Temos a impressão de que os cachorros estão sempre animados, não é? E isso seria um indício de que são otimistas, certo?
Mas um estudo revelou que alguns cães são nitidamente mais pessimistas do que outros.
Para chegar à essa conclusão, os cachorros foram ensinados a associar dois sons diferentes, que serviam para indicar se eles preferiam água ou leite como recompensa.
Depois que os cães aprenderam a diferenciar os sons, a pesquisadora colocou sons ambíguos para eles ouvirem.
Os cachorros que reagiam a esses sons ambíguos foram considerados otimistas, porque isso significa que eles acreditavam que coisas boas podiam acontecer.
Além disso, o nível de otimismo dos cães foi definido pelos tons que eles reagiram. Por exemplo, um cachorro muito otimista respondeu à maioria dos sons, mesmo àqueles que pareciam com o da água.
Os cães que não reagiram aos sons foram considerados pessimistas. Isso porque, mesmo ouvindo os sons, eles não demonstraram nenhum sinal de empolgação. O que sugere que eles acreditavam que receberiam água independente do som que estavam ouvindo.
A doutora Melissa Starling, da Faculdade de Ciência Veterinária da Universidade de Sidney, disse:
Dos cachorros que testamos, nós encontramos mais otimistas do que pessimistas, mas é muito cedo para dizer se isso é verdade na população canina em geral.
Ela também afirmou que os cachorros pessimistas pareciam ficar muito mais estressados ao cometer falhas em uma tarefa. Inclusive, eles evitavam repetir a tarefa. Já os cães otimistas eram destemidos e continuavam.
A doutora Starling contou ainda que esse estudo pode ajudar a definir para qual tipo de trabalho o cachorro se encaixa melhor:
Um cachorro pessimista evita assumir riscos, então seria melhor como cão-guia. Enquanto o otimista, que é um cachorro persistente, seria mais adequado para farejar drogas ou explosivos.
E o seu cachorro, é otimista ou pessimista?
Fonte: Daily Mail UK