O cachorro é considerado o melhor amigo do homem, mas podemos dizer que os cães contam com a nossa ajuda para muitas coisas.
Pesquisadores acreditam que a domesticação fez com que os cães se tornassem preguiçosos para pensar e, por isso, não conseguem solucionar problemas sozinhos como os lobos.
O estudo, realizado na Universidade do Estado de Oregan (EUA), contou com a participação de 10 lobos, 10 cães de abrigos e 10 cachorros que vivem com uma família.
Os animais eram apresentados a uma caixa transparente contendo uma salsicha dentro e para conseguir pegar a comida, eles precisavam tirar a tampa usando uma corda.
O teste foi feito com um animal de cada vez em duas etapas: primeiro com a presença de uma pessoa conhecida e depois sem ninguém por perto.
Eles tinham dois minutos para pegar a salsicha.
Oito dos dez lobos conseguiram comer, enquanto apenas um dos vinte cães conseguiu solucionar o problema.
Durante o teste, os cachorros pediam ajuda para seus tutores.
Monique Udell, pesquisadora de comportamento animal e líder do estudo, afirma que os humanos parecem ter condicionado os pets a não pensar por eles mesmos.
Isso explica porque é comum encontrarmos cachorros que ficam “entalados” em algum lugar ou com algum objeto preso na cabeça.
De acordo com a especialista, os lobos tendem a serem mais persistentes. Os cachorros se interessavam mais pela caixa quando recebiam algum incentivo de seus tutores, mas não foram bem sucedidos.
Mas isso não significa que os lobos sejam mais inteligentes do que os cães domesticados. De acordo com o psicólogo de animais, Marc Bekoff, essa atitude de pedir ajuda para os humanos mostra que os cachorros são mais espertos porque têm habilidades sociais mais avançadas do que os lobos.
Fonte: Daily Mail UK