As romarias são peregrinações religiosas feitas por um grupo de pessoas a uma igreja ou local considerado santo. As romarias são feitas como forma de pagar promessas, agradecer uma graça alcançada ou para que algum pedido seja atendido.
E foi justamente o que aconteceu com um cãozinho de rua que acompanhou um grupo de romeiros de onde ele vivia até o destino final.
O cão, que vivia nas ruas de Jacareí, em São Paulo, resolveu seguir um grupo de romeiros que estava indo para a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também em São Paulo. O animal andou com o grupo por um trajeto de 90 quilômetros que levou quatro dias para ser percorrido.
Ao final da romaria, o cão, que recebeu o nome de Romeiro Aparecido, conseguiu alcançar a graça que todo animal abandonado mais deseja, a de ser adotado por uma família e ter, finalmente, um lar amoroso.
De acordo com Marinalva da Rocha, nova tutora do cão e moradora de Jacareí, o cão estava seguindo dois jovens que não estavam dando atenção para ele. Com isso o animal acabou ficando para trás.
Neste momento, Marinalva e seu marido, Sérgio Roberto Ribeiro, decidiram brincar com o cachorro. Depois disso o cão passou a acompanhar o grupo em que o casal estava na romaria. Durante todo o trajeto Sérgio alimentou e deu água para o animal, que não saiu de perto deles.
“Eu achei que ele ia desistir, aí o Sérgio, meu marido, disse que ele ia nos acompanhar até a basílica. Quando parávamos para descansar, ele parava também. Mesmo com a patinha machucada ele continuou”, contou Marinalva.
Ao final da romaria, que aconteceu em setembro, o casal resolveu adotar o cão e levá-lo para casa. Hoje, os três formam uma família muito feliz e Romeiro Aparecido tem um lar para chamar de seu.
Fonte: G1