Você tem um cachorro carente demais em casa e não sabe o que fazer? Que tal ver nossas dicas no artigo de hoje?
Cachorros são animais muito carinhosos, grandes companheiros e amigos para todas as horas.
Porém, todo esse companheirismo e carinho pode ultrapassar os limites e se tornar uma carência.
De início, a carência do animal pode parecer algo fofinho e engraçadinho para alguns tutores, mas quando evoluem, podem se tornar um grande problema, que, inclusive, gera sofrimento para o pet.
Portanto, acompanhe mais este guia do Portal do Dog para saber o que pode ser feito quando o cachorro é carente demais.
Cachorro carente demais: o que fazer?
Para os tutores apaixonados, não existe nada melhor do que abraçar, brincar e fazer carinho no seu pet ao chegar em casa após um longo dia de trabalho.
Os cachorros amam quando finalmente veem seus tutores chegando, então, pulam neles, brincam, latem e fazem aquela bagunça, tudo isso para demonstrar a saudade que sentiram.
Esse tipo de comportamento faz com que nós, tutores, nos sintamos amados pelos nossos cachorrinhos. Quem não gosta de se sentir assim, não é mesmo?
Porém, esse tipo de comportamento e reação do nosso cão em demasia, quando chegamos em casa, pode estar ligado a um problema: a carência.
É super normal que os cães queiram nos recepcionar e brincar conosco, porém, quando em excesso e de forma desproporcional, isso pode ser a ansiedade agindo no corpinho do seu cachorro.
Um cachorro ansioso normalmente é bem mais carente, ou seja, eles sofrem o dia todo com nossa ausência e, quando chegamos, eles acabam tendo muitos picos de energia por conta da saudade.
Apesar de ser um comportamento bem comum, ele não é nenhum pouco saudável para o cachorro, ainda mais se reforçamos esse comportamento.
Veja mais: Os gatos ficam entediados? 6 sinais e como consertar isso
Quando reforçamos o comportamento carente do nosso cachorro, acabamos deixando as portas abertas para problemas ainda mais sérios, como a ansiedade pela separação.
Os cachorros, quando são carentes por nossa atenção, acabam chorando demais, uivam e também latem demais quando não podemos dar a atenção que ele deseja.
Portanto, esse cachorro carente demais pode ter dificuldades quando precisar se separar dos tutores por algum período, por mais curto que seja.
Quer saber como agir? Veja algumas dicas que podem ajudar:
1. Estabeleça uma rotina
Ter um cachorro carente demais em casa pode ser resultado da falta de uma rotina sólida.
Ter uma rotina, de preferência desde que o cachorro é filhote, pode ajudar muito com que ele não cresça carente.
Se o cachorro tem a oportunidade de procurar a sua atenção o tempo todo, e sempre a recebe quando te procura, sem nenhum tipo de rotina para brincar, comer, passear e descansar juntos, ele pode se tornar mais carente.
Então, se desde pequeno vocês tiverem uma rotina, na qual o cachorro possa compreender quais horários do dia serão dedicados a ele, ele poderá ser menos ansioso e carente.
Mas, se ele já for adulto, não se preocupe! Nunca é tarde para começar bons hábitos, e ainda dá tempo de construir uma boa rotina, na qual seu cachorro está incluído, é claro. Uma rotina sólida, com horários bem definidos para as interações, pode ajudar o seu cachorro a ser menos carente e menos ansioso por atenção.
2. Incentive a independência
É muito importante que você esteja sempre incentivando a independência do seu cachorro.
É fato que, um cachorro independente, que sabe ser autossuficiente, que não necessariamente precisa de você para tudo, é menos carente.
Por isso, para diminuir o estado de carência do cão, é preciso influenciá-lo a ser mais independente no dia a dia.
Aos poucos, vá deixando seu cachorro sozinho um tempo, brincando ou relaxando. Todos os dias, dê esse momento ao cão para que ele aproveite a própria companhia.
Assim, o seu cachorrinho vai passar a entender que é possível ficar sozinho por um tempo, diminuindo assim sua carência.
Leia mais: O que fazer quando seu cachorro fica com soluços?
3. Ofereça enriquecimento ambiental
Muitos cachorros carentes demais são assim por que não têm um bom enriquecimento ambiental em casa.
Um enriquecimento ambiental consiste em um espaço criado para atender às inúmeras necessidades do animal.
Portanto, é legal que, na sua casa, exista um espaço apropriado para o cão relaxar, com brinquedos interativos, jogos divertidos, locais para uma soneca e muito mais.
Lembre-se, um ambiente enriquecido pode deixar o seu cachorro mais ocupado durante o dia a dia. Ele poderá se divertir sozinho mais vezes e logo poderá saber como ficar sozinho sem se sentir ansioso ou nervoso.
Veja mais: Será que você é um tutor responsável? Confira alguns pontos
4. Dê atenção de maneira controlada
O excesso de atenção pode deixar o seu cachorrinho muito mais carente do que você imagina.
Para construir uma relação saudável com seu cachorro, sem ansiedade e muito menos carência, é preciso oferecer a atenção de maneira controlada.
Por exemplo, quando você chega em casa e seu cachorro corre para você e faz aquela recepção, são nesses momentos que você deve se controlar e não reforçar esse comportamento.
O ideal aqui é ir com calma, cumprimentar ele de forma mais leve e tranquila, sem grandes recepções.
Assim, o cachorro vai passar a controlar mais os próprios ânimos e sentir menos carência de atenção.
Portanto, dê atenção de maneira controlada e assim os ânimos do seu cão poderão vir a ser controlados.
Veja também: O que fazer quando seu cachorro fica com soluços?
Boa sorte na sua missão!
É importante ser controlado e calmo perto de um cachorro carente demais, justamente para não reforçar um comportamento ansioso.
Se você ainda tiver dúvidas do que fazer sobre seu cão carente, vale a pena buscar orientações de um profissional.
Afinal, seu amigo de quatro patas pode ter essa característica por outros motivos, que exigem acompanhamento de um profissional para entender o comportamento do pet e assim alcançar uma rotina que seja mais saudável para vocês dois.
Lembrando que apenas reforçar essa carência pode ser prejudicial para a saúde mental do pet, além de que pode comprometer a rotina dos tutores, que terão um amiguinho querendo atenção constante enquanto que, no dia a dia, sabemos o quanto isso não é possível.
Esperamos que este guia possa te ajudar nesse objetivo!
Confira também: Cachorro entra em padaria, furta bolo e sai de mansinho
O post Cachorro carente demais: o que fazer? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.