Uma força-tarefa que uniu equipes da Polícia Militar e Ambiental e fiscais das secretarias de Meio Ambiente e Finanças, Vigilância Sanitária e Guarda Municipal de Santos, município no litoral de São Paulo, conseguiu resgatar e salvar a vida de, pelo menos, 180 animais. A ação aconteceu na última segunda-feira, dia 26 de março, após uma denúncia anônima.
De acordo com informações dadas pela prefeitura, os animais foram encontrados em um comércio localizado na Rua 7 de Setembro. Eles estavam vivendo dentro de gaiolas e em uma situação terrível.
Entre os 180 animais encontrados estavam bichinhos de diferentes espécies, incluindo alguns domésticos e até mais exóticos. Eram coelhos, galinhas, porquinhos da Índia, canários e outras espécies vivas.
Todos os animais estavam presos e expostos como se fossem uma mercadoria qualquer, prontos para serem vendidos.
Após o resgate, os animais domésticos foram levados pela Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) e serão abrigados em refúgios particulares. Já os animais exóticos foram apreendidos pela Polícia Ambiental e vão ser encaminhados para o Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas), em Cubatão, também em São Paulo.
O estabelecimento, que além dos maus-tratos a animais também estava funcionando com alvará indeferido (negado), foi imediatamente fechado e o proprietário levado para a Delegacia Sede da cidade.
Foi feito um boletim de ocorrência por maus-tratos contra animais e o responsável recebeu duas multas, uma pelos maus-tratos e outra por introdução de animais exóticos sem autorização, que somaram cerca de R$ 543 mil.
Fonte: G1