Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Quanto exercício um Bull Terrier precisa por dia?

Se você tem um pet desta raça, precisa saber quanto exercício um Bull Terrier precisa por dia para se manter saudável e inteligente.

Os tutores de animais de estimação costumam estar sempre dispostos a dar o seu máximo pelos seus animaizinhos.

Para isso, o primeiro passo é se manter informado sobre as características e, as principais necessidades de uma raça.

Afinal de contas, não são todos os cães que têm as mesmas necessidades, sobretudo quando se fala em atividade física.

No caso do Bull Terrier, por exemplo, a raça é muito forte, musculosa e tem muita energia reprimida, que precisa ser gasta.

Para te ajudar com isso, elaboramos este guia que vai te mostrar quanto exercício um Bull Terrier precisa por dia. Acompanhe tudo nos próximos tópicos!

Quanto exercício um Bull Terrier precisa por dia: características da raça

bull terrier

Bull terrier. Fonte: Freepik

Antes mesmo de falar sobre quanto exercício um Bull Terrier precisa por dia, é importante entender quais são as principais características da raça.

A raça se originou na Grã-Bretanha e, inicialmente foi selecionada para participar de lutas e exposições em geral.

Para isso, era desejável que o animal fosse ao mesmo tempo leve e muito forte, de modo que resistisse às lutas com outros animais.

Essas características de um verdadeiro cão de luta vieram dos Bulldogs, que eram fortes e, extremamente resistentes à dor.

Por outro lado, houve a inserção de animais de raças do grupo dos terriers, que foram responsáveis por oferecerem as características de agilidade e sagacidade.

O resultado disso foi basicamente o animal que você conhece atualmente, ou seja, um cachorro muito forte e musculoso.

Esteticamente, ele tem a pelagem lisa e, predominantemente branca, mas que muitas vezes é malhada de cores mais escuras.

Mas o que mais chama a atenção nessa raça é o formato ovalado da cabeça e, os olhos e orelhas que parecem formar um triângulo.

O tamanho do pet na cernelha é de mais ou menos 53 centímetros e, o peso do cão fica entre 23 e 31 quilos, geralmente.

É importante dizer que existe uma variação deste pet que é chamada de miniatura, que tem até 35 centímetros de altura.

A composição corporal é forte e musculosa, de modo que o animal necessita de muita atividade física para conseguir manter o seu metabolismo ativo, além de mente e corpo saudáveis.

Com todos os cuidados necessários, os animais podem viver até os 12 ou 13 anos.

Bull Terrier Precisa de Estímulos Físicos e Mentais

bull terrier

Bull terrier. Fonte: Pixabay

Para ter uma vida saudável e feliz, o Bull Terrier tem uma demanda elevada por atividade física.

É importante deixar claro que este é um cão extremamente enérgico e, que pode até ficar nervoso caso não tenha as suas demandas por atividade devidamente satisfeitas.

É comum que animais que não tenham tudo isso de que necessitam acabem se tornando agressivos e destruidores.

Outro ponto é que não basta pensar em quanto exercício um Bull Terrier precisa por dia, mas sim, levar em conta a intensidade das atividades.

Caminhas longas e corridas mais intensas são fundamentais para manter a musculatura do animal em ordem.

Músculos, articulações e a circulação sanguínea adequada dependem diretamente de o animal realizar as atividades de que necessitam.

Outra questão bem relevante é que o Bull Terrier tem tendência a engordar. Por isso, o nível de atividade elevado é ainda mais benéfico para a raça.

E para uma queima calórica efetiva, o importante é estimular atividades de média e alta intensidade.

Outra dica bem interessante é propor brincadeiras para o pet, que além de estimularem o corpo, também ajudem a manter a mente bem treinada.

O importante é conseguir manter o Bull Terrier ocupado em grande parte do seu tempo, evitando assim maiores problemas com tédio e destruição.

Necessidade de morder

Com certeza, se você conseguir propor atividades e jogos frequentes para o seu cão, vai conseguir manter ele entretido.

No entanto, especialistas na raça deixam bem claro que esses animais possuem uma necessidade muito grande de morder objetos.

Sendo assim, é indicado oferecer ao cão mordedores seguros e resistentes. Deixe à disposição do animal materiais como cordas, ossos e brinquedos de nylon e outros materiais mais rígidos.

Satisfazer esta necessidade é especialmente importante nos primeiros meses e anos de vida do animal.

Dicas de presente para cachorro

Brinquedos de cachorro – Foto: Freepik

Caso ele não tenha os seus próprios objetos, com os quais possa satisfazer a necessidade de mastigação, é bem provável que comece a roer tudo o que encontrar pela frente. Tudo mesmo.

Disponibilizar mordedores e, satisfazer a necessidade de exercício do Bull Terrier é muito importante para a liberação de estresse.

Isso ajuda a evitar comportamentos agressivos e destrutivos ocasionados por tédio e ansiedade. Tenha certeza de que a estabilidade mental e a felicidade de um Bull Terrier estão diretamente ligados ao quanto o animal se exercita.

Mas afinal, quanto exercício um Bull Terrier precisa?

Como você viu, o Bull Terrier é um cão que demanda muita atividade diária para se manter saudável e tranquilo.

De acordo com especialistas na raça, o ideal é que o animal se exercite por pelo menos uma hora diariamente.

Esse tempo se refere à quantidade de exercício de média e alta intensidade de que o animal necessita.

Isso fora os momentos de brincadeiras junto ao tutor e, do tempo que ele passará realizando outras atividades, como roer objetos.

Melhores exercícios para um Bull Terrier

Agora que você já sabe quanto exercício um Bull Terrier precisa por dia, é bem provável que esteja se perguntando quais são as melhores atividades para entreter o animal.

Então, vamos te ajudar com isso falando a seguir sobre algumas das principais atividades recomendadas para esses animais. Vamos lá.

Brincadeiras que ajudam a exercitar o Bull Terrier

Bull Terriers

Bull Terrier. Fonte: Freepik

A maioria dos cães adora brincar e, este com certeza é o caso do Bull Terrier, que está sempre muito bem disposto para interagir, correr e se divertir.

Esta é uma daquelas raças que adoram ir buscar e trazer objetos de volta. Sendo assim, leva-lo a um espaço aberto onde ele possa ir pegar uma bolinha ou frisbee pode ser uma excelente ideia.

Tenha cuidado apenas com aquelas bolinhas mais simples, como as de tênis, que podem prejudicar a arcada dentária do seu pet.

Agora que você sabe quanto exercício um Bull Terrier precisa por dia, fica mais fácil entender que esses joguinhos são ótimos para complementar a atividade.

Não é fácil acompanhar o ritmo de um cão forte assim. Por isso, jogar objetos para que ele busque e traga de volta é uma ótima maneira de estimular ele a correr.

Além disso, esta é uma ótima oportunidade para ensinar o seu animalzinho comandos como buscar e, depois soltar os objetos.

Assim, você estará exercitando o animal fisicamente, estimulando a sua mente e, ao mesmo tempo ele vai se divertir e ficar mais tranquilo. Viu quantos benefícios?

Tenha cuidado apenas em garantir a segurança do pet e de todos que estejam ao seu redor. Garanta que ele não saia correndo e, evite locais onde ele possa ser atropelado.

Que tal praticar o Canicross?

Basicamente, o canicross é a corrida junto com o seu animal de estimação e, por isso, o tutor deve estar bem treinado para acompanhar o animal.

Quem tem um cachorro ativo como o Bull Terrier e gosta de correr, deve tentar esta prática esportiva que pode ser tão divertida e benéfica para os dois.

Com certeza, o canicross é uma excelente opção para gastar a energia do animal, fortalecer a musculatura dele e, ainda evitar a obesidade.

Mas tenha cuidado porque para correr com o seu cachorro é preciso um pouco de habilidade. O animal deve estar acostumado a isso e, não pode entrar na sua frente para evitar acidentes.

Sendo assim, utiliza-se um tipo de coleira especial, que vai presa à cintura do tutor. Ela é específica para corrida e tem ajuste de comprimento.

Controle a velocidade do cão e evite puxões, ensinando assim o seu animal a se comportar durante as atividades.

Assim vocês dois vão poder se divertir, se exercitar e, ao mesmo tempo fortalecer os laços entre tutor e pet.

Mas antes de iniciar este tipo de atividade de alta intensidade e impacto, você deve garantir que o seu cão também esteja pronto e saudável.

A primeira questão é que animais com menos do que um ano de idade não devem realizar atividades de alto impacto, evitando assim danos às articulações e prejuízo ao desenvolvimento.

Além disso, é importante levar o cão ao veterinário e realizar um check-up completo, eliminando a possibilidade de que o cão tenha problemas graves, sobretudo cardíacos.

E se vocês optarem pelo canicross, saiba que existem competições super divertidas desta modalidade. Mas para participar, é preciso ter muita dedicação e treinamento.

Quanto exercício um Bull Terrier precisa por dia: ciclismo é mais uma opção

Cachorro de lingua pra fora. Foto Freepik

Para um Bull Terrier bem treinado e socializado, o ciclismo é uma opção para satisfazer as suas necessidades diárias de exercícios.

O ideal é que o animal tenha passado por ensinamentos de obediência básica e, que consiga correr ao lado da bicicleta do tutor sem se machucar ou ocasionar nenhum acidente.

Assim como acontece com a corrida, para o cão este é um exercício excelente, mas como é de alto impacto, demanda alguns cuidados.

O principal é que o próprio pet esteja em perfeitas condições de saúde, sendo capaz de acompanhar o tutor sem maiores problemas.

Nesse caso, é ainda mais importante prezar pela segurança da dupla e, por isso, deve-se utilizar uma guia rígida, que seja adaptada à bicicleta.

Isso é importante para manter o seu cão longe das rodas, evitando assim acidentes com vocês dois.

Além disso, tenha em mente que nesse caso o animal vai se esforçar bem mais do que você, uma vez que ele terá que correr para te acompanhar na pedalada.

Considere isso e pense em uma velocidade que seja bem confortável para ambos, evitando assim riscos para a saúde do animal.

O Bull Terrier precisa de exercícios de alto impacto sim, mas isso sempre deve respeitar as possibilidades do animal.

Ir além dos seus limites pode levar a prejuízos articulares e, até mesmo provocar uma parada cardiorrespiratória.

Agility para estimulação física e mental do Bull Terrier

Quando comparado às atividades anteriores, pode-se dizer que o agility é bem mais tranquilo, por ser uma atividade de menor impacto e, que demanda bem menos da musculatura do animal.

No entanto, o agility traz muitos benefícios para o pet, sobretudo considerando-se que esta é uma atividade que estimula o animal física e mentalmente.

Assim, é possível garantir que o pet se divirta e se exercite ao mesmo tempo. Isso sem falar que ele será treinado e vai aprender muitas coisas interessantes.

Basicamente, o agility é um percurso de obstáculos, composto por vários itens bem diferentes. Podem ser escadas, varas para salto ou corrida, tuneis, entre outros exercícios que sejam desafiadores para o animal.

A maioria dos cães gosta bastante de praticar o agility, sobretudo porque esta é uma ótima oportunidade de brincar com o tutor.

No entanto, para a realização deste tipo de atividade, o pet deve ser minimamente obediente e, conhecer os comandos mais básicos.

Isso porque o tutor fica responsável por indicar ao animal onde ele deve ir e, cabe ao cão obedecer e seguir o seu guia.

O treinamento de agility tem uma enorme vantagem, que é a de se adaptar às condições de cada animal.

Assim, qualquer Bull Terrier pode praticar a atividade, independentemente de idade ou composição corporal.

O ideal é que as atividades, a intensidade e velocidade sejam adaptados de acordo com as possibilidades e os limites de cada animal.

Outro ponto positivo, é que nos campos de agility geralmente existem muitos outros pets e, esta é uma excelente opção para que os animais se socializem.

Monte um treinamento em casa

Bull Terrier (Foto: Reprodução / The I Love Dogs Site)

Diante da informação sobre quanto de exercício um Bull Terrier precisa por dia, você pode criar um treinamento personalizado para o seu animalzinho em casa.

Leve em consideração as características e demandas do seu cão. A partir disso, crie um programa de exercícios específico para ele.

Você pode usar, por exemplo, itens que tenha no quintal e criar um percurso de agility. Ou libere um grande espaço onde ele possa correr atrás de uma bola ou frisbee.

É importantíssimo saber quanto exercício um Bull Terrier precisa por dia para satisfazer as necessidades do seu pet e garantir a saúde física e mental dele.

O post Quanto exercício um Bull Terrier precisa por dia? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
25 de Outubro de 2022

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos