Como amantes dos animais nós sabemos o quanto um cão pode ajudar uma pessoa a superar momentos difíceis, inclusive problemas relacionados à saúde.
Pensando nisso, diretores do Cincinnati Children’s Hospital Medical Center, hospital infantil nos Estados Unidos, receberam recentemente dois cães treinados para ajudar as crianças que estão em tratamento no hospital a passarem por este momento de forma menos dolorosa.
Além dos cuidados com a saúde das crianças, o hospital tem profissionais especialistas que estão empenhados a dar apoio educacional e psicológico, além de ajudarem no desenvolvimento de crianças de todas as idades.
Os cães, dois golden retrievers, ajudam fornecendo suporte físico e emocional aos pacientes como parte do Animal Assisted Therapy program, programa de terapia com animais.
Os animais, chamados de Drummer e Leica, são especialmente criados e treinados para trabalhar como cães de terapia em ambiente hospitalar. Ao contrário dos cães voluntários que visitam o centro médico de vez em quando, Drummer e Leica vão ao Hospital Infantil de Cincinnati todos os dias com seus cuidadores.
Em pouco tempo frequentando o hospital, já é possível perceber o impacto significativo que os animais causam nos pacientes.
“Ela estava sempre com o pensamento longe, não estava feliz e passava por um monte de dor”, disse Leanne Biondo sobre sua filha Gia, uma paciente de nove anos internada há cinco meses. “Depois que Drummer entrou em seu quarto, seus olhos se iluminaram quando ele saltou sobre sua cama. De repente, a dor foi sendo esquecida. Gia é uma pessoa totalmente nova quando Drummer chega”.
Os cães podem interagir fisicamente com os pacientes para proporcionar conforto e amor de maneiras que os cuidadores, médicos e terapeutas não conseguem. A pesquisa mostra que a terapia com os cães pode diminuir os níveis de estresse e ansiedade, afetam a pressão arterial e aumentar a mobilidade dos doentes, além de outros benefícios.
Assista o vídeo abaixo e saiba mais sobre o programa feito com Dummer e Leica no hospital infantil:
Vídeo: Reprodução / Youtube Cincinnati Children’s Hospital Medical Center
Fonte: I Heart Dogs