Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Você está pronto para ter um cão?

Será que você está pronto para ter um cão? Será que este é, verdadeiramente, o melhor momento para investir em um novo integrante para a família?

Estas são dúvidas bastante comuns no dia a dia de pessoas que adorariam adotar um pet, mas ainda se questionam sobre as possibilidades de oferecer uma boa morada. Afinal, adotar um cão não é tão simples quanto parece…

Apesar de não ser impossível, obviamente, alguns questionamentos precisam ser respondidos previamente. Para que assim, nem o animal, e nem os seus donos, acabem se frustrando por conta de possíveis contratempos.

Desse modo, elaboramos este guia especialmente para aquelas pessoas que querem ter um novo amigo em casa, mas ainda temem que algo tire a rotina do lugar, de um modo brusco. Para saber se você está pronto para ter um cão, acompanhe o nosso texto e descubra!

você está pronto para ter um cão

Você está pronto para ter um cão?

Abaixo listamos 9 pontos importantes que deverão ser postos em pauta, assim que você e sua família decidirem adotar um novo amigo. Veja a seguir:

1- Que espaço você tem para oferecer?

O primeiro ponto que precisa ser considerado é com relação ao espaço que você tem para oferecer ao pet. Sim, estamos falando da divisão do espaço físico em si, e não somente do tamanho como um todo.

Ou seja, além de compreender qual será o espaço interno ou externo da sua casa, você precisa pensar em como está a organização. Por exemplo, repare na disposição de mesas, cadeiras, tapetes e estofados em sua casa… Mesmo que ela seja grande, você consegue imaginar um cachorro andando sobre as suas coisas?

E, mais do que isso, qual é o porte que você consegue imaginar circulando livremente pelos ambientes em questão? Vale lembrar que não importa se, inicialmente, pareça ser impossível ter um cachorro dentro de casa. É possível sim adaptar os móveis e toda a sua decoração. Mas, a pergunta que precisa ser feita é: você quer fazer estas mudanças?

Pode até parecer, inicialmente, uma pergunta um pouco rude. Afinal, se você quer ter um bichinho em casa, é porque está disposto a fazer algumas mudanças importantes na rotina, certo? Porém, é preciso pensar de uma maneira mais racional, para que ninguém se prejudique com as ditas mudanças. Assim você já começa a garantir a qualidade de vida do seu pequeno amigo.

2- O tempo disponível

Vamos supor que você observou a sua casa e já fez aquela análise acerca da possibilidade de ter pequenas ou grandes mudanças que adaptem tudo para a chegada do novo amigo. Ótimo! Primeira etapa concluída.

Mas, e agora? O que vem depois? Bom, é preciso pensar no tempo que você tem disponível para dar atenção às necessidades do seu cachorro. Afinal, não basta deixar comida e água a disposição. Mas sim, é preciso pensar em todas as suas necessidades, e o tempo que você tem para isso.

Por exemplo, a ida regular ao veterinário pode ser uma realidade que você ainda não tinha cogitado. E, embora o cão possa ser saudável, do mesmo modo você terá que ter o cuidado de levá-lo de tanto em tanto tempo para um check-up e até mesmo atualização das vacinas.

Por isso, considere a ideia de que o cão tomará uma parte do seu tempo. E não quer dizer que isso seja negativo… Mas sim, estamos apenas querendo apontar esta mudança, para que você se prepare para esta responsabilidade.

você está pronto para ter um cão

3- Investimentos necessários

Será que você está pronto para ter um cão? Será que você pode fazer todos os investimentos necessários? Pois é.

Voltamos a ideia de que não basta água e ração para sanar as necessidades do animal… Mas sim, você deverá investir em brinquedos, remédios, caminha, tapete higiênico, banho, tosa, veterinário, enfim! É muito importante que, inicialmente, você já pense no enxoval do seu novo amigo. Depois disso, deverá pôr, na ponta do lápis, os potenciais gastos que poderão surgir, no decorrer do tempo.

Assim você evita aquela surpresa no fim do mês, como um pacote de ração que acabou saindo mais caro do que você esperava.

Uma dica importante é você visitar mais de um pet shop em sua cidade, e assim, fazer uma comparação de preços. Pois se você quer ter um amigo com você, é preciso investir em qualidade, mas também é possível encontrar bons descontos em algumas lojas. Pesquise sempre!

4- Qual a melhor idade para adotar?

O quarto questionamento que costumeiramente ouvimos acerca da adoção, é a idade do cachorro.

Será que realmente vale à pena adotar um cão que seja mais velho? Ou devemos sempre dar mais atenção aos filhotes? Bem, para este caso, existem diversas respostas, na verdade. E tudo dependerá, basicamente, daquilo que você busca.

Se você sempre sonhou em ter um cachorrinho filhote, e criá-lo desde pequeno significa algo para você, então vá em frente! Porém, se não há este tipo de colocação por sua parte, talvez você possa cogitar um animal mais velho.

você está pronto para ter um cão

Pois pare e pense em quantos bichinhos são abandonados, todos os dias… Na maior parte dos casos, estes abandonos acontecem com animais mais velhos. Ou seja, eles vão para a adoção, mas poucas pessoas procuram por bichinhos como eles.  Então, reflita sobre como você poderá mudar a vida de um cão mais velho. Afinal, todos merecem carinho, amor e proteção, não é mesmo?

Além disso, lembre-se que, por se tratar de um cachorro mais velho, pode ser que ele venha com algumas manias a mais… Mas, isso não significa que você não conseguirá educá-lo, de um modo efetivo, ok? Basta amor e paciência.

Portanto, pense sobre isso. Tente imaginar as situações e saiba qual é a sua disponibilidade para ensinar o seu novo companheiro, seja adestrando um filhote, seja adestrando um que já tenha uma certa maneira mais fixa de se comportar.

5- Cachorros precisam de atenção

Para saber se você está pronto para ter um cão, pare e pense na seguinte situação:

Você chega do seu trabalho, depois de um dia corrido. Está cansado e precisa de um tempo para relaxar. Em meio a isso, lembra que o seu cachorro ainda não passeou no dia de hoje… O que você faz?

Bom, o correto seria levar o amiguinho para passear, pois apenas desse modo ele poderá gastar bastante energia e estará pronto para se comportar dentro de casa. Caso contrário, ele poderá ficar um pouco agressivo, ou até mesmo bagunceiro, tirando as suas coisas do lugar.

você está pronto para ter um cão

Ou seja, o que estamos querendo dizer é que você precisará dar atenção ao seu amigo. E não somente no sentido de passeio, é claro.

Os cachorros costumam ser muito afetivos, e necessitam de carinho, brincadeiras e atenção. Se você não der, eles podem acabar se sentindo excluídos, desanimados e, muitas vezes, podem até mesmo ter problemas psicológicos, como depressão.

Por isso, antes de adotar um novo amiguinho para a sua família, pense neste ponto. Será que você terá tempo suficiente para cuidar dele do modo que ele merece? Ou haverão momentos em que você não poderá se atentar para as necessidades afetivas do pequeno? Pense nisso!

6- Você tem outros animais em casa?

Quem tem um pet em casa, sabe o quanto o mesmo pode requerer um “amigo” para brincar e dividir o espaço. Porém, do mesmo modo também sabe que nem todos os bichinhos se dão bem com novos companheiros.

Portanto, para saber se você está pronto para ter um cão, pense neste ponto. Você tem outros animais domésticos? Qual o nível de sociabilidade deles? Eles são mais tranquilos ou são do tipo egocêntricos? Será que eles aceitariam bem outro animal?

Além disso, pesquise sobre a sociabilidade da raça que você deseja adotar. Caso contrário, você poderá até ter um animal amigável em casa, mas, talvez se depare com outro que não é tão acessível assim.

É claro que você poderá, pouco a pouco, adestrar o seu novo cão, fazendo com que ele aprenda a conviver com outros animais domésticos. Mas, é bom você pensar na possibilidade de ele ser mais difícil do que você imaginava, a fim de não se frustrar caso a adaptação seja um pouco demorada.

7- Qual o melhor porte de cachorro para você?

Vamos supor que você já refletiu bastante acerca de todos os pontos que trouxemos ao longo deste artigo. Porém, é chegado o momento de pensar um pouco sobre o seu perfil, de fato, enquanto dono.

Que tipo de cachorro você gostaria de ter? Qual porte desperta o seu interesse? Você gostaria de ter um pequeno amigo, que ficasse ao seu lado dentro de casa o tempo todo? Ou quer um cachorro maior, mais independente e que necessite de um espaço grande para correr?

Pense bem nos momentos que vocês irão compartilhar, eles dirão muito sobre que porte você deve escolher. Imagine situações, volte ao tópico de pensar sobre o espaço que você tem em casa e a organização de cada ambiente. Todos estes pontos te ajudarão a escolher o melhor porte possível.

8- Pode ser que você precise de paciência… Muita paciência

Cada cão é único e, desse modo, possui as suas singularidades e uma personalidade diferente. Embora cada raça possa apresentar traços parecidos, nem todos se comportarão de um modo igual, em qualquer circunstância.

Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que para saber se você está pronto para ter um cão, você precisa considerar a paciência como uma aliada no seu dia a dia. Pois, em alguns casos, o animal pode ser um pouco mais teimoso do que você previa, impactando nos seus planos.

Por isso, considere a demora na aprendizagem ou na adaptação. Assim você não irá se afobar quanto ao fato do pequeno novo amigo estar plenamente bem em seu novo lar. Pois, lembre-se, se para você já é uma mudança e tanto, imagine para o cachorro que veio de fora e agora precisa aprender as regras da nova casa, não é mesmo?

9- A importância do adestramento

Por fim, lembre-se de considerar os possíveis gastos (sejam eles financeiros ou de tempo) para adestrar o seu mais novo companheiro. Afinal, especialmente se você quiser que ele conviva dentro de casa, é essencial que você o ensine as regras e os limites do lar. Além disso, apenas deste modo é que ele aprenderá qual é o local de fazer as necessidades, e onde ele pode ou não pode subir.

Por isso, considere todas os investimentos que girarão em torno disso. Você precisa considerar que também precisará de bastante paciência, para que seja garantido que o cachorro se desenvolva de um modo saudável e dentro de um tempo interessante para ele.

Caso você perceba que você mesmo não está dando conta de adestrar o animal, talvez uma boa pedida seja contratar um profissional. E é aqui que entra, mais uma vez, a importância de considerar todos os investimentos financeiros que talvez você precise ter com o seu amigo.

A preparação é indispensável

Depois de todas as reflexões que trouxemos acima, é hora de você mesmo responder a pergunta: Será que você está pronto para ter um cão? Será que este é o melhor momento, de verdade?

Afinal, estas respostas são valiosas tanto para você, enquanto dono, quanto para o seu pequeno novo amigo. Pois do mesmo modo como isso pode impactar em sua vida, a dele também poderá mudar da água para o vinho, com essa nova morada.

Por isso, é indispensável que você pense com cuidado e se prepare para receber o novo integrante da família. E essa preparação inclui um enxoval completo, a organização mais assertiva do ambiente e até mesmo algumas economias para investir em veterinário, banho e tosa.

Dessa maneira, certamente ambos terão uma vida incrível para compartilhar momentos inesquecíveis juntos. Pois este é o objetivo de ter um cão com você: dar a ele uma nova e maravilhosa perspectiva de vida, enquanto ele te ensina o poder do amor mais puro do mundo.

Portanto, pense bem! Você está prestes a mudar a sua vida de um modo muito marcante. Assim como também você pode estar prestes a salvar a vida de um querido pet.

O post Você está pronto para ter um cão? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
12 de Agosto de 2019

Autor

Autor: 
Camila Da Silva