Os cachorros podem até não ser capazes de falar, mas eles usam outros métodos de comunicação para interagir com os humanos e tentar nos passar o que eles querem ou estão sentindo. E choramingar é um desses métodos.
O choramingado por ser por alguma coisa simples, como um pedido de carinho, como algo mais grave, como por conta de uma dor que o animal está sentindo. Por isso, é importante entender o que está fazendo ele choramingar. Vejamos a seguir alguns dos possíveis motivos.
1 – Ele está querendo ou precisando de algo
O principal motivo do choramingado de um cão é para chamar a sua atenção, pois ele está precisando de alguma coisa que pode ser água, comida, uma caminhada. Pode ser também por que ele não consegue alcançar o seu brinquedo favorito. O Choro do animal irá parar no momento em que você fizer o que ele estava “pedindo”.
Se o cachorro choramingar por mais comida após ser alimentado ou para sair logo depois de voltar de uma caminhada, esse choro pode indicar problemas. O animal pode estar recebendo mais comida do que deveria (e às vezes até escondido por outro membro da família) ou pode estar também com problemas no trato urinário ou digestivo (quando ele precisa sair demais para fazer suas necessidades), neste caso ele deve ser examinado por um veterinário.
2 – Indicação de dor
Assim como nós, os cães também choram e reclamam quando estão sentindo qualquer tipo de dor física. Se ele geme cada vez que tenta subir as escadas ou pular no sofá, ele pode ter dor nas articulações.
Se não houver motivos óbvios para o seu cão estar chorando, (todas as suas necessidades são atendidas e não há nada para deixá-lo ansioso) você deve levar imediatamente o seu cachorro a um veterinário para que ele seja examinado.
3 – Pedindo atenção
O choramingado pode ser também apenas para chamar a atenção de seu tutor, o que pode acontecer principalmente quando eles querem brincar e seus humanos estão lhes dando atenção. É o mesmo que crianças fazem quando adultos estão conversando e não prestam atenção neles.
Seu cachorro quer que alguém brinque com ele ou lhe dê um pouco do seu tempo. Certifique-se de que está disponibilizando tempo suficiente para o seu cão e que ele está fazendo exercícios o suficiente. Pois o choramingado também pode ser um sinal de que o animal está entediado, o que pode levar a consequências como mastigar os móveis, sapatos, cavar a grama.
4 – Demonstração de medo e ansiedade
Chorar e choramingar pode ser uma forma de seu cachorro demonstrar que está com medo de algo ou ansioso. Se junto com o choro ele também estiver ofegante e tremendo, é um sinal forte de medo e ansiedade. Isso pode ser causado por conta da falta de alguém da família ou pela chegada de uma nova pessoa na casa.
Se os sintomas aparecerem momentos antes do tutor sair de casa, pode indicar que o cão está sofrendo de ansiedade de separação. Converse com um médico veterinário para saber qual a melhor forma para ajudar o seu animal.
5 – Pedindo desculpas
Se o seu cachorro choraminga quando você está brigando com ele por ter feito algo errado, como mexer no lixo, ele pode estar se sentindo culpado e pedindo desculpas ou querendo que aquela briga acabe.
Fonte: AKC.org