Se você acha que viu as coisas mais bizarras durante as campanhas eleitorais no Brasil, saiba que existe um caso mais surpreendente nos Estados Unidos. Um cachorro é candidato a prefeito da cidade de Oakland, na Califórnia.
Apesar de parecer uma brincadeira, a candidatura do cão Einsten é uma forma de protesto de ativistas do movimento Occupy Oakland.
Eles acreditam que o cachorro pode se tornar a voz dos moradores da cidade. Porque se Einsten fosse eleito, o poder seria transferido para o povo.
Em um comunicado à imprensa, o grupo afirmou:
Não vamos mais precisar perguntar o que o prefeito pode fazer por nós. Ao invés disso, nós vamos encontrar a melhor maneira para mudar a cidade, expandindo o poder para os residentes de renda mais modesta, reduzindo o poder dos ricos ao estabelecer um número maior de representantes na Câmara Municipal.
Mas existe um problema nessa candidatura: cães não podem ocupar cargos públicos em Oakland, porque é ilegal. Então, mesmo se Einsten receber o maior número de votos, ele não poderá ocupar o cargo na prefeitura.
E o candidato canino tem até um site, onde sua candidatura é explicada:
http://einsteinforoakland.org
Fontes: Einsten for Oakland / Metro UK