Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

O que fazer se uma cadela no cio não para de chorar?

Saber o que fazer se uma cadela no cio não para de chorar é algo que pode realmente te salvar em muitos momentos.

Conseguir cuidar de um animal no cio é uma tarefa bastante complicada, uma vez que este é um período bastante delicado.

A cadela costuma ficar bastante sensível quando está no cio e, pode realmente ter mudanças no seu comportamento.

Além disso, é preciso ter vários cuidados com a saúde do animalzinho, uma vez que o sangramento atrapalha bastante.

Outra questão com a qual se deve ter cuidado é com o fato de que nesse período a fêmea libera feromônios que atraem os machos e, para evitar uma gestação indesejada, deve-se manter a cadela isolada.

O animal também pode apresentar dores, o que faz com que fique mais quieta e manhosa. Isso sem falar nos hormônios, que se alteram, fazendo com que a fêmea fique ainda pior.

Apesar de o cio das cadelas ter um mecanismo de funcionamento diferente da menstruação dos humanos, também ocorrem alterações nesse caso e as fêmeas até podem ter sinais semelhantes.

O que fazer quando uma cadela no cio não parar de chorar?

cadela no cio

Cadela deitada. Foto: Freepik

Nas mulheres a menstruação é um período onde o útero começa a descamar porque a gravidez não ocorreu.

Nas cadelas o processo é diferente e, o cio marca o período no qual a fêmea está preparada para copular o macho. Ou seja, ela aceita ser fecundada.

Sendo esta uma etapa importantíssima para a fêmea se preparar para a prenhez, é nela que acontecem várias alterações hormonais.

O próprio corpo também passa por algumas transformações inicialmente. Mas elas se tornam ainda mais nítidas e intensas se a implantação realmente acontecer e a cadela ficar prenhe.

Vocalização para demonstrar desconforto

A hepatite infecciosa canina

Cachorra deitada – Foto: Freepik

Uma coisa é certa: quando a cadela está no cio ela fica bem mais sensível e se mostra incomodada.

Quando isso acontece, a fêmea emite alguns sons, que podem ser gemidos ou choros, que costumam deixar o tutor bem agoniado.

Apesar de essa ser uma situação desagradável para ambos, a fêmea apresentar tal incomodo é algo absolutamente normal.

Mesmo que seja algo normal, não se pode deixar jamais uma cadela no cio sem nenhum tipo de acolhimento.

Antes de mais nada, pense em proporcionar um ambiente com uma temperatura agradável. O conforto térmico é fundamental para evitar que o animal fique incomodado com muita dor.

Sobretudo nos dias mais gelados, é importantíssimo preparar um local onde a sua cadela possa se sentir bem confortável.

Esse é um período bem curto, mas nele o animal tem necessidade de descansar e, assim se recuperar dos problemas e incômodos.

Uma coisa a fazer para consolar o seu animalzinho é manter ele próximo a você. Mas essa proximidade não pode ser exagerada.

É bem comum que a cadela queira ficar pertinho para se sentir protegida, mas ainda assim, ela não vai querer ser perturbada de nenhuma maneira.

Portanto, evite apertar e fazer brincadeiras mais brutas que possam incomodar. Se ela for do tipo que curte brincar, tente fazer algumas coisas mais tranquilas.

Também ofereça alguns brinquedos que sejam divertidos e que ajudem a manter o animalzinho bem distraído e entretido.

Para animais mais comportados, é possível usar ursinhos de pelúcia, que são itens que vão deixar o cantinho do pet bem mais confortável.

Carinho e atenção para cadela no cio que não para de chorar

A hepatite infecciosa canina

Cachorra no colo de sua tutora – Foto: Freepik

Se você tentar de tudo e tiver a certeza de que o pet está confortável e sem dor, mas ainda assim a cadela no cio não para de chorar, então é preciso buscar por outra opção.

Na maioria das vezes você vai perceber que o choro será para chamar a sua atenção e demonstrar angústia.

Com todas as mudanças pelas quais o animalzinho estará passando, ela pode se sentir assustada.

Se isso acontecer, é mais do que normal que a cadela queira a presença de alguém pertinho, para ajuda-la a passar por todas as mudanças.

Nesses casos é realmente indicado que o tutor fique próximo da cadela e, que dê a ela toda a atenção e o afeto que puder.

De qualquer maneira, fique bem atento ao seu animalzinho e evite subestimar uma cadela no cio que não para de chorar.

Pode ser que ela realmente tenha algum problema e, precisa da ajuda do médico veterinário para se sentir bem.

Tenha calma para lidar com o sangramento

Sobretudo se a sua cachorrinha vive em apartamento ou dentro de casa, durante o cio o sangramento pode incomodar bastante.

Obviamente que ninguém deseja ter um tanto de sangue espalhado pela casa. Apesar disso, é preciso ter em mente que isso é altamente natural e, que o tutor deve ter paciência.

Repreender o animal ou tratar ele com agressividade não adianta nada e, vai fazer com que a cadelinha se sinta ainda pior e mais deixada de lado.

Por sorte, hoje em dia o mercado oferece opções bastante interessantes para que os tutores lidem de maneira tranquila com essa etapa.

Entenda quando a cadela tem o seu primeiro cio

cadela no cio não para de chorar

Cadela com floe na cabeça Foto: Freepik

O primeiro cio da cadela indica a sua maturidade sexual e, por isso, pode-se estimar mais ou menos quando pode acontecer.

Apesar disso, não existem um período certo, uma vez que isso pode variar de acordo com fatores genéticos, ambientais, da raça ou do porte do animal,

A maioria dos médicos veterinários concorda que o primeiro cio nas cadelas ocorre em média entre os seis e os doze meses de idade.

Mas entre todos os fatores, o porte do cão é o mais importante, de modo que os animais de porte grande costumam demorar mais para atingir a maturidade sexual.

Sendo assim, para evitar ter uma cadela no cio que não para de chorar e outros incômodos, os profissionais recomendam castrar o animal antes da maturidade sexual, propriamente dita.

Inclusive, para as fêmeas a castração é extremamente importante para evitar diversas doenças, inclusive o câncer de mama.

Entenda o Ciclo Reprodutivo das cadelas

cadela no cio não para de chorar

Cadela com placa de coração Fonte: Freepik

Da mesma maneira como o cio não tem um momento exato para ocorrer, a frequência e duração de um ciclo vai depender das características da espécie e de cada animal, propriamente dito.

Na maioria dos pets, o cio acontece semestral ou anualmente. Mas deve-se entender melhor cada etapa para se ter uma boa ideia sobre como isso ocorre.

Proestro

Quando se fala em ciclo estral, esta é a fase que dá inicio a ele e, é aqui que inicia a liberação de feromônios.

Essas substâncias químicas são capazes de atrair o macho para a cópula. Mas aqui nessa etapa a fêmea ainda não está pronta para cruzar.

Estro

Essa etapa equivale ao cio da cadela, propriamente dito e, é quando ela pode chorar e se sentir mais sensível e desamparada.

Aqui a fêmea já não mais apresenta secreção na vulva e, o inchaço que ela apresentava no período anterior agora se estabiliza.

Agora ela está bem mais receptiva em relação ao macho e deve aceitar a monta bem mais tranquilamente. Esse é o momento certo de aproximar macho e fêmea.

É importante ter o conhecimento de que o período de estro dura entre 3 e 10 dias, aproximadamente.

Sendo assim, este é o período no qual a fêmea deve ser colocada junto ao macho. Por outro lado, se a ideia for evitar a prenhez, deve-se identificar esse período e manter a fêmea isolada por mais ou menos quinze dias.

Diestro

Como o período anterior teoricamente é dedicado à fecundação, este outro está relacionado com a manutenção de uma possível gestação.

Obviamente, a fase dentro do ciclo vai existir mesmo que não tenha ocorrido a fecundação. E o maior problema aqui é a gravidez psicológica, ou pseudocidese.

Quando isso ocorre, a fêmea apresenta todos os sinais físicos e comportamentais inerentes à gestação, mas ela não acontece de verdade.

Esta fase é bem longa e costuma durar entre 56 e 90 dias mais ou menos.

Anestro

Esta é uma fase de intervalo entre as demais fases do ciclo estral da cadela. Agora os ovários ficam com um nível de atividade reduzido.

Isso porque este equivale a um período de recuperação, seja ele após uma gestação ocorrida ou, apenas após o próprio diestro se a cadela não ficou prenhe.

Este é de longe o período mais longo de todos, que varia entre três e dez meses.

Como saber se a cadela está no cio: principais sinais

Reconhecer quando uma cadela está no cio é importantíssimo não apenas para deixar ela mais confortável, mas também para evitar uma prenhez indesejada.

A fase do proestro é aquela na qual é possível perceber um maior numero de mudanças e, é quando elas são mais pronunciadas.

Nesse período, a região da vulva torna-se bem mais volumosa e, ocorre também um escurecimento, que pode ocorrer por conta da vermelhidão que se instala.

Nesse período também há liberação de secreção levemente sanguinolenta, que é o sinal que a maioria das pessoas costuma reconhecer realmente como sendo o cio.

Mas se você ficar bem atento, conseguirá detectar todos esses sinais na sua cadela sem maiores problemas.

E se a cadela no cio não para de chorar, você também vai saber o que fazer. E tenha em mente que as principais mudanças comportamentais nesse período são as seguintes:

  • Sensibilidade e uma demanda bem maior por atenção;
  • Agitação, ansiedade e inquietação;
  • Os machos são atraídos pelos feromônios;
  • Pode haver um excesso de lambedura na região da vulva;
  • A fêmea pode se mostrar mais agressiva do que o normal.

Identificar esses sinais é fundamental para que se possa cuidar adequadamente do animalzinho e, também para deixar os machos bem longe.

Além de evitar uma prenhez indesejada, saber quando a sua cadela está no cio é importante para evitar que ela entre em contato com animais de rua, se expondo a sérios riscos.

Principais cuidados com a cadela durante o período do cio

É preciso ter muita atenção e cuidado com a cadela durante o cio, sobretudo se ela não para de chorar.

Durante esse período, o animalzinho passa por muitas mudanças hormonais, que levam a problemas físicos e emocionais.

Então, existem ainda alguns detalhes com os quais você precisa ter atenção para evitar que a cadela não pare de chorar durante o cio e, para que ela mantenha a saúde e o bem estar.

É preciso ter atenção inclusive ao alimento que o animal consome. Afinal de contas, isso reflete na saúde.

Durante o cio, a cachorra pode se mostrar bem mais seletiva ou, até mesmo, perder o apetite. Então, veja se ela está se alimentando bem e, em caso negativo, talvez valha a pena até trocar a ração e ver se a situação melhora.

Atenção à vulva, uma vez que por conta do inchaço pode acontecer de ela sofrer um trauma. Se a cadela ficar lambendo a região, também acaba propiciando inflamações e infecções.

Em relação ao sangue, o uso de uma fralda específica pode ajudar bastante, mas evite o uso prolongado para não proliferar bactérias e fungos.

E lembre-se de que a fralda não vai impedir a cruza e, consequentemente, não previne a prenhez.

Castração evita cadela no cio que não para de chorar

cadela no cio não para de chorar

Cadela no veterinário – Foto: Freepik

O cio é bastante complexo e, leva a muitas mudanças e incômodos. Sendo assim, muitas vezes vale a pena evitar isso por meio da castração.

Inclusive, os médicos veterinários recomendam a castração, principalmente quando o tutor já define que não quer que a cadela fique prenhe.

A castração deixa o animal mais tranquilo e, no caso das fêmeas, evita os desconfortos, a prenhez indesejada, a gravidez psicológica e, também o câncer de mama.

Sendo assim, vale a pena conversar com o médico veterinário responsável pela saúde do seu pet e, ver as condições de se realizar uma castração.

Conclusão

Ver uma cadela no cio que não para de chorar pode ser bem angustiante, mas tenha em mente que você sempre pode acolher o seu animalzinho e deixa-lo bem mais confortável.

Nesse post você conheceu uma série de dicas que podem te ajudar bastante em relação a isso. Então, no próximo cio da sua cachorra, é só colocar tudo me prática.

O post O que fazer se uma cadela no cio não para de chorar? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
24 de Janeiro de 2023

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos