Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Adorno para cães: Faz mal? Quando usar e não usar?

O uso de adorno para cães já se tornou uma verdadeira febre mundial, e isso não podemos contestar. Entretanto, como todo excesso, devemos nos atentar para os perigos que podem estar escondidos por debaixo dessa “cortina de beleza e luxo”.

Afinal, sabemos que os adornos e adereços caninos são fofinhos, para nós que os vemos. Mas, será que são saudáveis? E ainda: Será que podem causar efeitos perigosíssimos para a saúde do pet?

Pensando em diversos questionamentos sobre este assunto, fizemos este guia com tudo o que você precisa saber sobre a prática de usar adorno em cães. Acompanhe a seguir e fique por dentro.

Para ler mais tarde: Roupa para Cachorro – São realmente necessárias?

Adorno para cães faz mal? Tem contra indicação?

É claro que não estamos aqui para generalizar um certo ou errado, especialmente quando estamos falando da saúde do pet. Entretanto, podemos nos basear na fala de especialistas que fazem alertas sobre o assunto. E quando falamos de adorno para cães, podemos pensar em duas possibilidades: Eles podem fazer muito mal, e até levar o cão a óbito, como também podem ser inofensivos.

Adorno para cães

Cachorro fofinho com laço no pescoço. Foto: Freepik

Sendo assim, a indicação geral é que este tipo de adorno é totalmente dispensável, e como tal, não tem nenhum tipo de benefício para o pet. Trata-se única e exclusivamente de uma forma de agradar aos olhos dos donos, e apenas isso. Na prática, ao invés de fazer bem ao pet, poderá é deixá-lo mais estressado e impaciente.

Por conta disso, podemos dizer que sim, o adorno para cães, quando usado de maneira errônea, faz mal sim. E, quando usado “de maneira razoável”, não faz mal, mas também não faz bem. Por isso, vale a reflexão de usar ou não.

Leia também: Estudos comprovam que cães de terapia ajudam no bem-estar de veteranos de guerra

Quais os perigos de usar adorno para cães?

São diversos os riscos que os adornos para cães podem provocar em nossos pequenos amigos de quatro patas. Abaixo fizemos uma lista completa para que você saiba mais sobre isso:

  • Roupas muito justas podem enforcar: As roupinhas que acabem ficando muito presas aos pêlos do cachorro poderão criar o risco de enforcamento. Afinal, se a pontinha da roupa se prender em qualquer superfície, poderá ser puxada a ponto de prender o pescoço do cachorro, impedindo a passagem do ar.
  • Roupas muito largas podem fazer o cão se enroscar: Os adornos para cães que sejam muito largos poderão fazer com que o pequeno pet fique preso em quinas e trincos em casa, o que poderá gerar um grande estresse ao longo do dia a dia.
  • Acessórios colados no pêlo podem causar necrose e alergias: Muitos serviços de pet podem acabar usando um “jeitinho extra” para colar alguns apetrechos no cachorro. Há relatos, inclusive, do uso indevido de cola quente, o que causa queimaduras, dificuldade para ocorrer a circulação sanguínea, alergias e até mesmo a pele da região pode necrosar. E o mesmo vale para colas diversas.
Adorno para cães

Beagle usando chapeuzinho e laço no pescoço. Foto: Freepik

Outros malefícios:

  • Laços muito apertados podem causar danos nos pêlos e dores: Quem usa cabelo amarrado ou preso com grampos, de uma maneira muito apertada e por horas a fio, sabe o quanto esta prática pode render fortes dores de cabeça. E ainda: o quanto pode provocar danos nos cabelos. Sendo assim, o mesmo acontece com os pets. Cuidado para não apertar demais!
  • Os adesivos podem causar nós e dermatites: Seguindo o ponto acima, o uso de adesivos, ao entrar em contato com a pele, pode causar dermatites. Além disso, a cola pode ocasionar nós nos pêlos, que tornam tudo ainda mais doloroso e desconfortável.
  • O cão pode engolir adornos pequenos: Considerando o uso de adorno para cães, que sejam menores como laços e apliques, não podemos nos esquecer dos perigos de engasgamento. Afinal, o cão poderá engolir a peça e obstruir suas vias aéreas.

Veja também: Vinagre de maçã para dermatite canina

Quais os cuidados necessários? Como usar sem incomodar o cachorro?

Entendido os riscos eminentes do uso de adornos para cães, é preciso pensarmos também em qual é a melhor forma de usar os acessórios de modo eficiente. Afinal, sabemos que os pets ficam lindos com este tipo de adereço, mas é preciso muito cuidado para um efeito mais interessante e saudável. No entanto, trouxemos algumas dicas que podem lhe ajudar:

  • Não prenda os laços de um modo muito firme: Tente prender os lacinhos de uma maneira mais suave e equilibrada. Se o pêlo do cachorrinho for muito curto, então descarte este tipo de adorno para cães. Não tente forçar algo que possa machucar, ok?
  • Tente usar acessórios não tão pequenos: Evite usar acessórios para cães que sejam muito pequenos. Isso porque, como mencionamos, caso se soltem, poderão ser engolidos e causarão malefícios para a saúde respiratória do cachorro.
  • Não use roupinhas em dias quentes: É imprescindível que você compreenda que o uso de roupinhas em dias quentes é “proibido”. Isso porque os pêlos dos cães são feitos para equilibrarem a sua temperatura, e se você o enrolar em uma roupinha, poderá superaquecê-lo.
  • Descarte o uso de cola: A cola pode ser muito prejudicial para a saúde do pet. Por isso, evite o uso e descarte-a em todas as hipóteses. Mesmo em casos onde o pêlo é longo, não recomendamos o uso de colas. Até porque a mesma pode provocar nós e muito desconforto. Afinal, imagine um apetrecho colado no seu corpo?
Adorno para cães

Cachorro com roupinha colorida, sentando em frente ao fundo branco. Foto: Freepik

Na hora de escolher e tirar:

  • Quando for retirar, use uma tesoura e corte com cuidado: Use sempre uma tesourinha para cortar um pedacinho do pêlo que possa estar enroscado no adorno para cães. Isso evita que você puxe e machuque a pele.
  • Não use elásticos: Não use elásticos. Eles costumam “grudar” nos pelinhos, puxando-os e causando dor.
  • Use um adorno por vez: Sim, a combinação dos adornos para cães pode ser muito interessante. Porém, cuidado com o exagero. Use apenas um por vez, afinal, mais do que isso pode ocasionar estresse no cão.
  • Prefira apetrechos sem som: Existem alguns adornos para cães que podem servir como sininho, embora seja mais comuns em gatos. De qualquer forma, evite este tipo, tendo em vista que o cachorro ouviria o barulho ao longo de 24 horas por dia.
  • Evite os excessos: Por fim, lembre-se de ter o bom senso. Não exagere no uso de adorno para cães e tente colocar estes adereços apenas em ocasiões que sejam verdadeiramente especiais. Caso contrário, descarte!

Quais adornos podemos usar e quais não podemos usar?

Na realidade, como mencionamos, a essência da escolha para os adornos para cães está mais relacionada com o bom senso. Afinal, tudo depende do evento e da ocasião. De qualquer forma, é preciso se atentar para o tamanho do pêlo do cachorro, e do comportamento do mesmo.

Para isso, pare e observe o seu pet. Se você perceber que ele tem demonstrado muito desconforto, e até mesmo mudou o seu comportamento, fique atento. É possível que o adereço para cão deva estar machucando e causando efeitos nocivos.

Adorno para cães

Cachorro deitado usando uma coleira com um coração pendurado. Foto: Freepik

De qualquer maneira, temos ainda algumas dicas de quais materiais são menos nocivos e quais podem ser utilizados sem grandes efeitos negativos:

  • O que NÃO usar: Elástico, cola quente, colas, adereços pequenos demais, roupas apertadas, roupas quente demais, qualquer adorno para cães que o deixe desconfortável.
  • O que é aceitável: Lacinhos, apliques com amarrador, roupas no tamanho adequado e que considere a temperatura ambiente.

Entretanto, apenas de listarmos acima as possibilidades mais adequadas (e inadequadas), vale darmos uma dica extra:

  • Sempre converse com um bom veterinário. Afinal, cada pet contém uma personalidade única, além de tamanho, características físicas e comportamentais, etc. Assim, é preciso uma avaliação mais detalhada para garantir que o seu pequeno amigo não vá sofrer com a sua escolha. Portanto, sempre converse com um profissional quando tiver dúvidas!

Além disso, é adequado sempre ter em mente que o uso de adorno para cães é totalmente dispensável. E, como tal, você deve optar pelo uso apenas em casos específicos.

Leia também: Saúde mental dos cães – O que considerar? Como deixar em dia?

A temperatura ambiente afeta no conforto do cão com adorno?

Sim! Como mencionamos, é imprescindível que você também se atente para a temperatura do ambiente na hora de escolher a roupinha para cães. Afinal, se o dia estiver quente, não terá sentido nenhum para você pôr um monte de tecido sobre a pelagem do cão, não é mesmo?

Adorno para cães

Cachorro em meio às caixinhas de presente enquanto usa um laço grande no pescoço. Foto: Freepik

Sendo assim, tenha muito cuidado para não gerar estresse e desconforto. Além disso, observe sempre como o cão irá reagir ao uso de roupinha. Se ele mudar a sua forma de caminhar, é porque evidentemente a roupa está sendo um sufoco para ele. No entanto, a melhor opção é tirar!

Lembre-se que ele é um animal com uma pelagem e, como tal, foi “preparado” para os dias mais frios. É claro que isso não quer dizer que você deva deixá-lo sem cobertinhas, mas sim, que você pode cobri-lo dessa forma, ao invés de simplesmente enchê-lo de roupa.

Em contrapartida, a roupinha deverá sempre ser deixada de lado se houver calor.

Veja também: Verão com pets: dicas para evitar a insolação nos dias quentes

Qual a frequência mais adequada de usar adorno para cães?

Como mencionamos diversas vezes no decorrer deste artigo, é imprescindível que você lembre que o adorno para cães é algo dispensável. Isto é, você não tem a obrigação de usá-lo e o seu pet viverá muito mais feliz sem ele.

Claro que isso não significa que o adorno para cães é proibido e que o seu cão ficará triste com ele, longe disso. Mas sim, que é algo não natural, que pode sobrecarregar o pet e causar muitos problemas de saúde física e mental.

Adorno para cães

Pequeno cachorro posando de perfil com laço vermelho no pescoço. Foto: Freepik

Dessa forma, recomendamos que o uso mais adequado é: apenas em ocasiões especiais. Tente, dessa maneira, não incluir os adereços para cães em todos os dias da semana, e tampouco em todo fim de semana. A gente sabe que o resultado é lindo e que eles ficam ainda mais meigos, mas é preciso pensarmos de forma coerente, e a coerência nos diz que o uso pode ser maléfico.

E, como tal, por que expor o pequeno amigo aos males dos usos inadequados?

Mas, de qualquer forma, use apenas em ocasiões especiais. E além disso, lembre-se de considerar todos os cuidados que já listamos acima. Além de deixar de lado a possibilidade de usar apetrechos que possam ser muito perigosos.

Meias e sapatinhos podem superaquecer

Assim como acontece com o uso das roupinhas, as meias e sapatinhos podem superaquecer o pet. Isso porque ele utiliza das suas “almofadinhas na pata”, como é popularmente conhecido, para trocar a temperatura com o ambiente. Logo, se você deixar essa passagem obstruída, poderá ocasionar um excesso de calor no corpo do pequeno.

Adorno para cães

Cachorro preto em frente ao fundo branco com uma gravatinha no pescoço. Foto: Freepik

Automaticamente este superaquecimento poderá levar à outras complicações de saúde, gerando assim muito desconforto para o cão e até mesmo para o dono. Afinal, você deverá arcar com os efeitos rebotes do uso, e sabemos o quanto o pet é especial e o queremos ver bem, não é mesmo?

Entretanto, vale salientarmos que o uso deste tipo de adorno para cães é até adequado para quem faz caminhadas no verão e o pet pisa no asfalto quente. Porém, lembre-se de fazer paradas, para retirar as meias e sapatinhos, e deixar o pet caminhar na grama. Além disso, a água para hidratar também deverá ser oferecida com frequência.

De qualquer maneira, fica evidente o quanto o nosso bom senso pode ser a melhor forma de mantermos a saúde do nosso pequeno amigo, mesmo quando usamos adornos para cães.

Leia também: Os melhores cães para caminhada e escalada

Deixe o seu cão livre de imposições

Por fim, podemos pensar de uma maneira mais reflexiva e crítica quanto ao uso de adorno para cães. Afinal, sabemos que trata-se de algo dispensável e que, inclusive, em algumas situações poderá ser muito prejudicial para a saúde do nosso pet.

Adorno para cães

Mulher segurando com as duas mãos o seu pequeno cachorro vestido. Foto: Freepik

Logo, devemos fugir das imposições de moda que tem perpassado até para o mundo dos animais domésticos. Isso pois temos que concordar que não há nada mais bonito e inspirador do que os nossos pequenos mais saudáveis e felizes, não é mesmo?

Portanto, use sempre o bom senso e nunca sobrecarregue o seu pet com muitos adornos. Além disso, evite os que são considerados “proibidos” e, caso leve o cachorro para o banho e tosa, já deixe claro o que você aceita e o que não aceita no pequeno amigo. Deixe-o sempre viver a sua liberdade, dentro do seu bem-estar! Certamente a saúde do seu cão agradece a você.

Leia mais: 4 dicas para ajudar na limpeza dos dentes dos cachorros

O post Adorno para cães: Faz mal? Quando usar e não usar? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
05 de Novembro de 2020

Autor

Autor: 
Camila Da Silva
Classifique: 
Ainda sem votos