Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

3 coisas que todo tutor de Dachshund deve prestar mais atenção

Cães da raça Dachshund, também popularmente conhecidos como salsicha, são animais bastante populares e sociáveis. Todos os cães dessa raça têm uma aparência bem distinta com suas patas curtinhas e costas longas, características que os colocam em bastante risco.

Certas doenças e distúrbios parecem surgir com mais frequência em determinadas raças de cães, hoje nós vamos mostrar os três problemas de saúde mais comuns dos Dachshunds, segundo veterinários.

Os Dachshunds possuem patas curtinhas e costas longas. (Foto: Reprodução / Pinterest)

Doença Alérgica de Pele

Dermatite atópica é uma alergia a algo que é inalado, como pólen, mofo ou poeira, e que se manifesta na pele. Essa doença afeta diversas raças e até cães sem raça definida, ela é uma das doenças de pele mais comuns vistas por veterinários.

Os cães com dermatite atópica vão lamber as partas e até morder as unhas a um ponto que podem até se machucar feio. Normalmente, essa coceira é o primeiro sintoma percebido pelos tutores. Porém, os animais afetados também podem apresentar queda de pelo e um odor mais forte.

Os Dachshunds parecem apresentar um risco maior para a dermatite atópica, mas é possível minimizar o impacto da alergia. Converse com o veterinário do seu animal e ele irá indicar a melhor forma de tratar e prevenir o seu cão.

Estes animais podem apresentar doenças graves na coluna. (Foto: Reprodução / Animal Planet)

Doença do Disco Intervertebral

Por conta de suas costas longas, estes lindos cães têm mais chance de desenvolver doenças de coluna principalmente a doença degenerativa do disco, ou doença do disco intervertebral. Nos pacientes que sofrem com essa doença, os discos entre as vértebras podem se romper e seu conteúdo pode pressionar (e danificar) a medula espinhal.

Se não tratado prontamente, o animal pode até seus movimentos. Se você tem um Dachshund, ou um cão com características semelhantes, converse com o veterinário do animal sobre como ajudar a prevenir a progressão de doenças da coluna.

Os dentes e a pele dos Dachshunds também precisam de um cuidado especial. (Foto: Reprodução / Golfian.com)

Doença Periodontal

Essa doença é caracterizada por dentes infectados e mau hálito. Eventualmente, os dentes podem até vir a cair, causando bastante dor ao animal. Apesar de não se preocuparem com seu sorriso, quando estão com problemas dentais os cães sentem muita dor.

De acordo com veterinários, os Dachshunds são um dos animais que apresentam a doença periodontal com mais frequência. Por isso, cuide sempre muito bem dos dentes do seu cão, nunca esqueça da escovação e converse com o seu veterinário sobre como manter a dentição do animal mais saudável e peça indicação sobre profissionais que façam limpezas dentárias.

 

Fonte: I Heart dogs

Data: 
11 de Janeiro de 2017

Autor

Autor: 
Andrezza Oestreicher