Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Visão super poderosa de cães permite que eles enxerguem luzes ultravioleta

Cachorros enxergam coisas que são invisíveis para os humanos. (Foto: Reprodução / Google)

Cachorros enxergam coisas que são invisíveis para os humanos. (Foto: Reprodução / Google)

Um novo estudo sugeriu que cães e gatos enxergam coisas que são invisíveis para os humanos.

Os cientistas afirmam que o segredo dessa visão surpreendente é a capacidade que alguns animais tem para detectar luzes ultravioleta.

O co-autor do estudo, Ronald Douglas, disse ao Discovery News:

 

Existem muitos exemplos de coisas que refletem UV, que os animais sensíveis ao UV conseguem ver e os humanos, não. Os exemplos são padrões de flores que indicam onde o néctar está, rastros de urina que levam até a presa (…)

 

O estudo realizado na City University London determinou que todos esses animais têm essa visão super poderosa: cães, gatos, roedores, ouriços, morcegos e furões.

Ronald Douglas afirmou que antes dessa pesquisa ser realizada, acreditava-se que a maioria dos mamíferos não enxergavam UV porque eles não têm o pigmento visual sensível ao UV.

Ele explicou que os pigmentos visuais são as substâncias que absorvem luz e a transformam na atividade elétrica que as células nervosas transmitem. Mas os cientistas descobriram que nem sempre é necessário ter esse pigmento para enxergar UV.

Em certos animais, a córnea e o cristalino transmitem as luzes ultravioleta. Uma habilidade que permite chegar mais luz à retina.

 

Fonte: Discovery News

The post Visão super poderosa de cães permite que eles enxerguem luzes ultravioleta appeared first on Portal do Dog - O maior Portal de Cachorros do Brasil.

Data: 
06 de Março de 2014

Autor

Autor: 
Karina Sakita
Classifique: 
Ainda sem votos