Todos os gatinhos recém-nascidos tem olhos azuis, mas nem todos mantém essa característica com o crescimento: muitos gatos adultos, na verdade, tem uma cor tendendo ao verde ou marrom. Veja algumas curiosidades sobre os olhos do gato.
A cor azul não se deve a uma pigmentação específica, mas a uma refração da luz. O azul dos olhos do gato não é, portanto, uma cor em si, mas uma ausência de outras cores combinadas com a luz refratada.
Vamos ver juntos como ocorre a mudança na cor dos olhos dos gatos e quais as causas desse fenômeno.
Cor dos olhos do gato
O gato selvagem tem olhos castanhos ou acobreados, por vezes tendendo para o amarelo ou verde, enquanto no gato doméstico a seleção artificial criou uma ampla gama de cores que vão do azul ao verde e laranja.
Em geral, a cor dos olhos não tem relação com a da pelagem, embora os padrões de algumas raças tendam a associá-los.
Frequentemente, gatos brancos com olhos azuis são surdos porque o gene que determina a ausência de pigmentação também faz com que o fluido presente nos receptores auditivos seque.
- Veja também: Quanta água o gato deve beber: Confira e descubra!
Quando isso acontece?
Entre 3 e 6 meses de idade, a cor dos olhos do gato muda, ou pode mudar. Os olhos são azuis, assim que nascem, porque a luz é refratada pelas córneas. Apenas cerca de 7 semanas você notará a mudança de cor.
Se a mudança ocorrer quando o gato estiver mais velho, no entanto, pode haver um motivo de saúde. Da cor azul de nascimento, eles geralmente mudam para amarelo, verde ou permanecerão azuis.
Nos meses de ‘mudança’ a cor pode ser misturada, com diferentes tonalidades que então cobrem toda a íris desde uma pequena parte.
Curiosidades dos olhos de um gato
Os olhos de um gato podem ser brilhantes com cores diferentes. Embora a visão de um gato possa não ser capaz de ver os pequenos detalhes ou cores brilhantes que um humano pode perceber, eles são adequados para a visão noturna.
Um gato só precisa de um sexto da quantidade de luz que os humanos precisam ver. Embora eles não possam ver na escuridão total, eles podem se adaptar a condições de pouca luz melhor do que os humanos.
Além disso, junto com uma melhor visão noturna e a capacidade de ver a luz ultravioleta, o gato também pode ver objetos que se movem rapidamente melhor do que um ser humano.
A cor dos olhos dos gatos, como mencionamos acima, se deve à presença da melanina, que é resultado da genética.
Embora a cor da pelagem tenha pouco a ver com a cor dos olhos, a raça certamente tem.
Os olhos de gato podem ter uma variedade de cores. Os gatinhos nascem cegos. O olho fica azulado quando começa a se desenvolver, mudando gradualmente para a cor adulta final em três meses.
Os olhos são, de fato, a característica mais bonita de um felino. Preste muita atenção a eles e observe se um dia, de repente, você os vir diferentes. Com cuidado e atenção, seu gato pode ter uma visão ideal para o resto de sua vida.
O post Olhos do gato: Quando muda a cor? Confira! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.