A manobra de Heimlich é muito útil e pode, inclusive, salvar a vida de seu animal de estimação em uma situação de emergência.
O hábito de cães e gatos de colocar os mais variados tipos de objetos na boca leva frequentemente a uma perigosa situação de sufocamento pelo bloqueio da respiração. Isso se deve ao fato do objeto (muitas vezes um brinquedo, uma bolinha ou uma pedra) fazer um trajeto errado e se alojar no início do trato respiratório ao invés de ser deglutido. Nesse momento a atitude ideal é tentar retirar o objeto para fora da boca o mais rápido possível. Se você já percebeu que o objeto está fora do alcance para ser retirado, tente a Manobra de Heimlich antes ou até mesmo durante o seu caminho para o Veterinário.
Para gatos ou animais pequenos (até 13 kg de peso), pegue o animal no colo e posicione as costas dele sobre o seu estômago, deixando as pernas livres penduradas para baixo e o pescoço erguido. Cruze as mãos e posicione os seus pulsos logo abaixo da caixa torácica, onde você poderá sentir uma região mais macia, que é a região do estômago. Agora pressione em direção à sua barriga e para cima em direção ao seu queixo, simultaneamente, como na foto nº1. Repita a manobra 2 ou 3 vezes sucessivamente e então verifique se o objeto já se desalojou da via respiratória. Caso não tenha se soltado, repita a operação, inclusive no trajeto até o socorro Veterinário.
Para animais maiores e mais pesados, você deve colocá-lo no chão deitado de lado com a cabeça para o seu lado esquerdo. Ajoelhe-se atrás do animal e encoste os joelhos na coluna dele. Use então o seu pulso direito para fazer a pressão no mesmo local (logo abaixo da caixa torácica), num movimento para dentro e em direção à cabeça do animal simultaneamente (como na foto nº2).
Em qualquer um dos casos, procure sempre um profissional veterinário para avaliar possíveis danos decorrentes do engasgamento.
Médico Veterinário | Crmv-Ba 2409
Site: www.segredosanimais.com | Fanpage: www.facebook.com/inpvets
Curriculum: Sobre o autor (segredosdosanimais.com)