Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Os cães sofrem quando outros cães morrem?

Translator

 

Sabe quando a gente fica pra baixo depois de perder alguém especial? Parece que nossos amigos de quatro patas também sentem essa vibe.

Pesquisadores deram aquela investigada e notaram que os cachorros também mudam o comportamento quando um amigão canino deles vira estrelinha.

O grupo da ciência ainda tá meio na dúvida se isso é tipo um luto, mas tá claro que é algo que a gente não pode ignorar.

Segundo a Dra. Federica Pirrone, da Universidade de Milão, nossos dogs são super emotivos e criam laços megafortes com a família toda. Então, se um parceiro deles se vai, eles realmente sentem essa falta e a gente tem que dar aquela força pra eles superarem.

punir o cachorro
Cachorro deitado com olhar triste. Foto: Canva.

E não é só coisa de humano. Desde os elefantes até os passarinhos, muitos bichos mostram que sentem falta dos seus amigos.

Cães sofrem quando outros cães morrem? O que diz a pesquisa?

A pesquisa, publicada na Scientific Reports contou com a ajuda de 426 italianos que contaram como seus pets reagiram à perda de um colega de patas.

E não é que 86% dos tutores viram mudanças nos seus cachorros? Menos brincadeira, menos vontade de comer, mais soneca e um grude maior com os humanos foram algumas das sensações que eles notaram.

E olha, não importa o quanto você seja grudado com seu pet ou trate ele como gente, essas reações são dos cachorros mesmo.

punir o cachorro
Cachorro deitado no chão parecendo triste. Foto: Canva.

Os cientistas acham que essa tristeza dos cachorros pode ser porque a rotina deles foi toda mudada. Principalmente se eles eram daqueles que dividiam tudo, até a comidinha.

Os sentimentos dos humanos também influenciam, viu? Se a gente fica mais triste ou estressado, os doguinhos podem pegar essa energia. Isso mostra o quanto eles são conectados com a gente e como a gente pode afetar eles em momentos difíceis.

A Dra. Pirrone fala que chamar isso de “luto” nos cães é complicado, mas é fato que eles sentem a perda. E essa pesquisa só mostra o quanto a gente precisa entender melhor e dar suporte aos nossos amigos peludos quando eles passam por isso.

Devo mostrar o corpo do meu animal de estimação morto ao meu cachorro sobrevivente?

punir o cachorro
Cachorro triste sentado. Foto: Canva.

Sim, pode ser uma boa ideia mostrar o corpo do seu pet que partiu pro seu cachorro que ficou. Claro, isso é só se não tiver nenhum perigo de contaminação e se você tiver tranquilo pra isso.

Quando seu amigo peludo vê o corpo, pode ser que ele perceba que algo definitivo aconteceu, mesmo que não entenda tudo nos mesmos termos que a gente.

Mas prepara o coração, porque o comportamento do seu cãozinho pode ser meio inesperado. Eles podem não reagir de um jeito que a gente considera “respeitoso”, porque, né, o mundo animal tem suas próprias regras.

E lembra que o cheirinho do pet que se foi vai estar diferente, e isso pode mexer com os sentidos do seu cachorro que ficou. Então, é aquela parada: respeita o tempo e a reação dele, e dá aquele suporte emocional que só um parceiro humano pode dar.

Pensando em aumentar a família canina?

evitar que o cachorro desenvolva ansiedade de separação
Cachorro com carinha de triste. Foto: Canva.

Se você está se perguntando se deve trazer um novo amigo de quatro patas para fazer companhia ao seu cachorro que ficou sozinho, você não está só nessa. Essa dúvida bate na porta de muitos tutores após a perda de um pet. Vamos ajudar você a tomar a melhor decisão:

1. Observe o comportamento do seu cão

Antes de mais nada, preste atenção em como seu cachorro está lidando com a situação atual. Ele parece triste ou desinteressado nas coisas que antes amava? Lembre-se, cada cãozinho é um universo único e a chegada de um novo pet pode ou não ser a melhor jogada agora.

2. Cães sofrem quando outros cães morrem – Tempo é tudo

Não há pressa. O luto é um processo tanto para humanos quanto para pets. Dar tempo ao seu cão para ajustar-se à nova realidade pode ser crucial. Introduzir um novo amigo muito cedo pode ser confuso e estressante para ele.

3. Compatibilidade é a chave

Quando sentir que é o momento certo, considere a personalidade e a energia do seu cão. Um novo pet com um nível de energia muito diferente pode ser mais um desafio do que uma companhia. A ideia é complementar a vida do seu cãozinho, não complicá-la.

4. Cães sofrem quando outros cães morrem – Introduções cuidadosas

Se decidir seguir em frente, lembre-se de que a primeira impressão conta muito. Introduções devem ser feitas em um ambiente neutro e de maneira controlada.

Observar como eles interagem nessas primeiras vezes pode dar uma boa ideia de como será a convivência.

5. Prepare-se para o compromisso

Adicionar um novo membro à família é um compromisso de longo prazo. Além da companhia para o seu cãozinho, pense se você está pronto para as responsabilidades dobradas.

A chegada de um novo pet pode trazer muita alegria e energia nova para a casa, mas é crucial considerar os sentimentos e o bem-estar do seu cão sobrevivente.

Com paciência, observação e um pouco de preparação, você pode tomar a decisão que será melhor para todos os envolvidos. Lembre-se, quando se trata de corações partidos, seja o seu ou do seu pet, o amor e a compreensão são sempre as melhores escolhas

Como posso ajudar meu cachorro em luto?

Quando seu cachorro tá passando por aquele momento megatriste porque perdeu seu parceiro de aventuras, o lance é dar força.

Aqui vão algumas dicas superúteis pra ajudar seu melhor amigo a passar por essa:

  1. Seja o amigo que ele precisa: Fica junto do seu dog e deixa ele sentir que não tá sozinho. Os cães são criaturas que amam uma rotina, então tente manter o dia a dia dele o mais tranquilo possível. Mesmos horários pra ração e passeios, nada de mudar a dieta de repente.
  2. Apoio emocional: Se seu amigão vier procurar aquele aconchego, dá aquele abraço forte. Eles sentem muito quando a galera não tá completa em casa, então um conforto extra é super bem-vindo.
  3. Celebre as alegrias: Dá aquele reforço positivo quando ele tiver de boa, e tenta não dar atenção pra comportamentos que não são legais incentivar. É de cortar o coração ver ele naquela espera eterna pelo parceiro que já partiu, mas tenta distrair ele com brincadeiras ou um passeio bacana.

Lembrando que, seja humano ou animalzinho, a perda bagunça com o coração de todo mundo. Mas a gente se ajuda e sai dessa juntos.

O post Os cães sofrem quando outros cães morrem? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
10 de Julho de 2024

Autor

Autor: 
Handreza Hayran