Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

5 sinais de gato marcando território e como evitar

O gato marcando território, ainda mais dentro de casa, pode ser motivo de muita dor de cabeça para os tutores. 

Gatos são animais muito territorialistas, e fazem de tudo para demonstrar que mandam naquele local. Eles podem querer marcar território sempre que se sentirem ameaçados por algo ou por alguém. 

Recomenda-se que esse hábito territorialista seja evitado dentro de casa, já que o gatinho pode estragar os itens que você tem em casa. Mas como identificar esse comportamento e o que fazer?

Hoje, o Portal do Dog vai te contar quais são os sinais de gato marcando território e te ensinar a como evitá-los. Confira!

gato marcando território
Gato caminhando no muro. Foto: Canva.

5 sinais de gato marcando território – E como evitar

Os gatos são animais muito territorialistas, até mesmo os fofinhos gatinhos domésticos. É difícil imaginar, mas os bichanos gostam de dominar sua área. 

Territorialistas, exímios caçadores e que mantêm comportamentos naturais, os gatos são animais incríveis. É bem comum vermos os gatinhos sempre deitados e relaxando, eles amam fazer isso por horas e horas no dia. 

Além disso, os gatinhos domésticos recebem alimento e água de seus tutores, têm uma vida de rei, mas ainda assim mantêm seus instintos. Mesmo com todo o processo de domesticação, os gatos ainda permanecem grandes territorialistas. 

Por conta desse comportamento territorialista, é bem comum que os gatos ainda marquem território. Eles podem fazer isso por inúmeras razões diferentes, como afastar outros animais, defesa, instinto de sobrevivência e muito mais. 

Confira também: Vale a pena cozinhar a comida do seu cachorro?

Infelizmente, esses comportamentos podem destruir objetos, além de que o pet pode querer fazer xixi pela casa inteira e em locais inadequados. Mas como detectar esses sinais e o que fazer quando passam dos limites? A seguir, vamos conversar um pouco mais sobre gato marcando território:

1. Fazer xixi em locais inadequados

gato marcando território
Gato marcando território no quintal. Foto: Canva

Um dos principais sinais de gato marcando território é o xixi em locais inadequados. 

Sabemos que os gatinhos são animais bem higiênicos e realizam suas necessidades sempre na sua caixa de areia. Porém, quando estão tentando marcar território, realizam a chamada “pulverização da urina”. 

Eles liberam a sua urina em diversos locais diferentes pela casa, principalmente em paredes. Eles fazem isso para mostrar que, naquela casa ou naquele local, já existe um gato no comando. 

Esse é um típico comportamento territorialista no qual o gato faz o xixi nos locais inadequados para se comunicar com outros animais e mostrar que aquele território é seu.

2. Arranhões em objetos

Outra forma que os gatos têm de marcar território é arranhando objetos pela casa. 

Os arranhões servem para que outros animais vejam que ali já tem um dono no território. 

Além disso, quando arranham algum objeto, os gatos acabam deixando seu odor neles, assim também demonstrando que aquele território é dele. 

Leia mais: Os cães podem comer purê de batata?

3. Esfregar a cabeça ou corpo

Os gatos se comunicam muito por meio do cheiro de deixam nos objetos ou nas pessoas quando se esfregam. Inclusive, você já deve ter visto o seu gatinho passando a cabeça ou o corpo em objetos, ou até mesmo em você. 

Ele faz isso para que o cheiro dele fique nos locais onde ele se esfregou, deixando assim um aviso para outros animais da presença dele. 

As glândulas de odor que o gato tem presente no corpo liberam o cheiro do animal nos objetos quando ele se esfrega. 

gato marcando território
Gato com carinha de desconfiado. Foto: Canva.

Assim sendo, o bichano se esfrega e marca seu território para que outros pets entendam a importância da sua presença ali. 

4. Vocalizações intensas

A vocalização intensa, ou o miado excessivo, como preferir chamar, também é um sinal de gato marcando território

Os gatos podem fazer isso para mostrar a outros animais, principalmente a outros gatos presentes, que ele está ali. 

É bem comum que isso ocorra quando os gatos estão na fase do cio, eles podem fazer isso para afastar “adversários”, ou seja, outros gatos que querem o mesmo que ele. 

Veja mais: Os cuidados com cães em dias quentes

5. Mudança no comportamento 

Por fim, os gatos podem mudar seu comportamento quando estão marcando o seu território. 

Eles podem ficar bem mais agressivos, irritados, eles ficam na defensiva, podem querer morder ou arranhar alguém e arrumar briga com outros gatos. 

Essa mudança no comportamento é bem mais comum em gatos que não são castrados, pois eles vivenciam a época do cio das fêmeas e, nessa época, os gatos ficam bem mais territorialistas. 

Portanto, se o seu gatinho tiver essa mudança de comportamento, principalmente na presença de outros animais, é bem possível que ele esteja tentando marcar seu território. 

Veja mais: Gatos saudáveis podem comer ração para diabéticos? Veja a Resposta!

gato marcando território
Gato caminhando ao ar livre. Foto: Canva.

Como evitar quando o comportamento é problemático?

Para evitar esse tipo de comportamento de gato marcando território, é preciso que os tutores tenham muita paciência. 

Os gatinhos são naturalmente territorialistas e não é fácil mudar um comportamento que é natural deles. 

Mas você poderá tentar algumas ideias de como evitar esse comportamento dentro de casa. 

Veja algumas dicas: 

  • Castração: Gatos castrados tendem a ser menos territorialistas;
  • Oferecer estímulos adequados: Quando tem distrações em casa e uma boa gatificação, os gatinhos podem marcar menos o território;
  • Manter sua casa sempre tranquila: Uma casa calma e que não possui um grande trânsito de animais estranhos e pessoas é mais agradável para o gato;
  • Evite mudanças repentinas: Essas mudanças podem causar muito estresse no animal e desencadear o comportamento territorialista;
  • Visite um veterinário se achar necessário: O médico veterinário pode te ajudar com dicas para mudar esse comportamento no seu bichano.

Agora você conhece os sinais e as principais dicas, aplique-as em casa e não esqueça de procurar um médico veterinário para mais orientação sempre que for possível. Boa sorte!

Confira também: E o caramelo? Conheça o fiapo de manga, novo vira-lata “viral”

O post 5 sinais de gato marcando território e como evitar apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
11 de Outubro de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti