Levar um filhote de cachorro para casa é sempre um momento muito feliz. Um peludo sempre traz muita alegria e amor para uma casa. Porém, é importante lembrarmos também que os cães precisam se adaptar ao novo lar e que nós devemos ensinar muitas coisas para eles.
Na hora da animação com a chegada do novo membro da família, muitas pessoas se empolgam e acabam esquecendo-se de alguns cuidados básicos que se deve ter com o filhote.
Confira a seguir alguns erros que você não deve cometer com o seu próximo cãozinho.
1 – Acostume seu cachorro a ser “manuseado”
Durante toda a sua vida, o cachorro vai acabar passando pelas mãos de muitas pessoas diferentes, e aqui não estamos falando só da hora de ganhar carinho. Esses animais precisam tomar banho, cortar os pelos e as unhas, escovar os dentes, tomar medicamentos, fazer exames, entre outras coisas, e nem sempre é você quem vai fazer isso no cão.
Então, o pet precisa se acostumar com pessoas pegando nele e em todas as partes do seu corpo. Tenha o costume de pegar nas patinhas do cão, de olhar os seus dentes, observar seus ouvidos e até o seu bumbum, isso vai ajudar para que o momento de um banho e cuidados higiênicos no pet shop ou uma consulta com um veterinário não seja tão estressante para ele e até para que o animal se torne aquele tipo de cachorro que ninguém pode chegar perto.
2 – Cuidado com a quantidade de comida dada ao animal
Cachorrinhos gordinhos são muito fofinhos, nós também achamos isso, mas é necessário ter muito cuidado com a quantidade de comida que você dá ao seu cão, tanto filhote quanto adulto, para evitar que ele acabe ficando acima do peso e desenvolva sérios problemas de saúde.
Muitos cães, muitos mesmo, são gulosos e muito pidões. Então, eles vão te pedir comida mesmo quando não estiverem com fome. Alguns deles não podem ver uma pessoa comendo qualquer coisa que, mesmo sem tem ideia do que é, já começam a choramingar pedindo.
Alguns cães até aprendem onde a comida fica guardada e também fica bem no local pedindo mais ração. O ideal é conversar com o veterinário do animal para saber a quantidade exata de comida você deve dar ao seu pet. Caso ele apresente mais fome do que o normal ou não esteja comendo direito, também é levá-lo a uma clínica veterinária.
3 – Leve os treinamentos simples a sério
Na maioria das vezes os cães não precisam de treinamentos com especialistas para aprender a fazer xixi no local certo. E, infelizmente, esse tipo de problema de comportamento é a causa mais comum do abandono de cachorros.
Para que os pets aprendam algumas coisas simples, como fazer xixi no lugar certo, é preciso apenas que o tutor leve esse treinamento a sério. Consistência, elogios e recompensas já ajudam bastante.
Leve o seu cão até o lugar onde ele deve fazer suas necessidades em certos momentos do dia, como assim que acordar, depois de cada refeição, depois da hora da brincadeira e antes de deitar para dormir, são momentos que o animal deve estar precisando se aliviar. Além disso, se for possível, marque no cronômetro de levá-lo até esse local a cada três horas (mais ou menos). Claro, sempre elogiando quando ele for sozinho fazer xixi no lugar certo.
4 – Mantenha a higiene do cachorro
Muita gente tem medo de dar banhos semanais ou até quinzenais nos seus cães, principalmente em filhotes, mas os banhos são essenciais para deixar parasitas, fungos e bactérias longe e manter a saúde do animal. Para saber a periodicidade ideal de banhos para o seu cachorro é só conversar com o médico veterinário do pet.
Além disso, o cão também precisa ter suas unhas cortadas e fazer limpezas nos ouvidos para evitar infecções.
Fonte: Vetstreet