Lauren Watt e sua cadela, a Mastife Inglês Gizelle, compartilharam uma vida juntas. Nos 8 anos de companheirismo, as duas passaram juntas por mudanças de endereço, término de relacionamento, momentos felizes e dificuldades.
Com tanto amor e amizade envolvidos, Lauren ficou absolutamente devastada quando sua cadela foi diagnósticada com câncer terminal nos ossos, recebendo apenas alguns meses de vida.
O choque e a tristeza com a notícia atingiram Lauren em cheio, e por dias, ela não conseguia parar de chorar. Mas como a mesma conta em seu relato originalmente publicado pelo Yahoo, Gizelle sentia a sua dor e não gostava de vê-la tão deprimida. Percebendo que continuar com essa atitude derrotista não ajudaria em nada, pelo contrário, ela decidiu afundar todas as preocupações no parque para cachorros com Gizelle, e criar uma aventura recheada com todos os desejos que sua cadela poderia ter, tornando os últimos momentos mágicos.
As aventuras incluíram passei de canoa, viagens, muita comida e infinitos abraços. A medida que a saúde da cadela foi se deteriorando, sua fome e energia foram gradativamente diminuindo e Lauren sabia que o tempo de dizer adeus estava próximo.
Um dia antes do falecimento de Gizelle, as duas sentaram em frente ao mar e compartilharam mais um momento de cumplicidade. Lauren relembra a importância desse dia:
“Parte de mim se pergunta se esse era o plano desde o começo, me levar em uma aventura, sabendo que nós acabaríamos juntas em uma ilha deserta. O céu estava branco, as árvores nuas e até os pássaros estavam escondidos. O mundo inteiro parecia sem vida e foi difícil acreditar que essa praia um dia foi coberta com guarda-sóis com cores do arco-íris e garotos bonitos.
Foi então que eu percebi que eu estava bem em dizer adeus a Gizelle. Assim como eu tinha fé que as árvores voltariam a dar folhas novamente e as crianças com seus baldes amarelos iriam cair na água uma vez mais, eu tinha fé que eu levaria Gizelle comigo. Até mesmo no vazio da praia naquele dia, eu conseguia ver Gizelle correndo livremente na costa, rolando na areia, assustada com as ondas que se aproximavam. Eu sabia que ela continuaria vivendo através das minhas experiências e que eu dei a melhor vida que eu podia. E isso para mim foi infinitamente redentor.”
Apesar da dificuldade em realmente passar pelo adeus final, maior do que ela jamais imaginou, Lauren afirmou que a aventura que fizeram juntas fez com que ela conseguisse lidar melhor com a despedida.