A grande maioria dos tutores de cachorros gostaria bastante que seus cães falassem, pois já que eles são nossos grandes companheiros, seria muito bacana poder conversar com eles por horas, não é mesmo?
Isso com eles realmente nos dando respostas e não a gente fazendo uma voz diferente e respondendo por eles (sim, eu sei que você também faz isso).
Eles até podem não falar a mesma língua que nós, mas conseguem “falar” conosco e nos transmitir o que eles querem ou estão sentindo através de sua linguagem corporal, então é muito importante ficar bastante atenta a isso.
Para te ajudar, nós vamos listar alguns comportamentos dos cães e o que eles, provavelmente, estão querendo dizer com isso.
1 – Latir para você
Esse é o sinal mais básico de que o cão está querendo alguma coisa. Ao latir o cão pode estar querendo brincar, carinho, comida, água, ir para o lado de fora, passear… Geralmente ele late para pedir alguma coisa que você já deu a ele em algum outro momento em que ele latiu e o cão aprendeu que fazendo isso tem a sua atenção e aquilo o que ele quer.
Alguns tutores brigam quando seu cão está latindo, porém eles não costumam fazer isso do nada, ou o animal está achando alguma coisa estranha ou ele está te pedindo algo.
2 – O cão traz algo para você
Na maioria das vezes que o cão traz para você, sem que tenha sido solicitado, algum objeto como meias e principalmente algum de seus brinquedos, ele simplesmente está pedindo para você brincar com ele, seja de jogar o brinquedo para ele ir buscar ou de puxar o brinquedo dele.
3 – Encolhido
Quando o cão fica mais encolhido, abaixado e de cabeça baixa pode significar que ele está com medo de algo ou de alguma situação. Se você não perceber que o cão está assustado e deixar que ele continue nessa situação de medo, alguns animais podem até chegar a morder para mostrar que não estão gostando daquela situação.
4 – Virar e puxar a cabeça de repente
Se você está fazendo carinho no seu cão e ele virar ou puxar a cabeça de repente, isso pode significar que ele não se sentiu bem, não ficou confortável com aquele carinho ou que sentiu dor naquele local que você tocou.
Se isso acontecer é melhor parar de fazer carinho naquele local, pois o cão pode acabar mordendo, e, se tiver desconfiando de dor e machucado, levar o animal ao veterinário para verificar se ele está com algum problema.
O seu cão também pode choramingar para você como forma de comunicação e aqui você pode ler a matéria completa com os motivos que podem fazer o seu cachorro choramingar.
Fonte: I Heart Dogs