A cidade de São Paulo recebeu um novo Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos.
Além dos canis e gatis, a estrutura conta com centro cirúrgico, vagas de pós-operatório e espaço para banho e tosa.
O objetivo é incentivar a adoção de animais, por isso, as acomodações são espaçosas e permitem a interação das pessoas com os cães e gatos.
O prefeito Fernando Haddad inaugurou o local no dia 29 de janeiro:
O centro permite uma outra abordagem no tema da adoção. Vai facilitar a vida do morador que quer adotar um animal e dos animais, que têm melhores condições de espera pela adoção. É um ambiente muito mais adequado, e ele vai estar muito mais pronto para a adoção, porque toda a situação de vulnerabilidade, que pode irritar o animal, é evitada pela qualidade do serviço prestado.
Todos os animais que chegam ao Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ) passam por avaliação veterinária e recebem os tratamentos necessários. Além disso, eles são castrados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip.
Depois, os cães e gatos passam por um processo de ressocialização, que inclui passeios e brincadeiras.
O novo centro de adoção conta com 30 canis e 24 gatis.
Atualmente, o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo abriga cerca de 350 animais, sendo 250 cães e 100 gatos. Eles permanecerão no novo núcleo de adoção em sistema de rodízio, para que todos tenham a chance de encontrar um lar.
Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos, levar coleira para cães ou caixa de transporte para os gatos, apresentar CPF, RG e comprovante de residência e pagar uma taxa municipal referente à adoção de R$ 18,50.
Quem tiver interesse, o centro de adoção fica na Rua Santa Eulália, 86, Santana (zona norte) e funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 15h, exceto feriados.