Você já imaginou ser abandonado por sua família apenas por ter engordado um pouco mais e ter ficado velho? Pois foi justamente isso o que aconteceu com Darwin, um cão da raça Beagle de 7 para 8 anos de idade.
O cão foi abandonado pelos tutores em um abrigo da cidade da Califórnia. Porém, no lugar, em que ele permaneceu por um mês, ele não estava tendo os devidos cuidados que um cachorro obeso precisava.
Voluntários do Karma Rescue, organização de resgate em Los Angeles, ficaram sabendo sobre o Beagle, que estava pesando cerca de 40 kg, e resolveram cuidar do caso. Eles ficaram chocados com a condição física de Darwin. Eles já tinham visto muitos cães em má forma, mas parecia que Darwin tinha sido negligenciado sua vida toda.
Além de mal conseguir andar por causa do sobrepeso, o cão estava pesando pelo menos duas vezes mais do que normalmente deve pesar, Darwin poderia ter morrido de insuficiência cardíaca ou de todos os outros tipos de complicações que a obesidade pode causar.
De acordo com os voluntários do Karma Rescue, Darwin era um cão muito doce e por isso ninguém conseguia entender o motivo de tanta falta de cuidado com aquele animal.
Mas no novo abrigo Darwin passou a receber todo o cuidado, atenção e carinho que realmente merecia. O veterinário que tratou Darwin diagnosticou um cancro da tiróide e prescreveu medicação para ajudá-lo a perder peso.
O veterinário também suspeita de que os proprietários de Darwin tinham superalimentado o cão e não o levavam para passear. De acordo com o National Beagle Club, beagles são particularmente suscetíveis ao ganho de peso, pois eles adoram comida e não sabem como ou quando parar de comer.
Após passar várias semanas no hospital veterinário, Darwin foi para um lar temporário, onde seus cuidadores lentamente introduziram exercício em sua rotina diária.
Mas Darwin tinha uma outra questão, ele sofria de ansiedade de separação extrema. Sempre que a sua família adotiva o deixava sozinho, ele latia e uivava até eles voltarem. A família também foi alertada pelos vizinhos, que sempre escutavam o cão.
Então, os voluntários do Karma Rescue decidiram matricular o cão no Paws for Life, um programa desenvolvido pelo Karma Rescue juntamente com o California Department of Corrections and Rehabilitation (Departamento de Correções e Reabilitação da Califórnia).
O cão ficou 10 semanas com os presos alojados em prisões de alta segurança da Califórnia. Este treinamento de Darwin serviu também como terapia de reabilitação para os presos. O cão aprendeu habilidades de socialização e comandos básicos como “senta”, “ficar”, “esperar” e “caminhada”.
Darwin perdeu ainda 11 kg e se tornou um cão muito mais sociável e equilibrado. O programa também ajudou o cão a se tornar mais confiante e o ensinou a relaxar quando deixado sozinho.
Hoje, Darwin é um cão diferente tanto física como mentalmente. Ele não sofre mais de ansiedade de separação e agora é capaz de correr e brincar e até mesmo saltar sobre redes de tênis.
O caso de Darwin é uma verdadeira história de sucesso e superação. Ele conseguiu dar a volta por cima e hoje é um animal muito mais saudável, brincalhão e alegre. Para a felicidade ser completa só falta Darwin encontrar uma nova família que queria lhe amar para sempre.