Muitas pessoas afirmam amar seus cachorros como se fossem seus filhos. Se você também pensa dessa maneira vai gostar de saber que está certo!
Um novo estudo mostrou que o vínculo afetivo entre cães e seus tutores é muito parecida com a relação entre os humanos e seus filhos.
Cachorros domésticos se relacionam com os humanos há mais de 15 mil anos e eles se adaptaram muito bem a viverem com pessoas.
Os pesquisadores da University of Veterinary Medicine, em Viena, examinaram o “efeito de base de proteção”, que é um elemento chave entre crianças e seus pais, e nunca havia sido estudado na relação entre cães e seus tutores.
Esse efeito é quando a criança vê seus pais como a base de segurança na interação com o ambiente ao seu redor.
Para realizar o estudo, os pesquisadores examinaram as reações dos cachorros em três situações: quando seu tutor estava ausente, em silêncio e incentivando.
Os cães recebiam um petisco como recompensa por interagirem com brinquedos.
O interesse em trabalhar por comida parecia menor quando seus tutores não estavam perto.
Mas não houve diferença na motivação dos cães quando seus donos incentivavam a brincadeira ou ficavam por perto em silêncio.
O experimento seguinte foi feito com uma pessoa desconhecida para os cachorros. Os cientistas perceberam que os cães mal interagiram com os estranhos e que o interesse pelo petisco de recompensa foi o mesmo de quando ficavam sozinhos.
O resultado foi que a motivação dos cachorros só existiu quando seus tutores estavam com eles. Com isso, os cientistas concluíram que a presença dos tutores é importante para que o cão se comporte de maneira mais confiante.
Referência: Daily Mail UK
The post O vínculo entre cães e seus tutores é bem parecida com a relação entre pais e filhos appeared first on Portal do Dog - O maior Portal de Cachorros do Brasil.