Alexandre Rossi vai participar neste sábado (08/11) de um seminário sobre comportamento animal na Universidade de Lincoln, na Inglaterra.
O especialista foi convidado a dar uma palestra sobre um estudo de cognição que desenvolveu com sua cadelinha Sofia. Ela aprendeu a utilizar um teclado especial para se comunicar, pedir objetos e atividades. Esse estudo já foi mencionado em mais de 30 artigos publicados em revistas científicas renomadas.
Veja a explicação de Alexandre sobre esse trabalho:
O cão já se comunica com uma pessoa, mas será que é algo instintivo ou que foi aprendido? Até que ponto a gente pode usar um sistema de sinais para dar ao cachorro uma capacidade maior de comunicação? Esse é o objetivo do método que foi desenvolvido: explicar como a gente pode ensinar um cachorro a se comunicar melhor
O seminário será conduzido por outro grande especialista em comportamento animal, Daniel Mills. O objetivo do evento é apresentar dados e estudo científicos recentes sobre a comunicação entre cães e humanos.
Alexandre Rossi será o representante brasileiro do evento. Essa é a terceira palestra internacional que ele ministra neste ano. Em outubro, foram duas palestras nos Estados Unidos, abordando o mesmo estudo com a Sofia.
Sofia, que foi adotada por Alexandre, faleceu recentemente.