Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

4 dicas para manter o cérebro do seu cão idoso afiado

Mantenha a mente do seu cão idoso ativa. (Foto: Reprodução /  Dog Time)

Mantenha a mente do seu cão idoso ativa. (Foto: Reprodução / Dog Time)

Da mesma maneira que precisamos de alguns cuidados especiais quando envelhecemos, os cães idosos também merecem uma atenção diferenciada.

É importante que o corpo e o cérebro sejam sempre estimulados, para que o cachorro chegue na terceira idade da melhor maneira possível.

Se você está na dúvida se o seu companheiro canino já chegou na melhor idade, veja 8 sinais de envelhecimento nos cães (clicando aqui).

Agora conheça 4 maneiras de manter o cérebro do seu cão idoso afiado:

 

  1. Dê nome para os brinquedos do cachorro – Já foi provado que o ditado popular “Não se ensina truque novo a cão idoso” é um mito. Então você pode ensinar coisas novas e uma maneira divertida de estimular a mente do cachorro é dar nome para seus brinquedos. Comece com apenas um brinquedo, que o cão já conheça pelo nome e mostre para ele enquanto diz o nome. Depois vá mostrando outros.
  2. Alimente de maneira adequada – Cães idosos precisam de uma alimentação diferenciada porque carecem de algumas vitaminas. Para saber qual a comida ideal para seu cachorro, consulte um veterinário.
  3. Mantenha o cão ativo fisicamente – Os exercícios não favorecem apenas o corpo, mas também trazem benefícios à mente. É claro que um cachorro idoso se movimenta de maneira mais lenta, mas não deixe que isso o impeça de passear ou brincar de maneira ativa. Faça caminhadas curtas, sempre respeitando o ritmo do pet.
  4. Brinque de esconde-esconde – Fazer com que seu cachorro use o faro para encontrar um petisco escondido é um estímulo para que ele use todos seus sentidos. Além disso, é uma boa forma de fortalecer o vínculo entre vocês dois.

 

Isso tudo pode ser feito com cachorros de qualquer idade, afinal todos precisam manter o cérebro ativo.

 

Referência: Dog Time

Data: 
23 de Setembro de 2015

Autor

Autor: 
Karina Sakita
Classifique: 
Ainda sem votos