Estar atento aos sinais de gato com calor é muito importante para conseguir refrescar o bichano e oferecer a ele mais conforto e segurança.
Afinal, o calor excessivo pode fazer mal à saúde, e pode até levar à desidratação em alguns casos.
Por isso, é importante ficar de olho. Mas sem pânico! Neste guia do Portal do Dog, vamos te ajudar a oferecer conforto para o seu pet quando você identificar que ele está com muito calor.
Acompanhe.
Sinais de gato com calor
Os sinais de gato com calor são bem característicos, mas, dependendo do felino, pode ser que você tenha mais dificuldades para conseguir detectar o calor.
Por isso, sempre frisamos a importância de ter uma atenção redobrada. Sempre fique de olho nos comportamentos do bichano, na rotina que ele está seguindo, e assim por diante.
Dessa forma, fica mais fácil detectar quando alguma coisa estiver incomodando ele.
Com essa sensibilidade em mente, vamos agora conhecer os possíveis sinais de gato com calor que você precisa se atentar:
Respiração ofegante
A respiração ofegante é um dos principais sinais de gato com calor. Isso porque, de maneira geral, os gatos tendem a ficar menos ofegante que os cachorros.
Os cães apresentam esse comportamento com mais facilidade, o que faz com que talvez você já tenha visto um cachorro respirando com a boca aberta, não é mesmo?
Mas, no caso dos gatos, isso é mais incomum, e pode ser um indicativo de que ele está com muito calor.
Porém, lembre-se de que esse pode ser um sinal de calor, mas é importante avaliar as outras possíveis causas dessa respiração ofegante, já que ela pode indicar muitas coisas.
Na dúvida, sempre converse com o veterinário.
Veja também: Como fazer caminha para cachorro?
Letargia
A letargia também pode ser um dos sinais de gato com calor. Para que você possa compreender, imagine um dia bem quente. Daqueles que parece que não temos disposição e energia para nada…
Bem, com os gatos acontece algo parecido. Eles podem se sentir sem energia e sem vontade de fazer nada por conta do calor excessivo, assim como nós.
Por isso, se o seu gatinho parece mais “preguiçoso” do que o normal, que tal avaliar a temperatura do ambiente?
E, ah! Lembre-se que a letargia também pode ser sintoma de alguma condição de saúde. Fique sempre atento e caso tenha dúvidas, converse com o veterinário.
Salivação excessiva
A salivação excessiva também pode denunciar um caso de calor. Os gatinhos podem salivar bastante quando a temperatura do corpo aumenta.
Fique atento a esse comportamento e caso a salivação venha acompanhada de outros sintomas, não se esqueça de que a conversa com o veterinário pode ser bastante útil.
Veja mais: A saliva do cachorro transmite doenças? Verdade ou mentira?
Mudanças no modo de caminhar
Os gatinhos também podem mudar a forma de caminhar e se mexer quando estão sentindo muito calor.
Acontece que a alta temperatura o incomoda tanto que pode fazer com que ele ande de um jeito mais engraçado e diferente, digamos assim.
Por isso, é bom ficar de olho nas mudanças de comportamento – e também sempre averiguando se há outros sintomas importantes, que vão além dos sinais de gato com calor.
Procurando ambientes frescos
Talvez este seja um dos sinais mais fáceis de se detectar, não é mesmo?
Afinal, se o gatinho está deitando na pia do banheiro ou dentro do box do chuveiro, pode ser que ele esteja procurando um ambiente mais fresco para descansar.
Nesses casos, se o banheiro o refresca, ótimo! A missão já está praticamente cumprida, concorda?
Veja mais: Gato precisa passear?
Aumento da lambedura
Por fim, outro sinal que pode ser comum em alguns gatos é o de se lamber excessivamente.
Os bichinhos podem tentar equilibrar a temperatura corporal com esse comportamento, por isso, pode acabar se lambendo muito mais do que o normal.
Entretanto, a lambedura também pode ser sinal de outras questões, como alergias, pulgas e parasitas, enfim. Por isso, uma inspeção completa é sempre importante.
O que fazer quando detectar sinais de gato com calor?
Se você analisou o seu amigo peludo e percebeu nele diferentes sinais de gato com calor, descartando qualquer problema de saúde, então é hora de agir!
O calor excessivo pode fazer mal para os gatinhos, especialmente se eles não beberem água na quantidade adequada.
Por isso, é importante considerar ações como:
Ofereça água fresca
O primeiro e mais importante ponto é oferecer água fresca e de qualidade.
Sempre troque a água no pote do seu gatinho. Se houver a possibilidade de ter uma fonte que oferece água corrente, melhor ainda.
Outra dica é colocar blocos de gelo na água, mas sempre trocando por limpa, para ele ter algo mais geladinho para beber.
E ainda, considere expor mais potes de água pela casa, para aumentar a ingestão de água.
Veja mais: Como estimular o gato a beber mais água?
Ventile bem o ambiente
Evite deixar o seu gatinho em um ambiente muito fechado, pois isso pode aumentar o abafamento dentro de casa e fazer com que ele fique com mais calor ainda.
Sendo assim, tente sempre manter uma janela aberta (telada, claro) e permita que correntes de ar entrem no espaço.
Tapetes gelados ou toalhas molhadas
Você sabia que existem tapetes gelados que também podem ajudar? Eles podem ser colocados no freezer para gelar e, depois, você coloca em áreas nas quais o gatinho gosta de deitar.
Por conta do calor, há chances de ele se deitar em cima desses tapetes, refrescando-se e descansando.
Se você não tiver esse tipo de tapete em casa, pode usar toalhas molhadas e “congeladas” no freezer – também costuma funcionar.
Só não precisa encharcar a peça, pois os gatinhos nem sempre gostam de água, não é?
Veja mais: Tapete gelado para cachorro – O que é? Como funciona? Vale a pena?
Cuidado com atividades intensas
Sabemos que brincar com os gatinhos é algo muito divertido, mas, se você percebeu sinais de gato com calor, cuidado com os excessos!
Se ele se exercitar intensamente, poderá aumentar ainda mais a sua temperatura corporal, passando mal em seguida e até sofrendo efeitos do calor excessivo, ok?
Nessas situações, prefira atividades que sejam mais tranquilas e mais leves, sem forçar a barra.
Refrigere o ambiente com ventilador
Por fim, além de deixar as janelas abertas, se possível, considere usar um ventilador no ambiente. Ele poderá ajudar a deixar o espaço mais aconchegante.
Além disso, o gatinho poderá se deitar na frente do ventilador, para descansar no fresquinho.
Esperamos que este conteúdo te ajude a aumentar o conforto do seu pet. E lembre-se, se você notou sinais de gato com calor junto com outros sintomas estranhos, converse com o veterinário, pois pode ser algo além do calor.
Afinal, muitos dos sinais aqui apresentados, quando associados a outros sintomas, podem ser indicativos de que algo não está indo muito bem com o nosso amigo peludo.
Fique atento nesse sentido, ok? Até mais!
Veja mais: Quanto tempo vive um gato? Veja fatores que podem influenciar nisso
O post Sinais de gato com calor – e o que fazer! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.