É comum se perguntar como os gatos se comunicam, afinal, todo tutor tem curiosidades sobre o seu pet.
Os gatos são animais muito inteligentes e espertos e, apesar de não parecer, eles se comunicam muito entre sua espécie.
Por serem animais bem mais tranquilos e pouco agitados, nem parece que os gatos são comunicativos, mas eles são, e as formas com que fazem isso são muito legais.
Portanto, hoje, o Portal do Dog vai te contar como funciona a comunicação dos gatinhos. Venha com a gente!
Como os gatos se comunicam?
Misteriosos, inteligentes, indiferentes, fofos ou brincalhões, muitos adjetivos podem descrever um gato.
Eles podem ser vistos de diversas formas por muitos tutores, o jeito dos gatinhos desperta curiosidade entre os gateiros.
Cada gato tem seu jeitinho de ser, e cada um deles tem sua própria personalidade. Inclusive, o que não falta nos gatos é personalidade!
Alguns são extremamente brincalhões, outros são bem quietinhos, tem gato que é muito arisco e desconfiado, outros são tão doces e amáveis.
Assim sendo, não importa o gato que você tem, se é de raça ou o famoso “vira-lata”, cada um vai ter seu jeitinho de ser.
Entretanto, se tem uma coisa que une os gatinhos, que os tornam parecidos, é a comunicação.
Os gatos têm um jeito bem especial e curioso de se comunicar, seja entre eles mesmos, com outros animais ou com seus tutores.
Sabe o que é mais legal? Todos os gatinhos podem se comunicar da mesma maneira e ainda assim terem seu jeito único de fazer isso.
Portanto, se você já desejou saber como os gatos se comunicam, saiba que são de formas que talvez você nunca tenha imaginado.
Veja mais: Como prevenir vermes no cachorro?
Eles se comunicam comumente por meio dos sons que eles emitem diariamente, seja o ronronar, miado ou rosnado. Essa é a forma mais comum de comunicação dos gatos.
Porém, além disso, sua linguagem corporal influencia muito na sua comunicação. Assim como nós, os gatos também utilizam gestos para se comunicar, seja expressões faciais ou movimento com as patas, cabeça e muito mais. Interessante, não é?
Porém, apesar de serem muito comunicativos, nem sempre os tutores conseguem compreender o que o gato quer dizer. Mas não se preocupe se isso acontece com você, é normal, afinal, nem sempre vamos conseguir entender tudo.
No geral, com o passar do tempo, vamos conseguindo compreender melhor o que o gatinho está tentando nos dizer, e a convivência ajuda muito, o importante é sempre tentar ao máximo observar para entender o gato.
Tipos de comunicação mais comuns nos gatos
Agora você já sabe como os gatos se comunicam no geral e que a forma de comunicação mais utilizada por eles são os sons.
Porém, existem muitas outras formas e tipos de comunicação. Inclusive, alguns eles utilizam para se comunicar conosco, e outras formas são utilizadas para se comunicar com outros pets.
Enfim, os gatinhos são animais de tamanha inteligência que sabem bem em quais situações cada tipo de comunicação vai se encaixar.
Leia mais: Pet Friendly: o que você precisa saber para uma convivência harmoniosa
Portanto, conheça agora os tipos de comunicação mais comuns nos gatos, assim você poderá compreender um pouco mais sobre esses pets. Veja:
Comunicação vocal
Como os gatos se comunicam pode ser um ótimo questionamento a se fazer no dia a dia, afinal, sempre queremos conhecer mais nossos pets.
E uma forma muito comum de comunicação é por meio da vocalização. Como te falamos antes, os miados, rosnados e o ronronar são as formas mais comuns de se comunicar.
Sabe quando o gato não está confortável com a presença de alguém ou algum animal? Ele pode começar a rosnar.
Essa é uma forma bem clara do gatinho dizer “Ei, não estou satisfeito com sua presença aqui”.
Já o miado pode ser utilizado para dar algum alerta para seus tutores, seja para algo bom ou ruim, dentre muitas outras funções.
Por fim, o ronronar, aquele barulhinho dos gatos que é tão gostoso de ouvir que nos acalma, pode ser uma forma do gatinho mostrar que está bem e confortável.
Portanto, cada barulho que o gato faz poderá significar algo diferente, trouxemos alguns exemplos para ilustrar, mas vai muito além do básico.
Veja mais: 10 Brinquedos para estimular a Inteligência dos Cães
Linguagem corporal
A linguagem corporal do gato pode dizer muito sobre como ele se sente, sabia disso? Sim, os gatinhos podem demonstrar muito o que estão pensando por meio do seu jeito de se portar.
Assim sendo, os gatinhos podem mexer a cauda, fazer expressões faciais em determinadas situações, ter uma postura corporal diferente quando algo os incomoda e chama atenção, etc.
Portanto, em cada nova situação a expressão corporal do seu gatinho pode mudar, seja em situações de alegria, estresse, desconfiança ou medo.
Comunicação olfativa
Outra forma como os gatos se comunicam é por meio dos cheiros que deixam nos locais por onde andam. Curioso, não é?
O mais comum é que os gatos urinem nos locais para marcar território, para mostrar a outros animais, principalmente outros gatos, que lá já tem quem mande.
Além disso, eles cheiram, se esfregam, arranham, tudo isso para gerar uma comunicação olfativa.
Confira também: Coisas que você não deve fazer com gatos!
Comunicação tátil
Por fim, temos a comunicação tátil, na qual os bichanos utilizam lambidas, carinhos, arranhões, se esfregam, tudo isso para se comunicar.
É bem comum que os gatinhos que estão tentando chamar atenção de seus tutores ou até mesmo querendo atenção deles, optem pela comunicação tátil.
Portanto, eles podem dar o famosos “lambeijos” em você para chamar sua atenção, para procurar por carinho e muito mais.
É super interessante saber como os gatos se comunicam, não é mesmo? Eles são animais muito inteligentes e ótimos em comunicação. Então, para você compreender o que eles querem te dizer, basta ter atenção e observar seu bichano.
Veja mais: Veterinária explica por que não é recomendado dar banho em gato
O post Como os gatos se comunicam? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.