Problemas como sarna e coceiras em cães podem ter uma causa bem simples, pele seca e desidratada dos animais. Durante o inverno, a falta de umidade pode aumentar e piorar essa secura na pele.
Enquanto para humanos basta usar um hidratante ou óleo corporal para ajudar a resolver esse problema, com os cachorros não é tão simples assim.
Pensando em ajudar os tutores a manter a pele de seus animais sempre saudável, trouxemos algumas dicas para hidratar a pele dos nossos amigos peludos.
1 – Escove seu cão regularmente
Além de ajudar a retirar os pelos soltos do cão e evitar que o animal deixe seus fios pela casa toda, escovar os pelos do animal é uma das melhores maneiras de estimular os folículos da pele do cachorro para liberar óleos hidratantes. O ato também ajuda a desobstruir a superfície da pele.
A escovação é essencial para cachorros de pelos de todos os tamanhos, porém para os de pelo longo o ato é ainda mais necessário.
2 – Banhos
Banhos em excesso podem eliminar os óleos naturais da pele do cão e deixá-la ainda mais seca. Já a falta de banhos pode causar caspa, que junto com o excesso de produção natural de óleo pode se transformar em uma capa dura e seca sobre a pele do cachorro.
O ideal é conversar com o veterinário do animal para que ele possa indicar a quantidade certa de banhos e o melhor produto para higienizar o seu animal.
3 – Umidificador de ar
O clima seco é um dos grandes aliados para deixar a pele do animal seca. O uso de aquecedores e ar condicionado para melhorar os ambientes internos também ajudam a criar um ambiente seco, pois tiram a umidade do ar.
Utilizar um umidificador de ar dentro dos ambientes é uma ótima dica para trazer de volta a umidade e ajudar com a pele seca em animais e humanos e também da saúde respiratória.
4 – Produtos para pele
Já existem no mercado diversos produtos com propriedades hidratantes e calmante próprio para a pele dos cães e que podem ajudar a aliviar a secura. Alguns são naturais, outros mais suaves, em forma de condicionador e alguns até são medicamentos mesmo. Peça indicação para um médico veterinário e só utilize se o seu animal realmente precisar e somente o que for indicado por um profissional especializado.
Fonte: I Heart Dogs