Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

O que é o olho de cereja nos cães?

Uma condição que pode afetar os cachorrinhos e é facilmente confundida com outras doenças oculares, como a conjuntivite, é o olho de cereja em cães.

Porém, apesar de possuir sintomas semelhantes ao de uma simples conjuntivite, pelo menos inicialmente, essa doença evolui de forma diferente. 

No artigo de hoje do Portal do Dog, vamos conhecer mais sobre o olho de cereja nos cães, seus sintomas, causas e tratamentos. Acompanhe!

olho de cereja
Cachorro com olho de cereja. Foto: Canva.

O que é o olho de cereja nos cães?

O prolapso da glândula na terceira pálpebra, conhecida popularmente como olho de cereja, é uma doença ocular que pode atingir os nossos doguinhos. 

Essa doença, inicialmente, pode se assemelhar com outras doenças oculares, seus sintomas iniciais lembram muito a tão conhecida conjuntivite. 

Porém, nesse caso, ocorre um prolapso da glândula, ou seja, a glândula da terceira pálpebra salta para fora do olho do cão. 

Quando ocorre esse prolapso, uma espécie de bolinha surge no canto do olho do seu cachorro. 

Essa condição possui esse nome, olho de cereja, porque essa bolinha que se forma se assemelha muito a uma cereja. 

Quando ocorre esse prolapso, a glândula na terceira pálpebra, sendo esta última responsável pela produção de lágrimas, fica exposta, prejudicando assim a lubrificação ocular do cachorro.

Essa não é uma condição tão comum, porém, muitos cachorros podem tê-la, por isso, é importante conhecer e consultar um médico veterinário.

Veja mais: Como o gato enxerga o ser humano? Algumas hipóteses

Essa doença pode atingir qualquer cachorro, mas existem algumas raças que são mais propensas do que outras. Elas são: Cocker Spaniel, Buldogue Francês, Boxer e outros. 

Ter predisposição não significa que obrigatoriamente seu cachorro vai ter essa condição, mas é importante sempre ficar de olho, ok?

olho de cereja
Cachorro com olho de cereja. Foto: Canva.

O que causa o olho de cereja em cães? 

Com certeza, muitos tutores ficam curiosos para saber o que pode causar olho de cereja em cães. 

Porém, é importante que você tenha em mente que não se sabe ao certo o que pode causar essa condição em cachorros. 

Mas, algumas hipóteses são levantadas sobre o que pode causar o olho de cereja em cães. Entre elas, a mais provável é a de que seja uma questão genética e hereditária em algumas raças.

Também, o olho de cereja pode surgir por conta de ressecamentos na região ou até mesmo por conta de alguma má formação. 

Entretanto, não é nada confirmado, são apenas algumas hipóteses, o ideal é que você sempre consulte o médico veterinário para maiores informações. 

Quais os sintomas de olho de cereja em cães? 

Como comentamos anteriormente, o olho de cereja pode se assemelhar e muito a outras doenças oculares. 

Ele se assemelha por conta de sintomas muito parecidos, entretanto, à medida que evolui, essa doença pode apresentar muitos outros sintomas. 

Separamos abaixo alguns para que você saiba como identificar e procurar ajuda com a rapidez necessária:

  • Incômodo na região dos olhos;
  • “Bolinha” localizada no canto do olho; 
  • Lacrimejamento;
  • Secreções;
  • Coceira.

Apesar de causar desconforto, o olho de cereja normalmente não causa dor nos cachorrinhos, mas pode causar efeitos na saúde ocular, uma vez que atrapalha a lubrificação dos olhos.

O principal sintoma que diferencia essa doença de outras é essa massa ou bolinha que se localiza no cantinho do olho. 

Então, se você perceber essa bolinha, é bem possível que o problema do seu cachorro seja o olho de cereja. Ao detectar esse sintoma, procure imediatamente o veterinário, a fim de promover a saúde dos olhos do seu cachorro.

olho de cereja
Cachorro com olho de cereja. Foto: Canva.

Pois, apesar de não causar dor, o seu cachorrinho ainda pode sentir muito desconforto. 

Além disso, ela pode ocasionar coceira e quando o cachorro coça, ele pode acabar machucando o olho, sentindo dores por conta disso.

Veja mais: 5 coisas para manter seu cachorro saudável e prevenir doenças

Essa doença possui tratamento? 

O olho de cereja, ou prolapso da glândula na terceira pálpebra, é uma doença que possui um tratamento, com isso você não deve se preocupar. Entretanto, é imprescindível que você busque-o com rapidez. 

É importante ter em mente que cada caso pode exigir um nível de cuidado diferente, apenas com avaliação do médico veterinário será possível saber qual tratamento adequado. 

Porém, no geral, o mais comum é que seja realizada uma cirurgia para corrigir esse prolapso e, além disso,  colírios, pomadas e medicamentos podem ser incluídos no processo de tratamento. 

O olho de cereja é uma doença contagiosa? 

Você tem mais de um pet em casa e um deles está com olho de cereja? Provavelmente você está preocupado com um possível contágio, acertamos?

A boa notícia é que essa condição não é contagiosa, então, você não precisa se preocupar com isso. 

Outros animais não podem transmitir para o seu cão e nem o contrário, e você também não pode adquirir essa doença vinda do seu cachorro, beleza? 

A sua única preocupação deve ser cuidar do seu cachorrinho o mais rápido possível para que essa doença não cause problemas mais graves. 

olho de cereja
Tutor colocando colírio no cachorro. Foto: Canva.

Esperamos ter te ajudado a conhecer melhor essa doença e que agora você saiba como identificá-la no cachorro. Não esqueça de procurar sempre orientação do seu médico veterinário de confiança. 

Leia mais: Bons para cachorro! 6 vegetais que os cães podem consumir sem medo

O post O que é o olho de cereja nos cães? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
01 de Novembro de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti