Com quantos meses o cachorro macho pode cruzar? Essa é uma dúvida bem comum entre muitos tutores.
O cruzamento é um processo que deve ser bem pensado antes de permitir que ele aconteça.
Não é só deixar o cachorro macho cruzar e pronto, tudo envolve uma logística e questões que devem ser levadas em consideração.
Sobre isso e muito mais você acompanha hoje aqui no Portal do Dog. Confira nosso artigo!
Com quantos meses o cachorro macho pode cruzar?
Permitir que um cachorro cruze deve ter uma finalidade que vá além de permitir que o cão satisfaça suas necessidades fisiológicas. Afinal, é por meio da cruza dos animais que eles se reproduzem, logo, quando você permitir que o seu cão cruze, saiba que ele pode dar continuidade a sua linhagem.
Portanto, antes que o cão cruze, é importante que você tenha preparo para lidar com o que vem depois. Esteja pronto para que, quando os filhotes nascerem, você saiba o que fazer com eles com respeito, amor, carinho e muito cuidado! Nada de abandonar, claro.
Tenha em mente também que uma reprodução desenfreada e sem controle pode acabar gerando muitos filhotes que acabam sendo abandonados nas ruas.
Portanto, esse ponto é muito importante e deve ser levado em consideração antes de permitir que o seu cachorro cruze.
Pois bem, muitas pessoas decidem permitir a cruza dos seus cachorros machos para que eles possam ter filhotes. Isso ocorre quando os pets são de raça, por exemplo.
Entretanto, seja por qual motivo for, é importante saber com quantos meses o cachorro macho pode cruzar.
Pois bem, os machos não entram no cio como as fêmeas. Eles podem reproduzir em qualquer época da vida, mas precisam estar prontos para isso.
Os machos geralmente já podem dar início às cruzas a partir do 18º mês de vida. Essa é a idade ideal para que ele comece a cruzar.
Nesse período, você poderá colocar o seu cão para cruzar com uma fêmea que também já esteja na idade de cruzar, ou seja, a partir do terceiro cio.
Leia mais: Cuidados essenciais no primeiro ano de vida do seu filhote
Dicas para um cruzamento saudável e seguro
Cruzar é algo muito natural e é até saudável para os cachorros que não são castrados. Porém, a cruza só deve ocorrer se for algo que não vá prejudicar a saúde e o bem-estar do seu cão.
Agora que você já sabe com quantos meses o cachorro macho pode cruzar, é interessante saber também algumas dicas importantes para um cruzamentos saudável e seguro.
Confira também: Como acalmar cachorro que quer cruzar?
1. Escolha de cães compatíveis
Para que ocorra uma cruza saudável, na qual seu macho e a fêmea não se machuquem, é importante que eles sejam compatíveis.
É interessante que as raças sejam compatíveis, principalmente se você deseja filhotes daquela raça específica.
Além disso, é importante que os tamanhos dos pets também sejam compatíveis para que nenhum se machuque durante o cruzamento.
2. Exames veterinários
É muito importante saber com quantos meses o cachorro macho pode cruzar, porém, também é importante saber como anda a saúde dos pets.
Os exames veterinários são imprescindíveis, principalmente para garantir a segurança de ambos os cães, tanto do macho quanto da fêmea.
Realize exames em ambos antes da cruza, assim você terá conhecimento sobre o histórico médico e muitas outras informações sobre a saúde do pet.
3. Idade dos cães
A idade dos cachorros é muito importante para que o cruzamento seja realizado de forma segura e saudável.
Um cão que ainda não é maduro o suficiente para cruzar não deve fazer isso, é importante se atentar a isso.
A partir do terceiro cio é a idade ideal para as fêmeas, e os machos devem cruzar a partir dos 18 meses de vida.
Veja mais: O que fazer se o cachorro comer uva?
4. Supervisão e assistência
A cruza deve ocorrer sempre com supervisão e assistência para que nada de errado aconteça e nenhum cão se machuque.
Além disso, é importante que ambos os cachorros, tanto o macho quanto a fêmea, passem por acompanhamentos veterinários antes e após a cruza.
O ato deve ocorrer em um ambiente calmo e longe de agitações e estresses que podem tornar o momento incômodo para os cães.
5. Responsabilidade com os filhotes
Como te falamos, a cruza pode resultar em filhotes, por isso, é importante ter responsabilidade e pensar nisso antes de colocar os cães para cruzarem.
Saiba que você pretende fazer com os possíveis filhotes quando seu cachorro cruzar.
Decida se vai colocá-los para adoção, se vai vender ou se vai ficar com eles, mas saiba que em qualquer uma das opções a responsabilidade deles é sua até que ele esteja com um novo tutor, por isso, cuide muito bem dos filhotes.
Veja mais: Câncer de mama em gatas: Sintomas e tratamento
Seja responsável!
O cruzamento deve ser um momento seguro tanto para o seu cachorro macho quanto para a fêmea.
Portanto, além de se informar com quantos meses o cachorro macho pode cruzar, se informe também sobre outras questões que envolvem esse ato.
Inclusive, é importante saber o intervalo ideal entre as cruzas, especialmente no que diz respeito à saúde da fêmea, ok?
Assim, é possível promover mais segurança, bem-estar e saúde para esses animais. Afinal, acima de tudo, estamos falando de vidas!
Mesmo que a sua intenção seja vender esses pets, faça isso com responsabilidade e siga as normas estabelecidas por órgãos responsáveis.
Os animais merecem respeito e cuidados que promovam o bem-estar deles. Pense sempre nisso!
Veja mais: Saiba quais cuidados tomar ao passear com seu cachorro na chuva
O post Com quantos meses o cachorro macho pode cruzar? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.