Como os cães não falam, a comunicação entre cachorro e tutor acontece através da linguagem corporal. Para melhorar ainda mais essa relação, um biólogo japonês chamado Joji Yamaguchi criou uma coleira que demonstra o que o cachorro está sentindo.
O nome da coleira é Inupathy (Inu significa “cachorro” em japones e phaty é uma redução de emphaty, que significa “empatia” em inglês).
Ele contou ao Newsweek que estava sempre preocupado com o nervosismo de seu cão Akane e queria saber como deixa-lo mais relaxado, então inventou um dispositivo capaz de analisar os batimentos cardíacos do pet.
O objetivo é que os tutores consigam entender em quais situações seus cachorros ficam mais animados, relaxados, concentrados ou felizes.
Através das variações da frequência dos batimentos cardíacos, a coleira inteligente consegue demonstrar as emoções dos cães.
Quando o cachorro fica animado, acende uma luz vermelha na coleira. Se está relaxado, a luz fica azul; concentrado, luz branca; e feliz, as cores do arco-íris.
Também é possível acompanhar as emoções do seu cachorro de longe, através do celular.