Você quer conhecer curiosidades sobre cachorros de grande porte? Nós podemos te apresentar algumas super legais!
Esses grandões são cheios de particularidades que encantam a qualquer um, além da beleza óbvia.
Os cachorros de grande porte são animais surpreendentes para além da sua aparência física.
É por isso que hoje vamos te contar, aqui no Portal do Dog, 4 curiosidades sobre cachorros de grande porte que vão te surpreender. Confira!
Sobre os cães de grande porte
Os cachorros de grande porte, com toda certeza, chamam muita atenção, principalmente pelo seu tamanho, é claro. Mas esses cachorros podem ter muitas outras características que podem fazer com que você se encante muito por eles.
A princípio, é necessário saber que cachorros de grande porte não são o tipo de bicho que qualquer pessoa pode criar. Por conta do seu tamanho, esse pet pode ter mais exigências, que nem todo mundo está preparado para cumprir.
E não falamos só em questões financeiras, isso conta muito, mas nem todo mundo está pronto, por exemplo, para proporcionar uma rotina de exercícios que esses cachorros precisam.
Assim, os cachorros de grande porte têm necessidades maiores que os cachorros de médio ou grande porte. Como por exemplo, um cachorro grande vai precisar consequentemente de mais comida, para poder ter energia durante o dia.
Além disso, eles precisam de mais cuidado com a saúde, pois geralmente cachorros grandes podem ter alguns problemas genéticos ligados ao seu tamanho.
Também, esses cachorros precisam mais de exercícios físicos que outros animais, eles são maiores, normalmente mais fortes e assim necessitam dos exercícios para manter seu corpo em forma e saudável.
Veja mais: Cachorro lambendo a pata: o que isso pode significar?
E o ponto principal é que os cachorros de grande porte precisam de espaço para viver bem, eles podem não se adaptar em espaços pequenos, principalmente se não houver enriquecimento ambiental.
Então, se você mora em um apartamento ou em uma casa muito pequena, já saiba que os cachorros de grande porte vão precisar de muitos cuidados e exercícios para lidar bem com isso.
Eles precisam de bastante espaço para ficar à vontade, brincar e também relaxar. Uma casa com quintal cercado é perfeita para eles.
4 curiosidades sobre cachorros de grande porte
Além dessas observações sobre a criação desse pet que citamos anteriormente, podemos ressaltar que esses bichinhos são companhias excelentes e, se bem cuidados, podem se tornar grandes amigos do seu tutor.
No mais, vamos te apresentar 4 curiosidades sobre cachorros de grande porte, para que você possa conhecer bem mais sobre esses bichinhos. Veja abaixo:
1. Expectativa de vida
Essa é uma das curiosidades sobre cachorros de grande porte que não é tão agradável, mas necessária de saber caso você deseje adquirir um.
Os cachorros de grande porte não tem uma expectativa de vida alta, na verdade, a expectativa de vida deles pode ser bem menor do que a dos cachorros pequenos ou de médio porte.
Cachorrinhos pequenos vivem bem mais, o Shih Tzu, que é um cachorro de pequeno porte, por exemplo, pode viver de 12 a 16 anos.
Já o Terra Nova, que é um exemplo de cachorro de grande porte, tem sua expectativa de vida mais reduzida, variando em torno de 9 a 10 anos.
Mas é claro que a idade que um cachorro vive pode ser muito variável, isso vai depender dos cuidados que ele recebe durante a vida e também se ele desenvolve ou não doenças durante sua vida.
Isso é válido para todo cachorro, se bem cuidados podem viver mais tempo do que a sua expectativa. Entretanto, no geral, os cachorros de grande porte vivem bem menos que os de pequeno porte.
Leia mais: Como ajudar Seu Gato a Perder Peso
Os cães de grande porte têm um desgaste bem maior do seu corpo, justamente por conta do seu crescimento que é bem maior.
Mas lembre-se, isso é muito variável, o tempo que ele vive pode depender de inúmeros outros fatores além do seu tamanho.
De todo modo, sempre converse com o veterinário para ter mais clareza quanto a isso.
2. Necessidade de exercício
Todo cachorro necessita de exercícios físicos, sejam eles mais leves ou mais intensos. Os exercícios fazem muito bem a saúde dos pets, é fundamental para eles terem uma boa qualidade de vida.
Porém, existem algumas raças de cães que não suportam muitos exercícios, como é o caso dos cães braquicefálicos, justamente por conta dessa sua condição. Eles podem se exercitar, mas sempre com moderação.
Já os cachorros de grande porte são os que mais necessitam de exercícios físicos, eles têm necessidade disso.
Eles são grandes, normalmente têm mais energia, são mais dispostos e seu corpo pede mais por exercícios, por isso, para eles, o exercício é indispensável.
Portanto, cães de grande porte precisam de exercícios, justamente para se manterem mais saudáveis, dispostos e evitar doenças que podem ser desenvolvidas por conta da falta da prática de exercícios e má alimentação, como é o caso da obesidade e da diabetes.
Sendo assim, se você deseja adotar um grandão, lembre-se disso, ok?
Veja mais: 10 curiosidades sobre o Schnauzer Miniatura
3. Raças protetoras
Uma curiosidade sobre cachorros de grande porte é que eles são animais bem mais protetores. Eles foram comumente desenvolvidos para serem cães de serviços, então, trabalhavam com proteção, caça ou no pastoreio.
Era bem comum, antigamente, que os cães fossem utilizados para esses tipos de serviço. Então, à medida que as raças foram evoluindo, elas foram alimentando cada vez mais o instinto de proteção.
Justamente por terem sido criados para isso, os cães de grande porte são bem mais protetores. Como é o caso do Dobermann e do Pastor Alemão.
Portanto, esses cães são geralmente leais, companheiros, fiéis e muito protetores. Tentam proteger sua família a todo custo. Essa é uma característica bem forte nos cachorros de grande porte.
4. Desafios de saúde
Como é de se imaginar, os cachorros de grande porte podem enfrentar diversos desafios relacionados à sua saúde.
Problemas cardíacos, displasia de quadril, torção gástrica e doenças ósseas são os tipos de problemas mais comuns que podem aparecer em cachorros de grande porte.
Por conta de seu tamanho, eles podem ter mais pressão nos seus ossos, facilitando os problemas e doenças ósseas.
As visitas regulares ao veterinário podem ajudar a tratar desses problemas com mais facilidade.
Uma boa alimentação, rica em fibras, vitaminas e minerais e também bons exercícios podem ajudar a combater esses problemas.
Lembre-se, seu amigo precisa de cuidados especiais sempre! E não se esqueça, também, que as recomendações profissionais devem ser sempre seguidas.
Os profissionais conhecem melhor esses amigos, e podem te orientar quando o assunto for aumentar a qualidade de vida do seu cachorro. Considere isso!
Gostou de conhecer as curiosidades sobre cachorros de grande porte? Eles podem ser desafiadores, mas com os cuidados certos, eles são companhias incríveis!
Leia mais: Cinco dicas de especialistas para evitar que o seu gato fuja de casa
O post 4 curiosidades sobre cachorros de grande porte apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.