Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

5 sinais de que seu cachorro está comendo demais

Você sabe quais são os sinais de que seu cachorro está comendo demais? É importante se atentar a eles. 

Um cachorro deve ter sua alimentação regulada, com as porções certas todos os dias, que vão de acordo com seu tamanho e com as necessidades do seu corpo.

Quando o cão não está se alimentando da maneira adequada, ou seja, se ele está comendo demais, poderá acabar desenvolvendo inúmeras doenças causadas pelo sobrepeso. 

Portanto, é interessante que você conheça os sinais de que seu cachorro está comendo demais para que possa intervir o quanto antes. Confira-os neste guia do Portal do Dog!

sinais de que seu cachorro está comendo demais
Cachorro indo comer no pote cheio de ração. Foto: Canva.

5 sinais de que seu cachorro está comendo demais

Os cachorros são animais que possuem mais energia, logo, comem bem mais, atendendo assim suas necessidades diárias. 

É comum que a dieta de um cachorro conte com pelo menos 2 refeições ao dia, isso para cães jovens e adultos. Cães filhotes podem comer mais vezes ao dia, e os cães idosos de 2 a 3 vezes ao dia, dependendo de sua demanda. 

Não é regra, cada cachorro deve ser alimentado conforme as necessidades dele, como seu tamanho, já que cachorros grandes precisam de mais alimentos do que cachorros pequenos. Porém, sempre tem aqueles cachorrinhos que ultrapassam os limites e comem mais do que necessário para eles. 

Assim sendo, veja alguns sinais que separamos e avalie se o seu cachorro está comendo demais. Lembre-se de procurar um veterinário sempre que necessário, beleza? Confira os sinais abaixo: 

1. Ganho de peso visível

Um dos mais comuns sinais de que seu cachorro está comendo demais  é o ganho de peso visível. Quanto mais o cachorro come, mais ele vai ganhar peso, certo? Esse é um dos sinais mais claros possíveis. 

Quando os cachorros praticam exercícios, comem só o adequado e gastam energia durante o dia, não notamos o ganho de peso dele, na verdade ele fica com um tamanho ideal. 

Porém, quando ele está comendo em excesso e, principalmente, não está realizando atividades físicas, é bem comum notar o ganho de peso dele. 

sinais de que seu cachorro está comendo demais
Cachorro feliz com seu pote de comida. Foto: Canva.

Nesses casos, quando eles comem demais é possível notar uma camada de gordura que está presente pet aumentar. Ou seja, não conseguimos mais ver suas costelas, o que antes poderia ser visível, ele vai ficando mais corpulento. As mudanças no corpo do cão são bem visíveis quando ele vai ganhando peso. 

Veja mais: Como superar a perda de um cachorro: estratégias de cura emocional

2. Falta de energia

Outro sinal bem comum quando o cachorro anda mais comendo mais do que o ideal para ele é a falta de energia. 

É comum que os cães mais enérgicos comam mais, porém, com uma alimentação excessiva, o cachorro pode se sentir mais lento, mais pesado, mais sonolento e, logo, sem energia. 

Isso é algo com que você deve se atentar, afinal, essa falta de energia faz com que o cão queira passar mais tempo em casa e deitado do que passeando ou praticando exercícios físicos. 

Logo, sem a prática de exercícios, com a falta de energia e a alimentação em excesso, o seu cão pode acabar desenvolvendo problemas de saúde perigosos. 

Assim sendo, se você notar a falta de energia no seu cachorro, pode ser que ele esteja comendo em excesso e você nem percebeu. Converse com o veterinário sobre isso, combinado?

3. Problemas digestivos

Os problemas digestivos são outros sinais de que seu cachorro está comendo demais. Um cachorro que está comendo em excesso pode desenvolver muitos problemas digestivos o que ocasiona outras questões de saúde também. 

O seu cachorro pode começar a apresentar vômitos, diarreia e gases com mais frequência que antes. Isso significa que o sistema digestivo do cachorro está sobrecarregado por tanta comida e está tentando funcionar da melhor forma possível. 

sinais de que seu cachorro está comendo demais
Cachorro comendo. Foto: Canva.

Então, se sem causa aparente o seu cachorro anda vomitando demais, está dando muita diarreia e tem mais gases, pode ser que ele esteja comendo demais e isso está prejudicando sua saúde digestiva. 

Não espere o tempo passar. Ao notar esses sintomas, procure o médico veterinário.

Veja também: O que causa a turvação dos olhos em cães?

4. Fome excessiva

É de se pensar que um cachorro que está comendo demais não sinta fome, não é mesmo? 

Porém, quanto mais o cachorro come, mais ele é estimulado a comer, quedas e picos de açúcar acontecem com mais frequência em seu corpo, daí o cachorro busca por mais e mais comida. 

Isso pode parecer impossível, não é? Mas quanto mais o cachorro come, mais ele vai querer comer, o corpo começa a se acostumar com grande quantidades de alimento e vai sempre querer mais. 

Isso é bem perigoso, já que assim ele pode desenvolver a obesidade canina, uma doença não tão fácil de se tratar. 

5. Dificuldade em se movimentar

A dificuldade de se movimentar também faz parte dos sinais de que seu cachorro está comendo demais. 

Um cachorro que come demais acaba ficando com sobrepeso e animais com sobrepeso apresentam uma certa dificuldade na locomoção. 

Isso pode dificultar e muito o dia a dia do cachorro, afinal, se ele não conseguir se locomover direito, vai ser difícil colocá-lo para praticar exercícios. 

O ideal aqui é insistir nos exercícios com ele, regular a alimentação e procurar um veterinário para te ajudar. 

Veja mais: 10 raças de cachorros menos conhecidas que vão te surpreender

sinais de que seu cachorro está comendo demais
Cachorro roendo um osso. Foto: Canva.

O que fazer ao perceber os sinais?

Os cães devem seguir uma quantidade certa de alimento por dia, sem ultrapassar o tanto de fibras e vitaminas a serem consumidas. Isso é muito importante pois o excesso de comida em um dia pode causar problemas de saúde, como, por exemplo, a obesidade. 

Você já ouviu falar na obesidade canina? Essa é uma doença causada pelo excesso de gordura no corpo. Essa doença ocorre quando o cão se alimenta em excesso e não realiza a prática de exercícios físicos. 

Essa é uma doença perigosa e deve ser tratada com atenção, pois seu cachorro pode desenvolver muitos outros problemas junto dela. 

E a principal maneira de evitar o sobrepeso no cão é regulando a alimentação dele, sendo que isso pode ser feito com o auxílio do médico veterinário. O veterinário vai observar como anda a saúde do seu cachorro e vai avaliar quais são as necessidades alimentares dele, levando em consideração sua raça, seu tamanho, seus gastos de energia durante o dia a dia e muito mais. 

Assim, poderá te ajudar a promover mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para o seu bichinho, sempre se baseando no que ele realmente deve receber no dia a dia.

Afinal, cada pet é único e merece ser cuidado dessa forma, com respeito às suas características únicas! Tenha isso sempre em mente e sempre observe seu amigo peludo. E ao perceber alguns dos sinais que citamos, procure orientação do veterinário, combinado?

Se atente aos sinais de que seu cachorro está comendo demais, tome cuidado com as doenças causadas pelo excesso de alimentação e consulte um médico veterinário regularmente!

Leia mais: Veterinário revela as 5 raças de cachorros que nunca teria em casa

O post 5 sinais de que seu cachorro está comendo demais apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
23 de Setembro de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos