Você já parou para pensar sobre o que gato não pode comer de jeito nenhum? Neste texto do Portal do Dog, vamos te ajudar a entender melhor esse assunto, possibilitando uma análise detalhada da alimentação do seu bichinho.
Será que você tem oferecido algo que faz mal à saúde? Como está a alimentação do seu gato? Acompanhe este guia e vamos juntos aprender mais sobre o assunto!
Leia também: Brinquedos reciclados para gatos: Confira a lista de ideias
O que gato não pode comer de jeito nenhum?
Saber o que gato não pode comer de jeito nenhum é fundamental para proteger a saúde dos nossos amigos.
Afinal, em meio à distração e correria do dia a dia, podemos deixar exposto algum alimento que faz mal a eles, resultando em acidentes.
Em contrapartida, quando temos conhecimento de alguns alimentos que são considerados “proibidos” para os pets, ficamos mais atentos, concorda?
Veja a listinha abaixo, lembrando que existem outros alimentos que não devem ser oferecidos ao pet além destes, ok? Na dúvida, sempre pergunte ao veterinário.
Veja a seguir:
Alimentos salgados
Os gatinhos têm uma maior tendência de desenvolver problemas renais, o que quer dizer que o excesso de sódio, por conta do consumo de sal, pode fazer mal à saúde deles.
Por isso, inclusive, que não devemos dar alimentos de humanos para gatos, pois geralmente colocamos sal nos preparos e podemos acabar intoxicando nossos bichinhos.
Uvas
Assim como acontece com os cachorros, as uvas podem fazer muito mal à saúde, podendo levar a óbito quando o bichinho consome uma grande quantidade. E isso vale para qualquer uva: seja ela fresca ou passa, por exemplo.
Veja também: 15 dicas para tutor de primeira viagem! Veja a lista
Alho e cebola
Esses temperos tão queridos para os seres humanos podem acabar impactando as hemácias dos gatinhos, o que pode resultar em uma crise de anemia grave e até mesmo gastrite, impactando profundamente o bem-estar do pet.
Chocolate
O chocolate tem uma substância chamada teobromina, que não é digerida corretamente pelos cães e gatos, por isso, é considerado algo que gato não pode comer.
Se o animal acabar consumindo chocolate, poderá sofrer com vômitos, problemas digestivos, convulsão e até mesmo morte. Cuidado!
Leite e derivados
Muita gente ainda tem o costume de oferecer leites e derivados para os gatinhos, mas a verdade é que esse tipo de alimento também pode ser considerado tóxico. Sabe por quê? Porque os gatos têm dificuldade de digerir o leite.
As consequências desse consumo podem ser problemas digestivos como náuseas, vômitos, diarreia e mal-estar geral.
Ossos e espinhas de peixe
Pode ser que esta dica até soe estranha para você, mas, acredite, há quem dê restos de ossos de animais e de espinha de peixe para o gatinho comer!
Acontece que esses “alimentos” são muito rígidos e pontiagudos, o que pode acabar causando a perfuração do intestino do gato, levando-o a problemas sérios de saúde e até mesmo à morte. Cuidado!
Veja mais: Plano de saúde para gatos: Vale a pena? Quais os benefícios?
Esses são apenas alguns exemplos do que gato não pode comer, mas lembre-se de que o ideal é sempre conversar com o veterinário para adaptar a alimentação do seu bichinho, especialmente se ele tem alguma condição específica de saúde.
Opte sempre por rações de qualidade, alinhada à raça, porte, idade e características do gato, respeitando, assim, a saúde do seu amigo de quatro patas.
Cuidados para evitar que o gato coma algo que faz mal
Agora que você sabe o que gato não pode comer, pode surgir outra dúvida: o que podemos fazer para evitar que acidentes aconteçam?
Existem alguns cuidados que podem nos ajudar a evitar que o pet acabe ficando exposto aos alimentos que fazem mal. Veja só:
- Sempre armazene os alimentos em potes herméticos, ou seja, bem vedados. Assim, o pet sequer sentirá o cheiro do alimento;
- Nunca deixe comida exposta sobre a mesa sem a supervisão de uma pessoa, pois o cheiro pode atrair o gato, fazendo-o comer;
- Oriente os seus familiares sobre o que o gatinho pode e não pode comer. Se todo mundo estiver por dentro do assunto, as chances de alguém oferecer inadvertidamente serão menores;
- Armazene os alimentos “perigosos” nas áreas mais altas do armário da cozinha, sempre mantendo esses armários fechados;
- Não dê restos de comida para o animal. Pode ser que não tenha nenhum dos ingredientes que citamos no tópico anterior, mas, ainda assim, podem conter substâncias que os animais não estão preparados para digerir. Não vale a pena correr o risco!
- Sempre ofereça alimentos feitos especificamente para gatos, como rações e sachês, e que sejam recomendados por órgãos competentes.
Fique sempre atento ao que o seu bichinho tem consumido no dia a dia, para protegê-lo de acidentes que podem acabar provocando problemas de saúde graves. E não se esqueça, em caso de contaminação, o pet pode até vir a óbito, por isso, não vale a pena se distrair e correr o risco, concorda?
O que fazer caso o gato coma algo “proibido”?
Se porventura um gatinho seu acabar comendo algo que é considerado proibido, ou seja, que está na lista do que gato não pode comer, a primeira coisa que deve ser feita é manter a calma.
Sabemos que é difícil ficar calmo sabendo que algo está fazendo mal aos nossos amigos peludos, mas o desespero pode atrapalhar na hora de tomar boas decisões.
Por isso, respire fundo e considere alguns pontos de atenção caso seu bichinho coma o que não pode:
1. Não provoque o vômito
Provocar o vômito pode piorar a situação, especialmente se o gato consumir alguma coisa que possa ser relativamente ácida para ele.
Afinal, ele estará causando ainda mis danos para o trato digestivo. Cuidado!
Sempre siga estritamente o que o veterinário disser para você fazer.
Veja mais: Conheça as principais plantas venenosas para cães e gatos
2. Não fique dando líquido excessivamente sem prescrição médica
Dar líquido excessivamente também pode causar um mal-estar danado no pet, atrapalhando, inclusive, a digestão em alguns casos.
Isso pode ser ainda mais perigoso se o líquido oferecido for algo que não seja água!
3. Procure um veterinário
Não espere o tempo passar para descobrir se a situação vai ou não evoluir. Em se tratando de intoxicação, agir precocemente é fundamental.
Se deixarmos o tempo passar, podemos expor o bichinho a uma absorção maior daquilo que lhe fez mal. Portanto, não considere esperar.
Veja mais: Quando levar o cachorro no veterinário?
4. Nunca automedique
Jamais ofereça qualquer tipo de medicamento para o seu bichinho.
Apenas medique de acordo com a prescrição feita por um médico veterinário. Ele é único profissional que possui a capacitação necessária para dizer qual medicamento pode ajudar.
Se o médico veterinário não indicou expressamente um determinado medicamento para o seu gato que comeu algo que não devia, não dê! Você pode acabar contaminando o bichinho e piorando a situação, ao invés de ajudar.
5. Evite receitas caseiras
Não caia na tentação de colocar em prática algumas receitas caseiras, como chás e afins.
Embora algumas dessas receitas possam funcionar em casos específicos, é importante que esse tipo de administração alimentar só ocorra sob orientação de um veterinário.
Caso contrário, dependendo da receita, o risco de contaminar mais do que ajudar é ainda maior. Cuidado!
Fique de olho no que gato não pode comer e proteja o seu bichano das armadilhas alimentares por aí.
Veja agora:
- Veterinária revela as 3 raças de gato com mais problemas de saúde
- Como evitar que o cachorro desenvolva ansiedade de separação
- Lista: 4 raças que os cães chihuahuas se dão bem
O post O que o gato não pode comer de jeito nenhum? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.