois ajuda a reduzir a divisão rápida da bactéria e promove a resposta do sistema imunológico do animal. No entanto, é preciso ter cuidado porque se a febre for muito alta ou se o estado febril durar muito tempo, pode ser prejudicial.
Nestes casos, é necessária a medicação seguindo as indicações do nosso veterinário.
Cachorro tem febre: sintomas e tratamento
Para descobrir se seu cão está com febre, verifique um ou mais dos seguintes sintomas:
Desconforto físico
A primeira coisa que pode ser notada em um cão com febre é o desconforto físico: o cão ficará fraco e ficará simplesmente apático, com pouca vontade de se mover e ansioso para ficar em seu lugar seguro.
Falta de apetite
Ele também pode manifestar uma perda de apetite que o levará a recusar o alimento que você oferece.
- Veja também: Esofagite em cães – sintomas e tratamento
Dor muscular
Ele pode apresentar, e isso também acontece com o ser humano, dores musculares e articulares e sua respiração parece superficial.
Nariz seco e rachado
Outro sintoma certamente pode ser o nariz seco e rachado, que é sinônimo de temperatura corporal muito elevada e, portanto, diminuição dos líquidos.
Finalmente, o dono do cão pode examinar as gengivas , que no caso de febre estarão quentes e secas em comparação com o normal.
- Veja também: 3 sinais de que seu cachorro pode estar com febre
Como medir a temperatura do cachorro
Uma vez que os sintomas de febre no cão tenham sido reconhecidos, podemos então proceder à medição de sua temperatura para realmente entender em que estado ele está e a única maneira de medir isso é aplicando a medição retalmente.
É importante ressaltar que o cão deve sentir-se calmo durante esta operação, pois pode ser invasivo e irritante, por isso é melhor certificar-se de que o termômetro é de material adequado para não incomodar o animal.
- Veja também: Focinho quente é febre? Mito ou verdade? Entenda aqui
Cachorro tem febre: o que é normal?
Em cães, a temperatura ideal varia de 38,1 ° à 38,9°, então não se assuste se ler esses números no termômetro!
A linha de base da temperatura dos cães é maior do que a nossa. Às vezes, até uma temperatura de 37,8 graus pode ser normal em cães. Abaixo, deixo uma lista que torna mais fácil para você entender se o cão está com febre e em que estágio da infecção está!
- Se a febre ultrapassar 39,4 ° então é apropriado chamar imediatamente o médico veterinário.
- Se a temperatura do cão for de 36,7 ° ou menos é denominado hipotermia. Neste caso, você precisa manter seu cão aquecido e chamar o veterinário imediatamente.
- Se a temperatura for 37,2 ° você deve chamar o veterinário de qualquer maneira por causa de sua anormalidade (é muito baixa em comparação ao normal).
- Infelizmente, quando o cachorro atinge 40°, estamos falando de febre alta.
- Se a temperatura do cão subir para os 40,6 ° torna-se totalmente perigoso. Ligue para o veterinário URGENTEMENTE!
- Se a temperatura do seu cão atinge 41 graus ou ultrapassa, contate IMEDIATAMENTE o veterinário ou, uma clínica que ofereça serviços de emergência!
O que fazer quando um cachorro tem febre
Se você verificou que seu cão tem entre 39 e 41 graus de temperatura corporal, deve levá-lo ao veterinário o mais rápido possível, mas se ultrapassar os 41 ºC você está enfrentando uma emergência veterinária.
O único habilitado a escolher a forma de baixar a febre canina é o veterinário, entre outras coisas porque a febre não é uma doença, mas um sintoma que exige uma análise profunda para descobrir as causas que a produzem.
Apenas temporariamente e até que seja visto por um veterinário, você pode umedecer periodicamente a pele do abdômen, virilha e axilas. Desta forma, a temperatura deve cair em alguns minutos, mas voltar a subir rapidamente.
Além disso, não dê ao cão um medicamento para baixar a febre se não for recomendado por um veterinário e nunca dê paracetamol ou ibuprofeno ao cão porque são tóxicos para ele.
O post Cachorro tem febre? Como saber? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.